Como pintar drywall: 10 dúvidas principais




O drywall, que significa “parede seca” em português, é um material bastante comum na construção civil. Ele tem esse nome porque não leva argamassa na sua composição e gera resíduos mínimos, otimizando a obra em muitos aspectos. Com a estrutura metálica e o acabamento de gesso, ele pode substituir paredes, tetos ou revestimentos. A principal diferença para as paredes de alvenaria é que o drywall é uma chapa de gesso mais leve e com a espessura menor, o que gera mais espaço interno.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

A arquiteta e urbanista Mariana Guimarães explica que o drywall é um material muito versátil. “Todo arquiteto adora, porque ele se adapta a muitas formas e usos, além de ser fácil de instalar, gerar pouco desperdício e deixar a obra superlimpa”, enfatiza. Mariana ainda conta que, caso seja necessário, é possível instalar uma lã de rocha ensacada entre as placas e as paredes. “Assim, ganham-se propriedades termoacústicas”, explica.

A praticidade do drywall é inquestionável, mas será que a pintura da parede de drywall é feita da mesma forma que a da parede de alvenaria? Veja as principais dúvidas sobre esse assunto e como fazer na hora de pintar sua parede de drywall.

1 – Textura na parede de drywall: pode ou não?

Pode, mas, antes de passar a tinta, é importante aplicar a massa corrida e o selador para não desgastar. Após a secagem, lixe a superfície e, se necessário, aplique mais uma camada de selador. Feitos esses passos, a superfície estará pronta para receber a textura. É importante lembrar que não deve ser usado cal como acabamento na estrutura de drywall.

2 – Pode passar tinta epóxi na parede de drywall?

Pode, mas também é necessário fazer a preparação correta da superfície, aplicando a massa corrida e o selador antes da tinta.

3 – Quando o drywall for aplicado no banheiro, tem que haver uma preparação diferente para não mofar?

Em primeiro lugar, é importante utilizar um tipo de placa adequada para esse ambiente. Em banheiros, cozinhas ou áreas de serviço, as chamadas áreas molhadas, devem ser utilizadas placas de drywall verdes, que possuem em sua composição um aditivo hidrofugante, que garante a resistência à umidade. Na hora da pintura, o ideal é utilizar  tinta semibrilho ou tinta epóxi, que garantem mais impermeabilização.

4 – É possível pintar a parede de drywall sem passar massa corrida antes?

É possível, mas pode ser que o acabamento não fique tão bom, já que a massa corrida corrige as imperfeições do material.

5 – É importante passar o selador antes da massa corrida?

O selador não é obrigatório, mas é muito importante para a impermeabilização e unificação da superfície de drywall.

6 – Onde devo passar a massa corrida no drywall?

Muita gente pensa que a massa corrida deve ser passada somente nas emendas das placas de drywall, mas isso é mito. O correto é aplicar a massa na chapa inteira.

7 – Qual é a melhor massa corrida para drywall?

A massa corrida PVA ou a acrílica são as mais indicadas para aplicação em superfícies de drywall. A PVA é melhor para partes internas e a acrílica para as externas.

8 – Quando o gesso fica amarelado depois da pintura, o que fazer?

Manchas amareladas são sinais de umidade. Normalmente, isso acontece porque o óleo para desmoldar foi passado antes de o gesso secar. Se isso acontecer, o ideal é passar uma lixa 220 e pintar de novo. Além disso, é sempre bom passar o fundo preparador antes da tinta.

9 – E se a fita do drywall ficar com bolhas?

Retire a parte da fita estragada com um estilete e repita o processo, passando massa corrida e tinta. Isso acontece porque a fita foi mal aplicada ou o tempo de cura do gesso não foi respeitado.

10 – O que fazer se a tinta do gesso descascar?

Assim como no caso das bolhas, se o gesso apresentar um descascamento da tinta, o ideal é lixar a parte descascada ou raspar com uma espátula, para arrancar toda película de tinta sobressalente. No gesso que possui descascamento, é necessário raspar com uma espátula ou lixar a parte que está descascando, de forma a arrancar toda película de tinta sobressalente. Depois, passe o fundo preparador, a massa corrida e, por último, pinte novamente.

Bônus: tutorial básico para pintar sua parede de drywall

Agora que você já tirou suas dúvidas, veja o tutorial de como pintar sua parede de drywall.

  1. Avalie a superfície que será pintada para detectar possíveis imperfeições ou deformidades. Caso note alguma falha, ela deve ser corrigida antes de começar o processo de pintura para não prejudicar o resultado final. 
  1. Para preparar a superfície de drywall e corrigir imperfeições, aplique massa corrida, de forma que a parede fique lisa e plana. Lembre-se de aplicar a mesma massa nas cabeças dos parafusos.
  1. Espere a massa corrida secar totalmente para continuar o procedimento. Uma dica para verificar se a massa está seca é pressionar a ponta de algum objeto  ou a sua própria unha e observar se vai ser formado algum vinco ou ranhura. Se isso acontecer, significa que a massa ainda não está seca.
  1. Após a secagem da massa, lixe os espaços tratados nas juntas e nas cabeças dos parafusos para eliminar sobras de massa e pequenas irregularidades. Para nivelar a superfície da parede, o ideal é utilizar lixa grana 150 ou 180.
  1. Caso você queira um acabamento mais sofisticado, aplique mais uma demão de massa e lixe toda a área novamente com a lixa grana 220 ou 280.
  1. Ao final de cada procedimento, elimine o pó acumulado na superfície.
  1. Antes de começar a pintura, agite as tintas e produtos que serão utilizados para garantir que estejam uniformes e confira na embalagem do produto as instruções para diluição.
  1. Para pintar, passe duas demãos de tinta, com um intervalo aproximado de 4 horas entre elas e, se necessário, lixe a superfície após cada demão.
  1. Pronto, a pintura da sua parede de drywall está pronta! Caso seja necessário fazer reparos ou retoques de pintura futuramente, o ideal é pintar a parede por inteiro, pois a tinta sofre um envelhecimento natural e, se você retocar somente uma parte, pode ocorrer diferença de aspecto, textura e cor.

Seguindo nossas dicas e o passo a passo da pintura, sua parede de drywall ficará linda e com um excelente acabamento. Agora, que tal ver mais algumas dicas para renovar a decoração da sua casa de forma criativa? Clique aqui e saiba como usar tubos e conexões na decoração. Aproveite, também, para conhecer todos os produtos Krona, essenciais para a sua reforma ou construção.


Categoria: Do It Yourself
Tags: construção DIY drywall faça você mesmo krona obra Pintura reforma



14 respostas para “Como pintar drywall: 10 dúvidas principais

    1. Boa tarde, Alessandra. Aconselhamos você a procurar um profissional habilitado ou o fabricante dos produtos citados, para consultar qual tipo de drywaal e qual tipo de tinta usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Posts Relacionados


5 motivos para utilizar CPVC na sua instalação de água quente

Uma instalação de água quente é formada por materiais que permitem que a água que sai de torneiras, chuveiros, duchas … [ Ver mais ]


Qual o melhor: registro de esfera, de gaveta ou de pressão?

Os registros são peças indispensáveis em qualquer instalação hidráulica. Eles são responsáveis por controlar ou bloquear o fluxo de água, … [ Ver mais ]


Manual do guarda-roupa: medidas e divisórias fundamentais

Se você anda sonhando com um guarda-roupa feito sob medida para as suas roupas, sapatos e acessórios, chegou a hora … [ Ver mais ]



Inspiração diária

krona tubos e conexões

Retrospectiva: os queridinhos Krona em 2021
[ Ver mais ]



Tags


#ambiente#CaixaDeEsgoto#caixadegordura#CaixaDeInspeção#CaixaDePassagem#chuveiro#chuveirobico#chuveirobicomando#chuveiromonocomando#chuveiromonocomando # chuveirobicomando#conexões#construçãocivil2022#decoração#dicas#elétrica#instalaçãochuveiro#instalações#instalaçõeselétricas#LinhaElétrica#loja#lojista#NBR5410#planejamentodeobra#pós-pandemia#queridinhoskrona2021#registro#retrospectiva#retrospectivakrona2021#sualoja#tendências2022#tiposdeiluminação#tubos#vendedora krona é showacessóriosacústicaadesivoságuaÁgua friaágua pluvialágua quentealugadoalvenariaAmareloanimais de estimaçãoapartamentoaplicações sifãoAplicativos de gestãoAquecedor solarar-condicionadoarmazenagemarquitetoarquiteturaarranjosatendimento ao clienteatestados de qualidadeatrair clientesBanheirobibliotecabitolaboas práticasBrancobtuBuchaCabeceiracaixacaixa acopladacaixa d'águacaixa de areiacaixa de areia kronacaixa de descargacaixa de gorduracaixa de gordura da sua obracaixa de gordura kronacaixa de inspeção de esgotocaixa de inspeção de esgoto kronacaixa de passagemcaixa de passagem elétricacaixa de passagem elétrica de embutircaixa de proteção com tomadacaixa sifonadaCaixadePassagemcaixas da kronacaixas elétricascaixas kronacalhascanos pvccantinhocasaCasa da Laricasa pequenacase de sucessocerâmicaCertificaçõescertificações de qualidadechurrasqueirachuveirochuveiro elétricochuveiromonocomandocimento queimadocinemaCinzacírculo cromáticoclientesclosetcomo escolhercomo fazercomo instalarcomo montarcomo montar arranjoscomo usar o whats para vendercompracondomínioConexõesconexoesconexões de esgotoconsertoconservaçãoconstruçãoconstrução civilconstrução residencialconstruirconstrutoracontrole de estoquecontruçãocontruirCorescovid19CozinhaCozinha Americanacpvccpvc e pprCPVC Kronacrescimento de vendascuidadoscustosdecorDecoraçãodecoração com pvcDenishowDenishow respondedesperdíciodesvantagensdiâmetrodicaDicasdicas de gestãodicodiferenciaisdivisóriasDIYDIY. cobredrywalldúvidadúvidase-commerceEconomiaeconômicoeletricistaelétricoeletrodutoeletroduto corrugadoeletroduto rígidoempreendedorismoempreiteraencanamento de pvcenergia elétricaengenheiroenvernizarenvernizar móveis de madeiraerroserros comunsescadaescritórioEscurasesferaesgotoesgoto secundárioespaçoEspaçosespelhoestampa floralestanteestiloestilo industrialEstilo minimalistaestofadoestoqueestoque materiais de construçãoestratégiaestratégia de marketingeventos do setorfaça você mesmofácilfeirasferramentasfiaçãofidelizar clientesFilmesFilmes para lojistasfiosfita adesivafloresfluxofluxo de águaformas de pagamentoFornecedorafuncionalgaragemgarantiagastando poucogessogestão de equipesgestão de estoquegestão de lojaglossáriogranitogrelhaGuarda-roupashidráulicahidráulicohigienehome officeHygge e Lagomidealideiasiluminaçãoilumincaçãoimóvelimpermeabilizaçãoimportânicaincentivar sua equipeindustrialinfantilinfiltraçãoinovaçãoinspiraçãoinstalaçãoinstalação água quenteinstalação CPVCinstalação de água quenteinstalação de esgotoinstalação elétricainstalação hidráulicainstalações hidráulicasinstalar caixa de gordurainteriorInvernoisolamento socialJanelasjardimjardinagemjunta elásticakronakrona tubos e conexõeslaminadolareiralavabolavatórioledleituralifestyleLimpezalimpeza de ralolinha de esgotolinha de esgoto kronalinha elétricalinha esgoto kronaLinha hidráulicalinha pprlinha soldávellivelojaloja de construçãoloja de materiais de construçãoloja de material de construçãoLoja pequenalojas de bairroslojas de materiais de construçãolojistalojistasluminárialuva de corrermadeiramanta asfálticamantasmanutençãomarketingmarketing da kronamármoremateriaismateriais básicosmateriais de construçãomateriais elétricosmateriais hidráulicosmaterialmaterial de construçãomaterial hidráulicomau cheiromeu projetomidias sociaisminha lojaminha loja no facebookminimalismomix de produtosmodelomodelosmontagemmontessorianomóveis de madeiramóveis planejadosmóvelmudançasNBRnegócionormasnormas brasileiraso que evitaro que fazerobraobrasofraonlineorçamentosOrganizaçãoorganizepagamentosPaisagismopalestraspapel contactParade de tijoloparedeparede de lousaparede de tijolosparedespasso a passopastilhaPBQP-Hpdvpeças fundamentaispedidopendentepequenopiaPinturapiscinapisopisospituraplacas cimentíciasplanejamentoplantaplantasponto comercialporcelanatoPorta sanfonadapos vendappprPPRprateleirapressãopressão na águapreto e brancoprevençãoprimárioProblemasprodutividadeprodutosprodutos certificadosprodutos de qualidadeprodutos kronaprofissionaisprojetoprojeto elétricoProjeto hidráulicopvcQDCQDCsQuadro de Distribuiçãoquadros de distribuição da kronaqualidadequalidade acústicaqualificadosquarentenaquartoquarto de bebêrachadurasraloralo linearralo secoralo sifonadoralosreaproveitamentoredes sociaisreformareforma e construçãoreforma hidráulicareforma no banheiroreformarreformar o banheiroregistroregistro de esferaregistro de esferarregistro de gavetaregistro de pressãoRegistrosregistros kronaregulamentorejuntamentorejunteReparoreparosresultadosretençãorevenda de materiais de construçãorevendedorrevestimentorevestimento para cozinharodapéroscávelrose goldrotinaroupassacadasalasala de estarsanitáriosecundáriosegurançasifãosintéticosistema de esgotosofásoldávelsoluçãoSUA LOJAsuculentassustentabilidadesustentáveltamanhotapetetapetestecidotemperaturatendênciaTendênciastendenciastermofusoratermosterrenotesteteste de qualidadetestes de qualidadetetotijolo aparentetinta acrílicatipostipos de tintatipos sifãotorneiratorneira kronatorneira para jardimtorneira pingandotrabalhar em casatransformação digitaltrave de futeboltuboTubostubos conexõestubos de esgototubos de pvctubos e conexõestubos e conexoestubos e conexões de cpvctubos e conexões de esgototubos e conexões de pprtubos para água quentetubos pvctuboseconexoestubulaçãotubulação de água quentetubulação de esgototubulação elétricatudo o que você precisa saberUmidadeusar o instagram na lojause kronausekronautensíliosvacinasválvulaválvula de retençãovantagensvarejovaso sanitáriovazamentovazamento dicasVDIvendasvender maisvender material de construção no whatsvender na internetvida útilvinílicovitrinewashi tapewhatsapp para venderwood frameworkshops