Como pintar drywall: 10 dúvidas principais

O drywall, que significa “parede seca” em português, é um material bastante comum na construção civil. Ele tem esse nome porque não leva argamassa na sua composição e gera resíduos mínimos, otimizando a obra em muitos aspectos. Com a estrutura metálica e o acabamento de gesso, ele pode substituir paredes, tetos ou revestimentos. A principal diferença para as paredes de alvenaria é que o drywall é uma chapa de gesso mais leve e com a espessura menor, o que gera mais espaço interno.

Sem tempo para ler? Ouça o post:

A arquiteta e urbanista Mariana Guimarães explica que o drywall é um material muito versátil. “Todo arquiteto adora, porque ele se adapta a muitas formas e usos, além de ser fácil de instalar, gerar pouco desperdício e deixar a obra superlimpa”, enfatiza. Mariana ainda conta que, caso seja necessário, é possível instalar uma lã de rocha ensacada entre as placas e as paredes. “Assim, ganham-se propriedades termoacústicas”, explica. A praticidade do drywall é inquestionável, mas será que a pintura desse material é feita da mesma forma que nas paredes de alvenaria? Veja as principais dúvidas sobre esse assunto e como fazer na hora de pintar sua estrutura de drywall.

Textura na parede de drywall: pode ou não?

Pode, mas, antes de passar a tinta, é importante aplicar a massa corrida e o selador para não desgastar. Após a secagem, lixe a superfície e, se necessário, aplique mais uma camada de selador. Feitos esses passos, a superfície estará pronta para receber a textura. É importante lembrar que não deve ser usado cal como acabamento na estrutura de drywall.

Pode passar tinta epóxi em drywall?

Pode, mas também é necessário fazer a preparação correta da superfície, aplicando a massa corrida e o selador antes da tinta.

Quando o drywall for aplicado no banheiro, tem que haver uma preparação diferente para não mofar?

Em primeiro lugar, é importante utilizar um tipo de placa adequada para esse ambiente. Em banheiros, cozinhas ou áreas de serviço, as chamadas áreas molhadas, devem ser utilizadas placas de drywall verdes, que possuem em sua composição um aditivo hidrofugante, que garante a resistência à umidade. Na hora da pintura, o ideal é utilizar  tinta semibrilho ou tinta epóxi, que garantem mais impermeabilização.

É possível pintar o drywall sem passar massa corrida antes?

É possível, mas o acabamento pode não ficar tão bom, já que a massa corrida corrige as imperfeições do material.

É importante passar o selador antes da massa corrida?

O selador não é obrigatório, mas ele é muito importante para a impermeabilização e unificação da superfície de drywall.

Onde devo passar a massa corrida no drywall?

Muita gente pensa que a massa corrida deve ser passada somente nas emendas das placas de drywall, mas isso é mito. O correto é aplicar a massa na chapa inteira.

Qual é a melhor massa corrida para drywall?

A massa corrida PVA ou a acrílica são as mais indicadas para aplicação em superfícies de drywall. A PVA é melhor para partes internas e a acrílica para as externas.

Quando o gesso fica amarelado depois da pintura, o que fazer?

Manchas amareladas são sinais de umidade. Normalmente, isso acontece porque o óleo para desmoldar foi passado antes de o gesso secar. Se isso acontecer, o ideal é passar uma lixa 220 e pintar de novo. Além disso, é sempre bom passar o fundo preparador antes da tinta.

E se a fita do drywall ficar com bolhas?

Retire a parte da fita estragada com um estilete e repita o processo, passando massa corrida e tinta. Isso acontece porque a fita foi mal aplicada ou o tempo de cura do gesso não foi respeitado.

O que fazer se a tinta do gesso descascar?

Assim como no caso das bolhas, se o gesso apresentar um descascamento da tinta, o ideal é lixar a parte descascada ou raspar com uma espátula, para arrancar toda película de tinta sobressalente. No gesso que possui descascamento, é necessário raspar com uma espátula ou lixar a parte que está descascando, de forma a arrancar toda película de tinta sobressalente. Depois, passe o fundo preparador, a massa corrida e, por último, pinte novamente.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nossos conteúdos para receber mais dicas como essas. Aproveite, também, para conhecer todos os produtos Krona, essenciais para a sua reforma ou construção.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.