4 dicas para evitar perdas na construção

Executar uma construção, do início ao fim, com desperdício zero é uma tarefa muito difícil. Mas, a boa notícia,  é que alcançar uma redução significativa das perdas que envolvem uma obra é totalmente possível, utilizando algumas estratégias, técnicas e inserindo novos hábitos dentro da sua equipe.

Sem tempo para ler? Ouça o post:

Segundo uma pesquisa da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, são gastos, em média, 8% a mais de material do que o necessário para a realização de uma obra, enquanto o prejuízo e os retrabalhos financeiros podem representar 30% do investimento.

Se você atua no mercado da construção civil e deseja saber como reduzir as perdas em suas obras, confira abaixo 4 dicas que separamos para você:

2. Evite desperdícios

Para evitar desperdícios, uma das principais práticas, em qualquer área da vida, é o planejamento. Ao realizar um planejamento da sua obra,  sobre a quantidade e a utilização de cada matéria prima e material a ser utilizado, por exemplo,  você economiza e reduz perdas.

Para não adquirir uma quantidade maior de matéria-prima necessária, é importante realizar o cálculo correto de quanto material a obra vai precisar. Se mesmo assim, seguindo esses passos, ainda houver sobra de materiais, verifique a possibilidade da devolução de materiais excedentes com os seus fornecedores.

Leia também: Tubos e conexões: escolhendo o diâmetro certo para a obra

1. Recicle

Quase todos os processos da construção civil produzem resíduos, sendo que hoje, esse é um dos segmentos que mais geram resíduos no Brasil.Segundo dados da Abrecon – Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, apontam que os resíduos chegam a representar 50% do material desperdiçado no segmento e de acordo com a ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Brasil produz em média 31 milhões de toneladas de resíduos da construção civil (RCC) por ano.

Essa questão ainda é agravada em função de que esses resíduos, muitas vezes, não são destinados corretamente. A reciclagem e a reutilização na construção civil é uma questão que deve ser colocada em prática o quanto antes, tendo em vista que a sustentabilidade ambiental não deve ser vista separadamente do desenvolvimento econômico.

A reciclagem de materiais na construção civil pode ser adotada de várias maneiras em uma obra. Restos de entulho ou tijolos que não foram utilizados podem ser triturados. Esse material pode ser utilizado em outras obras ou em produção de bases rodoviárias. Barras de ferro e outros metais, mesmos enferrujados, também podem ser derretidos e usados para outras finalidades.

A reciclagem e reutilização de materiais da construção é respaldada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ou Lei 12.305/2010, que regulamenta o manejo ambientalmente correto dos resíduos sólidos e define metas de reutilização, redução e reciclagem.

Hoje, existem empresas que recebem, tratam e se responsabilizam pela destinação final de resíduos provenientes da construção civil, como a lama bentonítica e esgotos domésticos. Vale pensar também nesse tipo de parceria.

Leia também: Tipos de ralo: como fazer a melhor escolha

3. Treine a sua equipe

Para que sua obra seja bem sucedida na redução de perdas, é preciso que todos os envolvidos no processo estejam conscientes desse objetivo a ser atingido. Assim, é necessário que os responsáveis promovam programas de treinamento, palestras e capacitações a fim de ensinar, engajar a equipe a otimizar os recursos, reciclar e destinar os resíduos aos locais corretos.

4. Use a tecnologia

A tecnologia é uma ótima aliada na redução de perdas de uma obra em suas diversas formas. Ela pode servir para controlar a entrada e saída de materiais a planejar o número de materiais necessários que a obra vai precisar, como o cronograma de andamento da construção, o controle de horários e presença de funcionários, organização financeira, entre outros.

Softwares específicos para a construção auxiliam no controle dos processos e possibilitam o acompanhamento dos resultados, métricas e relatórios. Tudo isso faz com que seja possível reduzir ainda mais as perdas na construção civil.

Vai construir ou reformar? Clique aqui e leia mais matérias no nosso blog com dicas úteis para você.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.