Organização e planejamento na obra

Organização e planejamento na obra é importante não só para garantir o bom estado do que será utilizado como também para evitar desperdícios. Com o canteiro ordenado, é possível otimizar o trabalho, reduzir distâncias de estocagem, visualizar os materiais facilmente, além de diminuir fatores de risco. Isso poderá assegurar que a qualidade final do projeto não seja prejudicada.

Portanto, para isso, é preciso planejamento e cuidado. Veja algumas dicas que podem lhe ajudar no controle da obra:

– Mão de obra: uma pessoa para controlar e administrar a obra é uma das dicas para evitar o desperdício. Controlar os processos produtivos, atividades, materiais e desempenho dos serviços assegura melhor produtividade.

– Canteiro organizado e limpo: cuidar ao guardar os materiais e manter os corredores limpos é essencial para facilitar a estocagem e também a movimentação no local.

– Projeto da obra: é importante controlar quando chegam os materiais e para o que será utilizado cada um deles. Isso poderá ajudar na hora de estabelecer o local onde deixá-los, facilitando o deslocamento e agilizando os trabalhos. Além disso, é preciso avaliar quais instalações serão necessárias na obra, como banheiro, depósito e escritório, por exemplo.

organização e planejamento

– Gestão de recursos: programar as compras e quantidades necessárias para cada etapa da construção é essencial. Quando mal calculados, os materiais podem acabar ficando estocados, causando desperdício.

– Armazenamento de materiais: cada tipo de material exige um armazenamento específico. Os tijolos e telhas, por exemplo, devem estar em pilhas, evitando quebras. Já os sacos de cimento e argamassas devem ficar longe do calor e da umidade.

– Equipamentos de segurança: o uso de capacetes, luvas, máscaras e calçados adequados é fundamental para evitar acidentes e proteger os trabalhadores. O cuidado e o acompanhamento das regras de segurança devem ser seguidos e revisados diariamente.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.