Uma boa pintura começa com a escolha da tinta certa – e hoje há no mercado uma grande variedade de opções, com diferentes usos e indicações. Conheça, então, um pouco mais sobre os principais tipos de tinta e descubra qual é o mais adequado para o seu projeto!
Tinta látex PVA
Solúvel em água, essa tinta é fácil de aplicar (e de limpar, caso ocorra algum respingo), além de secar rápido e não ter cheiro forte. Porém, ela não é muito resistente à ação do sol ou ao contato frequente com a água. É usada principalmente para revestir paredes e tetos em áreas internas que não exigem muita manutenção, já que sua limpeza deve ser feita só com pano úmido. Em termos de acabamento, é encontrada apenas na versão fosca.
Tinta acrílica
É uma variação da tinta látex, com resinas acrílicas na composição. Assim, ela apresenta benefícios semelhantes aos daquela: é solúvel em água, seca rápido e não deixa muito cheiro. Sua grande vantagem é a impermeabilidade, que a torna uma ótima opção para áreas externas ou locais que necessitam de lavagem, como cozinhas e banheiros. Há, inclusive, opções superlaváveis e inodoras, e acabamentos em versão fosca, semibrilho e acetinado.
Tinta epóxi
Composta por resinas de plástico, essa tinta é bastante resistente à agua, à corrosão e ao uso de produtos químicos. Por isso, também é indicada para revestir locais que necessitem de lavagem, além de estruturas metálicas e áreas molhadas, como piscinas e caixas d’água. Ela pode, ainda, substituir os azulejos no banheiro, por exemplo. Há opções à base de água e solvente. Porém, é recomendado contratar um profissional para sua aplicação, a fim de garantir um melhor acabamento.
Esmalte sintético
Alternativa mais moderna às tintas a óleo, os esmaltes são indicados para revestir madeiras e metais. Eles também são bastante resistentes e têm grande capacidade de cobertura, criando uma película mais “grossa” sobre a superfície. São encontrados em diversas cores e em acabamentos foscos ou brilhosos. Assim como no caso das tintas epóxi, existem opções à base de água ou solvente. Por conta do custo, não são vantajosos para revestir superfícies de alvenaria, mas há quem os use para criar o efeito de quadro negro em paredes, por exemplo.
Verniz
Revestimento usado para proteger superfícies de madeira ou outros materiais de agentes como o tempo, umidade e maresia. Em geral, são transparentes, mas há opções com pigmentos, em acabamentos foscos e brilhosos.