Como consertar rachaduras em tetos de gesso

A maior parte das rachaduras em tetos de gesso são causadas pela movimentação da construção, por danos provocados pela umidade ou pela idade do projeto. Para realizar o conserto, é importante identificar o nível e a causa das rachaduras. Trincas ou fissuras (na vertical ou na horizontal) rasas geralmente são superficiais e menos preocupantes. Já as rachaduras inclinadas na diagonal e profundas indicam problemas na estrutura. Para estas, é necessário contar com a ajuda de profissionais especializados, pois há diversos tipos de rachaduras que podem fazer o forro de gesso despencar. Se forem rachaduras superficiais, o conserto fica mais fácil. Veja como fazer.

Sem tempo para ler? Ouça o post:

Na prática

Para consertar uma rachadura superficial, você precisará de materiais como espátulas e desempenadeiras, tintas emborrachadas, sela-trincas, fita telada de fibra de vidro e curativos para trincas e fissuras de paredes, massa acrílica, lixa, celuloide aplicador de massa, pincel ou rolo, entre outros. 

Para que o trabalho fique bem feito e o problema seja corrigido da melhor forma possível, é importante escolher materiais de qualidade e seguir as especificações técnicas para sua utilização.

Passo a passo

1 – Com a ajuda de uma espátula, aumente um pouco cada rachadura para que o produto penetre melhor.

2 – A seguir, elimine todo o pó e a sujeira gerados ao aumentar as rachaduras, para que o produto reparador possa ser bem fixado. Para fazer essa limpeza, use uma escova ou um pincel.

3 – Prepare a massa do produto com o qual você vai consertar as rachaduras seguindo as instruções do fabricante para conseguir um bom resultado.

4 – Aplique a massa ou produto para tapar a rachadura com uma espátula. Faça isso no sentido longitudinal e aplique somente a quantidade de produto necessária. Deixe o produto secar seguindo o tempo estipulado pelo fabricante.

5 – Depois de seca, lixe a área consertada e limpe novamente os restos de pó. Feito isso, a área consertada estará pronta para a pintura. 

Não é tão difícil consertar rachaduras em teto de gesso, não é?  Se quiser ver mais dicas como essa, continue acompanhando nossos conteúdos. Aproveite, também, para conhecer os produtos Krona, essenciais para reformas ou construções livres de problemas.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.