Como fazer um projeto elétrico residencial

O projeto elétrico residencial é a representação gráfica e escrita de toda a instalação elétrica de uma residência. Por meio dele, é possível determinar o tamanho da instalação, os circuitos necessários e os materiais que serão utilizados. Além disso, é no projeto que são definidos os pontos de luz da edificação, garantindo a instalação correta e a segurança na utilização dos aparelhos eletrônicos necessários no dia a dia, evitando futuros acidentes.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Separamos as principais etapas de um projeto elétrico residencial para você ficar atento a cada detalhe e para que ele seja executado de forma correta.

Cálculo de área e perímetro de cada cômodo

Para iniciar um projeto elétrico residencial, é importante ter em mãos e estudar as plantas, cortes e outros detalhes da construção. A partir desses documentos, será possível calcular a área e o perímetro de cada cômodo para identificar as necessidades da instalação elétrica que será executada.

Potência geral da instalação

Com o cálculo anterior feito, serão determinadas as potências de iluminação e as tomadas de uso geral e específico necessárias na residência. Essas informações serão utilizadas para encontrar a potência geral da residência: a soma de todas as potências de iluminação, tomadas de uso geral e tomadas específicas multiplicada por seu fator de potência determina a potência total prevista para a instalação elétrica residencial.

Divisão e distribuição de circuitos de instalação

A divisão e distribuição de circuitos é importante para facilitar a operação e a manutenção da instalação. Essa etapa é realizada no quadro de distribuição, responsável pela distribuição de toda a instalação elétrica.

No quadro de distribuição, as cargas elétricas são divididas de acordo com a capacidade que cada fio pode suportar, desde lâmpadas, aparelhos elétricos e tomadas até cargas mais pesadas, como chuveiros e micro-ondas. Nele, também estão os disjuntores, dispositivos de proteção contra curto-circuito e sobrecarga, fundamentais para evitar acidentes e incêndios.

Simbologia elétrica do projeto

Para que tudo fique claro e de fácil entendimento em um projeto elétrico residencial, as normas NBR 5410 e NBR 5444 determinam um padrão para a simbologia de cada componente que fará parte da instalação. Seguindo essas normas, são utilizadas formas geométricas simples para identificar eletrodutos, circuitos, pontos de iluminação, tomadas, interruptores, quadros de distribuição, caixas de passagem e outros itens que fazem parte de um projeto elétrico residencial.

Os símbolos determinados pelas normas são:

  • traços: representam os eletrodutos, tubos por onde passam condutores elétricos;
  • círculos: representam pontos de luz, interruptores ou qualquer dispositivo presente no teto;
  • triângulos: representam as tomadas de uso geral e de uso específico;
  • quadrados: representam qualquer elemento situado no piso e o conversor de energia.

Lista de materiais elétricos

Também faz parte do projeto elétrico residencial a definição dos materiais necessários para a sua execução. Ter essa lista de materiais definida, juntamente com a quantidade de cada um, facilita o orçamento e ajuda muito na redução de custos desnecessários.

Além disso, lembre-se que é muito importante escolher materiais de qualidade para a sua instalação elétrica e verificar se eles são fabricados de acordo com as normas técnicas específicas.

Todos os produtos da Linha Elétrica Krona passam por rigorosos testes de qualidade e seguem as normas da ABNT. Então, agora que você já viu quais são as principais etapas de um projeto elétrico residencial, conte com os produtos da Krona para garantir que ele seja executado com segurança, durabilidade e economia. Clique aqui e conheça nossa linha completa de produtos elétricos.

Aproveite também para baixar o nosso e-book com tudo que você precisa saber sobre instalação hidráulica e garanta a excelência em todas as etapas da sua obra.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.