Como calcular o número de materiais para a obra?

Calcular os materiais é um dos principais passos no processo de planejamento de uma obra. O projeto final com o objetivo da obra determina os tipos de materiais utilizados.

Esse cálculo geralmente é atribuído ao engenheiro responsável. Construtoras já contam com a consultoria desse profissional, mas se você está pensando em construir ou reformar e pesquisando como calcular a quantidade de materiais para uma obra, separamos algumas dicas que podem ajudar.

Profissional especializado

Ressaltamos a importância de um profissional especializado na hora de colocar a mão na massa. Essa dica é de praxe e não podemos deixar passar em branco nesse post. O conhecimento e a experiência de um profissional de qualidade poderão garantir um alto grau de precisão na hora de calcular os materiais e insumos a serem gastos em uma obra.
Além do conhecimento técnico, um profissional com vivência conhece as adversidades mais comuns em cada tipo de obra, o que pode ajudar a estimar as possíveis perdas mais recorrentes durante as operações.

Cálculo por área

Já comentamos aqui no blog sobre como escolher o diâmetro específico de tubos para a sua obra. A compra de materiais “na conta” pode ser um problema em caso de imprevistos, mas ninguém quer desperdiçar e adquirir muito mais material que o necessário, não é mesmo?
Diferente de conexões, alguns tipos de materiais têm suas particularidades importantes no processo de cálculo. Tijolos são um exemplo, já que diferentes medidas podem impactar as compras. O ideal é calcular a área total das paredes, sem descontar portas e janelas. Calculando altura e largura e definindo o tipo de tijolo, é fácil chegar à quantidade total necessária e a média por metro quadrado utilizada na obra.

Simuladores digitais

Hoje em dia, existem diversas ferramentas digitais que possibilitam um cálculo com alta precisão para definir a quantidade de materiais que devem ser compradas para uma obra. Enquanto algumas delas são softwares complexos, voltados para engenheiros e profissionais da construção civil, existem sites e aplicativos para smartphones que oferecem soluções para um público leigo e permitem fazer previsões com bom nível de precisão. Conheça:

Construcalc:

É o aplicativo mais popular entre as calculadoras de materiais de construção. Está disponível para Android e iOS e tem versões gratuitas e pagas. Ao baixar o app, você terá acesso a 12 calculadoras e mais diversas tabelas com dados técnicos. As calculadoras disponíveis são: Concreto, Parede, Reboco, Azulejos, Pastilhas, Gesso, Pintura, Piso Grosso, Piso Completo, Piso Intertravado, Forro de PVC e Telha.

Construção Free:

Já teve mais de 100 mil downloads, mas hoje está um pouco descuidado. Nele, você pode calcular a quantidade necessária de materiais para construção das paredes.

ConstruFácil:

Um aplicativo que disponibiliza gratuitamente 8 calculadoras: Blocos cerâmicos, Blocos de concreto, Tijolos comuns, Telhas cerâmicas, Telhas de concreto, Chapisco, Piso de concreto e Contrapiso.

A evolução dos softwares democratizou o acesso a informações técnicas. Por mais profundas que essas ferramentas possam ser, as novas tecnologias criam formas intuitivas para resolver diferentes problemas.

Em caso de dúvidas, não deixe de procurar uma pessoa experiente e qualificada. Por isso, sempre indicamos que você consulte um profissional para ajudar com seu projeto.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.