Dicas para armazenar materiais durante a obra

Organizar e armazenar materiais durante a obra de forma correta é muito importante para evitar desperdícios, otimizar o tempo da equipe e reduzir custos. Muitas pessoas acabam deixando essa etapa de lado e perdendo materiais, e você não vai querer passar por isso, não é?

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

O armazenamento de materiais deve ser pensado desde o projeto, com a previsão dos locais de estoque de cada tipo de material, o que será usado em cada etapa da obra e como os itens serão recebidos, movimentados e preparados pelos operários. Nesse momento, é preciso ficar atento às características dos materiais, afinal, se você deixar ao ar livre um material que precisa ser protegido do sol e da umidade, por exemplo, terá um gasto em dobro.

Para evitar erros como esse e ajudar você a executar seu projeto sem desperdícios, separamos algumas dicas de como armazenar materiais durante a obra. Confira algumas recomendações básicas de acordo com o tipo de material.

Cal, cimento e gesso

Materiais ensacados, como cal, cimento e gesso, devem ser guardados em local fechado e seco, a uma distância média de 30 cm das paredes e 10 cm do chão (você pode usar pallets para suspender os sacos). Isso é necessário para evitar que eles fiquem próximos da umidade, pois qualquer contato com água pode estragar esse tipo de material.

Verifique, também, a quantidade máxima de sacos que podem ser empilhados para cada produto. Normalmente, o limite é de 10 sacos por pilha, mas o ideal é checar as recomendações do fabricante na embalagem. Além disso, monte as pilhas de modo que os sacos mais antigos sejam usados primeiro e identifique esses empilhamentos para melhorar a gestão da sua obra.

Aço, chapas metálicas e madeiras

Aço, chapas metálicas, madeiras e compensados também precisam ficar em locais cobertos, de preferência próximos à sua área de corte e modelagem. Para evitar problemas de corrosão nas peças de aço, é importante que elas estejam separadas de acordo com suas características, como diâmetro, tratamento térmico e propriedades mecânicas. As chapas de madeira e compensado devem ficar na vertical para não entortar.

Por último, para que nenhum desses materiais absorva umidade, evite o contato com o solo, mantendo uma distância de 150 mm do piso ao fazer o empilhamento. Se preferir, utilize uma camada de revestimento para protegê-los.

Areia e brita

Na hora de armazenar areia e brita, tome muito cuidado, pois a exposição com o clima (chuvas e ventos fortes, por exemplo), podem transportar esses materiais para outro local, provocando desperdícios. Além disso, o contato com a água modifica a umidade da areia, gerando riscos para a sua obra.

A dica é reservar um local plano, fechado, seco, de fácil acesso ao caminhão que vai trazer os materiais e, se possível, com um piso de concreto, para que eles não fiquem diretamente no chão. Também é indicado fazer uma divisória para cada um desses materiais, evitando que eles escorram ou se misturem. No caso da areia, cobrir com lona é uma boa ideia.

Blocos, telhas e tijolos

Blocos, telhas e tijolos são mais resistentes ao tempo e podem ficar descobertos. Normalmente, eles são armazenados em pilhas, mas é preciso ficar atento à forma correta e aos limites de quantidade para empilhar cada um.

No caso dos tijolos, por exemplo, é comum que o armazenamento seja feito em pilhas com 50 tijolos de comprimento, 10 de altura e 4 de largura, com 80 cm de distância entre uma pilha e outra. De qualquer forma, é importante verificar e seguir as recomendações do fabricante, pois elas podem variar e, novamente, não esqueça de evitar o contato com o solo e de utilizar uma lona para proteger contra a umidade.

Tubos e conexões

Tubos e conexões precisam ficar abrigados, mas, em geral, o seu armazenamento é mais fácil, pois são mais duráveis e resistentes do que outros materiais. A principal preocupação que você deve ter ao armazenar tubos e conexões durante a obra é com a organização.

Uma dica para agilizar o trabalho e facilitar a identificação de cada tipo de tubo e conexão é etiquetar os materiais, separando por tamanho, largura e espessura, por exemplo. Além disso, lembre-se que eles são fáceis de armazenar, mas também precisam de cuidados, por isso, fuja de “gambiarras” para economizar espaço, como colocar um tubo dentro do outro, pois isso pode danificar os materiais.

Dicas extras

Além de conhecer as particularidades de cada item, algumas ações simples também ajudam a armazenar materiais durante a obra. Veja mais algumas dicas que valem para qualquer tipo de material:

  • mantenha os materiais organizados: ter um sistema de organização definido torna mais fácil encontrar os materiais necessários em cada etapa da obra, agiliza o trabalho, previne acidentes causados por objetos espalhados onde não deveriam e facilita o gerenciamento do estoque da sua obra;
  • observe as instruções do fabricante: além das dicas gerais que citamos para cada tipo de material, lembre-se de verificar as informações presentes na embalagem dos produtos e siga sempre as instruções do fabricante.

Agora que você já sabe como armazenar materiais durante a obra de forma correta, organize o local da sua obra e compartilhe essas informações com todos que estão envolvidos na construção, para que sigam as regras e mantenham a organização. Assim, sua obra ficará mais ágil e, claro, muito mais econômica.

Aproveite também para conhecer os produtos da Krona. Nossos tubos e conexões possuem qualidade comprovada, de acordo com as normas brasileiras. Clique aqui, conheça nossos produtos no site e leve mais qualidade para a sua obra.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.