Quadros de Distribuição, VDI e Caixas Elétricas Krona: mais vantagens para o seu projeto

Na hora de realizar o projeto elétrico da sua instalação, muitos pontos são levados em consideração, como a estética, a praticidade e a segurança. Os Quadros de Distribuição, os Quadros VDI e as Caixas de Passagem Elétrica de sobrepor e embutir fazem parte dos produtos indispensáveis nessa etapa.

Não consegue ler agora? Ouça:

Aqui na Krona, damos prioridade ao que o nosso cliente precisa. Por isso, além das opções de embutir, temos em nosso catálogo as versões de sobrepor dos Quadros de Distribuição e VDI e das Caixas Elétricas Krona. Assim, nossas soluções para elétrica ficam ainda mais completas, e você tem mais uma alternativa de qualidade e segurança para organizar e distribuir toda a fiação e o cabeamento nas suas instalações.

 

Neste artigo, você verá as principais características e as vantagens de utilizar esses produtos nos seus projetos, além de entender a diferença entre os modelos de sobrepor e de embutir. Vamos lá?

 

Quadros de distribuição ou QDC: entenda a função e as vantagens

 

Os quadros de distribuição de circuitos, ou QDC, encaminham cabos e condutores em instalações elétricas de baixa tensão, assegurando a proteção mecânica de dispositivos elétricos, garantindo segurança e qualidade. É a maneira mais segura e organizada para interligar todos os condutores em um único ponto, o que facilita futuras manutenções e garante que todos os condutores estejam bem fixados.

 

Nos quadros de distribuição são instalados os disjuntores de tipo IDR, onde sua principal função é a proteção contra choques elétricos e incêndios e o DPS para surtos elétricos e DR dispositivo de proteção contra curtos-circuitos e sobrecargas elétricas, fundamentais para evitar acidentes e até mesmo incêndios. Esses disjuntores podem ser monopolares, bipolares ou tripolares, e são encontrados nos modelos DIN ou Nema. Além disso, nesses quadros, as cargas elétricas são divididas de acordo com cada circuito elétrico do projeto, como: circuito de lâmpadas e tomadas e cargas mais pesadas, como chuveiros, torneiras elétricas e fornos de micro-ondas.

 

No QDC, também se instala a barra de aterramento, que garante a segurança dos equipamentos e dos usuários. Essa é a forma mais segura e organizada para interligar todos os condutores em um único ponto, facilitando futuras manutenções e garantindo que todos os condutores estejam bem fixados de forma segura.

 

QDC Krona

 

Além das características gerais dos quadros de distribuição, o QDC Krona tem outras vantagens que o tornam a melhor opção para o seu projeto elétrico. O Quadro de Distribuição Krona é produzido em PVC rígido antichamas, material altamente resistente e anticorrosivo, e conta com três opções de tamanho. Além disso, possui barramento que permite fixação nos quatro lados, facilitando a instalação.

 

Para completar, o QDC Krona possui grau de proteção IP40, que, de acordo com a NBRIEC 60529, garante proteção contra objetos sólidos de dimensão maior que 1,0 mm e a adequação dos produtos para uso em ambientes internos, evitando o risco de danos ao equipamento e danos físicos às pessoas. 

 

Principais características dos Quadros de Distribuição Krona:

  • barramento pode ser fixado nos 4 lados;
  • sistema de trilho por simples encaixe e que permite a regulagem de avanço e recuo dos disjuntores;
  • tampa reversível: abre para os 2 lados e possui abertura 180°;
  • compatíveis com disjuntores DIN e Nema;
  • disponível em 11 modelos (com e sem barramento);
  • disponível nas versões de embutir e de sobrepor;
  • fácil instalação e limpeza.

 

Quadros Sistema VDI: indispensável em instalações elétricas

 

quadros de distribuição

 

A função do Quadro Sistema VDI é encaminhar, centralizar e interligar cabos de voz, dados e imagens e de outros dispositivos, como switch, modems e roteadores nas instalações elétricas. Esse produto pode ser aplicado em estruturas de alvenaria ou parede oca (drywall), em edificações residenciais, industriais ou comerciais.

 

Quadro Sistema VDI Krona

 

quadros de distribuição

 

As principais vantagens do Quadro Sistema VDI Krona são:

 

  • fabricado em PVC rígido, não propagante de chamas;
  • grau de proteção IP4;
  • alta resistência química, que impede corrosões;
  • porta reversível, podendo ser aplicada em ambos os lados, com abertura de 180°;
  • moldura que evita que os dedos encostem na parede ao abrir a tampa;
  • placa desmontável e perfurada para fixação de dispositivos;
  • aberturas para ventilação, importantes para proteger a instalação elétrica de um superaquecimento;
  • entradas laterais que se estendem até a parte debaixo do quadro, facilitando sua instalação.

 

Caixas de passagem elétrica: mais um produto essencial em projetos elétricos

quadros de distribuição

A caixa de passagem elétrica é um produto essencial para abrigar pontos de entrada e saída de condutores de eletrodutos, bem como suas emendas e junções. É utilizada para facilitar a passagem, a derivação e o acesso às redes elétricas, de telefonia, dados e televisão em instalações elétricas e inspeções.

 

As regras sobre a aplicação e a instalação das caixas de passagem elétrica em sistemas de baixa tensão estão definidas na NBR 5410, que determina, entre outros pontos, a distância exigida entre duas caixas e os pontos da instalação em que o uso dessa é obrigatório. Além da passagem de cabos, essa norma determina outras três situações nas quais o uso da caixa de passagem elétrica é obrigatório:

 

  • em todos os pontos da tubulação em que houver entrada ou saída de condutores, exceto nos pontos de transição de uma linha aberta para uma linha em eletrodutos, que devem ser rematados com buchas;
  • em todos os pontos de emenda ou derivação de condutores;
  • sempre que for necessário segmentar a tubulação.

 

Caixa de Passagem Elétrica Krona

 

quadros de distribuição

 

Assim como os quadros de distribuição, as Caixas de Passagem Elétrica Krona estão disponíveis nos modelos de embutir e de sobrepor.

 

Principais características das Caixas de Passagem Elétrica Krona:

 

  • produzida em PVC antichamas;
  • mais espaço interno para organização dos cabos;
  • entradas laterais que se estendem até a parte posterior, facilitando sua instalação em paredes ocas;
  • aberturas para entrada de eletroduto que podem ser estendidas para até 45 mm.
  • fácil instalação e limpeza;
  • disponível em 4 modelos.

 

Qual é a melhor opção: sobrepor ou embutir?

 

quadros de distribuição

 

Como mencionamos, existem dois modelos de quadros de distribuição e caixas elétricas no mercado e no catálogo da Krona: o de embutir e o de sobrepor.

 

  • Os quadros de distribuição, quadros VDI e as caixas de passagem elétrica de embutir, como o nome já diz, são instalados dentro da parede, embutidos. Nesse caso, a parede é cortada antes para que seja possível fazer a instalação.

 

  • Já os quadros de distribuição, quadros VDI e as caixas de passagem elétrica de sobrepor são opções expostas que ficam parafusadas na parede. Esse modelo é adequado para aplicações expostas de forma abrigada em edificações com paredes de madeira de lei, dry wall, wood frame, steel frame e paredes de alvenaria pré-fabricadas. Também são indicados para utilização em sistemas de distribuição de energia elétrica provisórios, como stand de feiras e expositores.

 

A escolha de um desses modelos depende do tipo de instalação, da sua localização e das necessidades do projeto elétrico. Porém, é importante ressaltar que ambos garantem o máximo de segurança para as instalações.

 

Quadros e Caixas Krona: qualidade certificada para o seu projeto

 

Agora que você já sabe as vantagens de utilizar quadros de distribuição e caixas elétricas no seu projeto, escolha a opção que proporciona mais qualidade para a sua obra: as soluções para elétrica Krona. Assim como todos os nossos produtos, esses itens passam por testes rigorosos de qualidade e são fabricados de acordo com as normas técnicas da ABNT para garantir a segurança nas instalações elétricas.

Então, se você é lojista e ainda não tem os quadros de distribuição e as caixas elétricas da Krona no seu estoque, ou se você trabalha em uma construtora e ainda não utiliza nossos produtos, clique aqui, entre em contato com a gente e conte com a qualidade Krona. E se você é instalador ou cliente final, clique aqui para encontrar a loja revendedora da Krona mais próxima de você.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.