Passo a passo da pintura: tudo o que você precisa saber para preparar as paredes antes de começar a pintar

Pintar paredes é uma atividade que requer certa técnica para que o resultado final seja alinhado às expectativas. A atenção aos detalhes é imprescindível, já que uma pintura malfeita significa despesa em dobro.

A etapa de preparação da parede é essencial para garantir um bom resultado final. Observar a superfície é um dos primeiros passos.  Verifique se a parede está suja, se há tinta descascando, se há mofo, se está esfarelando ou até mesmo se tem buracos. Esses devem ser os primeiros problemas a serem solucionados antes da pintura.

Mas atenção! Mesmo as paredes em bom estado exigem cuidados.  Para iniciar a preparação, a área a ser pintada precisa ser lavada e adequadamente secada. Na sequência, deve ser cuidadosamente lixada. A utilização de uma vassoura e de um pano úmido para retirar o pó que a lixa solta é recomendável para garantir que não sobre excesso de pó sobre a superfície. Cumprir todas essas etapas é essencial para que a tinta não descasque futuramente.

Mofo

Se após a triagem for constatado que a parede está mofada, o ideal é lavar a superfície com água sanitária e deixar o produto agir por uma hora. Em seguida, enxágue e aguarde secar para iniciar a pintura. Se o procedimento não for realizado, a tinta pode não fixar.

pintura

Nivelação

No caso de buracos – como, por exemplo, os de prego –, fazer o preenchimento com massa corrida é a melhor orientação. Em áreas molhadas e em ambientes externos deve ser usada a massa acrílica. Nos cômodos internos, é a massa PVA a melhor indicação. Se as imperfeições forem mais profundas, primeiro será necessário aplicar argamassa para reboco e, então, a massa corrida. A aplicação do selador após a secagem completa da massa corrida e antes de passar a tinta é outra etapa importante de preparação.

Outras dicas

– Quando a parede for recém-construída, o reboco precisa secar por pelo menos 28 dias antes do preparo para a pintura.

– Use um fundo reparador antes de pintar as paredes de gesso, já que esse procedimento melhora a cobertura, o acabamento e a fixação da tinta.

– Por fim, lembre que mesmo paredes em bom estado precisam ser preparadas adequadamente antes de serem pintadas!

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.