Tubos e conexões: escolhendo o diâmetro certo para a obra




A instalação hidráulica é uma das etapas mais importantes de uma obra: ela vai garantir o abastecimento, a distribuição e o escoamento de água na construção. Por isso, é essencial planejar quais serão os tubos e conexões necessários para o seu projeto, escolhendo o diâmetro certo para cada um deles.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Quem trabalha diariamente na construção civil tem mais facilidade para identificar o diâmetro ideal para tubulações de água fria, quente, esgoto e pluvial, porém, em edifícios com diversos pavimentos ou apartamentos e em prédios industriais com grandes áreas construídas, não é tão simples.

Por isso, é importante que o processo de escolha dos tubos e conexões esteja sempre alinhado às normas brasileiras, de acordo com o tipo de projeto que você vai executar. E, claro, contar com um profissional especializado faz toda a diferença. 

As normas que devem ser respeitadas em projetos de instalação hidráulica são:

  • NBR 5626:2020: sistemas prediais de água fria e água quente – projeto, execução, operação e manutenção;
  • NBR 8160:1999: sistemas prediais de esgoto sanitário – projeto e execução;
  • NBR 15575: desempenho de edificações habitacionais.

Padrões de diâmetro para as tubulações

Os tubos que serão utilizados em uma obra ou reforma e o diâmetro adequado para cada um deles devem, sempre, estar de acordo com as exigências da construção e as normas que citamos anteriormente. Além disso, o tamanho dos tubos e conexões também depende do tipo de projeto que você está desenvolvendo, mas, em geral, as principais instalações hidráulicas de uma obra seguem um padrão de diâmetro para garantir a vazão adequada de água e dejetos.

Veja alguns exemplos para considerar na hora de comprar os materiais para o seu projeto:

  • saída de água da pia do banheiro (lavatório): 40 mm ou 50 mm;
  • saída de descarga da bacia sanitária e do tubo de esgoto central: 100 mm;
  • saída de água da pia da cozinha: 50 mm;
  • tubulação para tanque de lavar roupas: 40 mm ou 50 mm;
  • tubulação para máquina de lavar roupas: 50 mm;
  • tubulação que vai da caixa sifonada até o tubo de esgoto: 50 ou 75 mm.

Além do tamanho, outro ponto muito importante na hora de escolher os tubos e conexões para a sua obra é o material de fabricação. Escolher produtos de qualidade certificada e de material resistente, como o PVC, faz toda a diferença.  

PVC: saiba mais sobre esse material

O PVC (Policloreto de Vinila) é um plástico seguro e sustentável, derivado do petróleo. Ele surgiu em 1835, quando Justus Von Liebig descobriu o monômero cloreto de vinila, que é a sua principal composição. Depois de muitas tentativas e experimentações, em 1928 o PVC começou a ser produzido oficialmente nos EUA. No Brasil, a produção do material iniciou somente em 1955.

Apesar de estar presente em diversos produtos e soluções, como embalagens, brinquedos, revestimento e automóveis, o grande destaque do PVC é na construção civil, já que esse setor necessita de produtos leves, de baixo custo e maior durabilidade.

Os tubos de PVC são o carro-chefe da Krona desde o início, em 1994. Em 2004, iniciava, também, a fabricação de conexões e acessórios de PVC, junto aos tubos. O sucesso e o reconhecimento da Krona nesse segmento levaram à ampliação da fábrica de tubos e conexões de PVC em Joinville, em 2008, que se tornou uma das mais modernas do setor na América Latina.

Tubos de PVC disponíveis no catálogo Krona

As principais aplicações dos tubos de PVC são nas instalações de água fria e esgoto, pois o material suporta temperaturas de até 45°C em regime não contínuo. Veja, abaixo, os tubos de PVC disponíveis no catálogo Krona e conte com a qualidade dos nossos produtos na sua obra.

  • Tubo de PVC Roscável 3 m Krona: ideal para instalações de água fria provisórias ou que serão desmontadas com frequência, esse tubo suporta a pressão de 7,5 Kgf/cm² e é produzido na cor branca, de acordo com as normas brasileiras. Está disponível nas seguintes bitolas: 1/2″, 3/4″, 1″, 1.1/4″, 1.1/2″ e 2″.
  • Tubo de PVC Soldável 3 m Krona: ideal para instalações permanentes e embutidas de água fria, esse tubo suporta a pressão de 7,5 Kgf/cm² e é produzido na cor marrom, de acordo com as normas brasileiras. Está disponível nas seguintes bitolas: 20 mm, 25 mm, 32 mm, 40 mm, 50 mm, 60 mm e 75 mm.
  • Tubo de PVC Soldável 6 m Krona: possui as mesmas especificações do tubo anterior, mas com 6 metros de comprimento. Além disso, está disponível em mais dois tamanhos de bitolas: 85 mm e 100 mm.
  • Tubo de PVC Esgoto Série Normal 3 m Krona: pode ser aplicado para escoar efluentes de aparelhos sanitários, para conduzir água pluvial ou para instalações prediais de esgoto e ventilação. É produzido na cor branca, de acordo com as normas brasileiras, e está disponível nas seguintes bitolas: DN 40, DN 50, DN 75, DN 100, DN 150 e DN 200.
  • Tubo de PVC Esgoto Série Reforçada 6 m Krona: ideal para sistemas de esgoto sanitário, de água pluvial e de ventilação em trechos considerados críticos, sujeitos a impacto — como áreas externas — e locais passíveis ao tráfego intenso. É produzido na cor bege pérola, de acordo com as normas brasileiras e está disponível nas seguintes bitolas: 40 mm, 50 mm, 75 mm, 100 mm e 150 mm.
  • Tubo Eletroduto de PVC Rígido Soldável 3 m Krona: ideal para abrigar, conduzir e distribuir cabos em instalações elétricas de baixa tensão, fornecendo proteção mecânica e antichamas. É produzido na cor preta, de acordo com as normas brasileiras, e está disponível nas seguintes bitolas: 20 mm, 25 mm e 32 mm.
  • Tubo Eletroduto de PVC Rígido Roscável 3 m Krona: ideal para instalações elétricas de baixa tensão em sistemas embutidos, ou seja, não aparentes. É produzido na cor preta, de acordo com as normas brasileiras, e está disponível nas seguintes bitolas: 1/2″, 3/4″, 1″, 1.1/4″, 1.1/2″, 2″, 3″, 4″ e 2.1/2″.

Como você viu, não é tão difícil definir o diâmetro certo para os tubos de PVC utilizados na sua obra. Mais fácil ainda é escolher produtos de qualidade: é só contar com a Krona. Aqui, os tubos e conexões de PVC são fabricados com formulação própria do composto, garantindo a qualidade que pode ser comprovada no site do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQPH), que certifica as empresas qualificadas na fabricação e venda desses produtos.

Quer conhecer a nossa linha completa de tubos e conexões? Clique aqui, baixe nosso catálogo de produtos e leve mais qualidade para a sua obra ou para a sua loja de materiais de construção.


Categoria: Obra em Fases
Tags: bitola Conexões construção diâmetro instalação hidráulica krona obra reforma Tubos



36 respostas para “Tubos e conexões: escolhendo o diâmetro certo para a obra

  1. Sou síndica de um prédio de 5 economias e por de um ap cobertura a água fria passou para a sair super quente, inclusive nos sanitarios e misturadores cozinha, o que perdurou quase duas semanas. Era um “mistério “ já que há de haver uma fonte de calor e no condomínio não temos sistema de aquecimento de área condominial. Fiz para o grupo a pergunta Alguém notou algo no seu aquecedor, tipo estar sempre ligado. Restou constatado que um condômino estava com o problema já que quando desligava voltava ao normal.Apesar de ter ficado normal após o desligamento do aquecedor da condômina o hidraulico informou que era a ducha higiênica que estava ligada à água quente e a fria…mas como só aciona se aperta e aí o Junker nuca desligava. Assim, a PERGUNTA: ainda que nada se perceba ainda que providências devo tomar para constatar se a tubulação de água fria foi lesionada por receber água quente? Quais as consequências possíveis caso possa acontecer num futuro próximo? E que tipo de profissional Deco contratar? O prédio tem 28 anos e nunca houve manutenção nos encanamentos. Agradeço muitíssimo se possível uma resposta. Lia Bartelle

    1. Olá, Lia! Poderão ocorrer problemas hidráulicos, vazamentos, com a redução da vida útil de projeto… O profissional indica para realizar um laudo sobre o tema seria um perito em hidráulica. Qualquer dúvida estamos à disposição! Abraço!

      1. Olá, Marcelo. Um tubo de 75 mm é capaz de atender uma residência com até 3 bacias sanitárias. Acima disso, o tubo ventilador deve ser de 100 mm.

  2. Minha caixa tem 2,5m de altura até primeira laje, pretendo na reforma colocar água quente e fria…pode usar tubo de 15mm quente e 1/2″ frio em toda casa? Sendo parte superior um banheiro e parte inferior cozinha lavanderia e outro banheiro. Obrigado!

  3. Preciso levar agua em uma propriedade rural com 4km é quase plaino posso ligar os tubos nessa distancia a tubulação vai ter uns desnível de uns 10 metros no total do percurso.

  4. OLÁ! VOU REALIZAR A INSTALAÇÃO DO BANHEIRO E QUERO SABER QUAL DIÂMETRO DO CANO COMPRAR DE 20 OU DE 25 PARA TER MAIS PRESSÃO NO CHUVEIRO E TORNEIRA LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE A ÁGUA VAI VIM DA CAIXA D’ÁGUA QUE VAI FICA EM CIMA DA LAJE. DIANTE MÃO, AGRADEÇO.

  5. Quais as dimensões ideais , não pensando em economia ,
    Dimensões ideia que jamais teria problema com entupimento ou algo do sentido , para
    Pia, banheiro ralo ?
    Vou construir e gostaria desse feedback
    Obrigado

  6. Boa tarde
    Por gentileza, me fale… preciso colocar tubos ,do poço, até a caixa d’água.
    Posso usar o tubo de 20mm
    Ou tem que ser 25 mm?
    Aguardo.
    Grata pela atenção

    1. Boa tarde, Adriano. Você deve consultar um projetista para que o mesmo faça o calculo de vazão com base no número de moradores da residência, pois existe uma norma especifica para essa situação.

  7. Olá. Para escoamento de água de telhado gostaria de saber a equivalência entre as bitolas, ou seja, quantos canos de menor bitola são necessários para garantir a mesma ou aproximada vazão de um de maior bitola.

    cano de 100 mm equivale a XX canos de 50 mm e a YY canos de 40 mm.

    cano de 75 mm equivale a XX canos de 50 mm e a YY canos de 40 mm.

  8. Vou construir um conjunto de 5 casas, com 10 banheiros. Qual a tubulação indicada para o esgoto primário que atenda a demanda? Não me mande procurar um especialista, porque os tubos e conexões que vou usar serão da Krona, marca que conheço há 20 anos. E se puder me enviar a resposta por WhatsApp, fico agradecido. 11-94745-2646 Rui

    1. Olá, Sr. Rui. Agradecemos seu contato, e realmente vamos sugerir que o senhor procure um projetista calculista, pois a especificação do diâmetro da tubulação a ser usada não depende apenas da informação de quantidade de banheiros, mas sim outras que o projeto arquitetônico irá fornecer e que vão ser utilizadas nos cálculos dessa rede de esgoto, assim obtendo o melhor diâmetro para atender a demanda das unidades acima.

  9. Uma laranja de uns 6 ou 7 cm cortada ao meio, passa pelo encanamento da privada ?
    As duas metades foram jogadas
    A descarga foi
    Mas a água está descendo devagar

  10. Vc saberia informar se posso colocar 2 canos de 40mm “esgoto”, quero colocar do beiral da Laje para o térreo da casa, somente para agua pluvial. Hoje possuo 2 de 50mm e queria colocar mais 2, será que a vazão sedes serão satisfatórias?

    Laje no tamanho de 4mt X 15mt com telhado

  11. Olá. Gostaria de instalar uma válvula de descarga porém o encanamento disponível é de 25 e a válvula 40. Se colocar uma redução funcionaria a descarga da válvula?

    1. Olá, Sibele! Neste caso, a recomendação é seguir a orientação do fabricante da válvula de descarga. Caso o produto seja instalado em tubulações diferentes ao recomendado para o produto, ele poderá não ser eficiente na limpeza de resíduos líquidos e sólidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Posts Relacionados


Como resolver problemas de baixo fluxo de água?

O baixo fluxo de água é um problema muito comum, que dificulta os momentos mais simples do dia a dia, … [ Ver mais ]


Sifão: tipos e aplicações

O sifão — ou multissifão, como chamamos aqui na Krona — é o item responsável por ligar a válvula de … [ Ver mais ]


Tudo o que você precisa saber antes de escolher a caixa de gordura da sua obra

A caixa de gordura é um item essencial em construções ou reformas de casas, edificações ou estabelecimentos comerciais. Ela é … [ Ver mais ]



Inspiração diária

krona tubos e conexões

Retrospectiva: os queridinhos Krona em 2021
[ Ver mais ]



Tags


#ambiente#CaixaDeEsgoto#caixadegordura#CaixaDeInspeção#CaixaDePassagem#chuveiro#chuveirobico#chuveirobicomando#chuveiromonocomando#chuveiromonocomando # chuveirobicomando#conexões#construçãocivil2022#decoração#dicas#elétrica#instalaçãochuveiro#instalações#instalaçõeselétricas#LinhaElétrica#loja#lojista#NBR5410#planejamentodeobra#pós-pandemia#queridinhoskrona2021#registro#retrospectiva#retrospectivakrona2021#sualoja#tendências2022#tiposdeiluminação#tubos#vendedora krona é showacessóriosacústicaadesivoságuaÁgua friaágua pluvialágua quentealugadoalvenariaAmareloanimais de estimaçãoapartamentoaplicações sifãoAplicativos de gestãoAquecedor solarar-condicionadoarmazenagemarquitetoarquiteturaarranjosatendimento ao clienteatestados de qualidadeatrair clientesBanheirobibliotecabitolaboas práticasBrancobtuBuchaCabeceiracaixacaixa acopladacaixa d'águacaixa de areiacaixa de areia kronacaixa de descargacaixa de gorduracaixa de gordura da sua obracaixa de gordura kronacaixa de inspeção de esgotocaixa de inspeção de esgoto kronacaixa de passagemcaixa de passagem elétricacaixa de passagem elétrica de embutircaixa de proteção com tomadacaixa sifonadaCaixadePassagemcaixas da kronacaixas elétricascaixas kronacalhascanos pvccantinhocasaCasa da Laricasa pequenacase de sucessocerâmicaCertificaçõescertificações de qualidadechurrasqueirachuveirochuveiro elétricochuveiromonocomandocimento queimadocinemaCinzacírculo cromáticoclientesclosetcomo escolhercomo fazercomo instalarcomo montarcomo montar arranjoscomo usar o whats para vendercompracondomínioConexõesconexoesconexões de esgotoconsertoconservaçãoconstruçãoconstrução civilconstrução residencialconstruirconstrutoracontrole de estoquecontruçãocontruirCorescovid19CozinhaCozinha Americanacpvccpvc e pprCPVC Kronacrescimento de vendascuidadoscustosdecorDecoraçãodecoração com pvcDenishowDenishow respondedesperdíciodesvantagensdiâmetrodicaDicasdicas de gestãodicodiferenciaisdivisóriasDIYDIY. cobredrywalldúvidadúvidase-commerceEconomiaeconômicoeletricistaelétricoeletrodutoeletroduto corrugadoeletroduto rígidoempreendedorismoempreiteraencanamento de pvcenergia elétricaengenheiroenvernizarenvernizar móveis de madeiraerroserros comunsescadaescritórioEscurasesferaesgotoesgoto secundárioespaçoEspaçosespelhoestampa floralestanteestiloestilo industrialEstilo minimalistaestofadoestoqueestoque materiais de construçãoestratégiaestratégia de marketingeventos do setorfaça você mesmofácilfeirasferramentasfiaçãofidelizar clientesFilmesFilmes para lojistasfiosfita adesivafloresfluxofluxo de águaformas de pagamentoFornecedorafuncionalgaragemgarantiagastando poucogessogestão de equipesgestão de estoquegestão de lojaglossáriogranitogrelhaGuarda-roupashidráulicahidráulicohigienehome officeHygge e Lagomidealideiasiluminaçãoilumincaçãoimóvelimpermeabilizaçãoimportânicaincentivar sua equipeindustrialinfantilinfiltraçãoinovaçãoinspiraçãoinstalaçãoinstalação água quenteinstalação CPVCinstalação de água quenteinstalação de esgotoinstalação elétricainstalação hidráulicainstalações hidráulicasinstalar caixa de gordurainteriorInvernoisolamento socialJanelasjardimjardinagemjunta elásticakronakrona tubos e conexõeslaminadolareiralavabolavatórioledleituralifestyleLimpezalimpeza de ralolinha de esgotolinha de esgoto kronalinha elétricalinha esgoto kronaLinha hidráulicalinha pprlinha soldávellivelojaloja de construçãoloja de materiais de construçãoloja de material de construçãoLoja pequenalojas de bairroslojas de materiais de construçãolojistalojistasluminárialuva de corrermadeiramanta asfálticamantasmanutençãomarketingmarketing da kronamármoremateriaismateriais básicosmateriais de construçãomateriais elétricosmateriais hidráulicosmaterialmaterial de construçãomaterial hidráulicomau cheiromeu projetomidias sociaisminha lojaminha loja no facebookminimalismomix de produtosmodelomodelosmontagemmontessorianomóveis de madeiramóveis planejadosmóvelmudançasNBRnegócionormasnormas brasileiraso que evitaro que fazerobraobrasofraonlineorçamentosOrganizaçãoorganizepagamentosPaisagismopalestraspapel contactParade de tijoloparedeparede de lousaparede de tijolosparedespasso a passopastilhaPBQP-Hpdvpeças fundamentaispedidopendentepequenopiaPinturapiscinapisopisospituraplacas cimentíciasplanejamentoplantaplantasponto comercialporcelanatoPorta sanfonadapos vendappprPPRprateleirapressãopressão na águapreto e brancoprevençãoprimárioProblemasprodutividadeprodutosprodutos certificadosprodutos de qualidadeprodutos kronaprofissionaisprojetoprojeto elétricoProjeto hidráulicopvcQDCQDCsQuadro de Distribuiçãoquadros de distribuição da kronaqualidadequalidade acústicaqualificadosquarentenaquartoquarto de bebêrachadurasraloralo linearralo secoralo sifonadoralosreaproveitamentoredes sociaisreformareforma e construçãoreforma hidráulicareforma no banheiroreformarreformar o banheiroregistroregistro de esferaregistro de esferarregistro de gavetaregistro de pressãoRegistrosregistros kronaregulamentorejuntamentorejunteReparoreparosresultadosretençãorevenda de materiais de construçãorevendedorrevestimentorevestimento para cozinharodapéroscávelrose goldrotinaroupassacadasalasala de estarsanitáriosecundáriosegurançasifãosintéticosistema de esgotosofásoldávelsoluçãoSUA LOJAsuculentassustentabilidadesustentáveltamanhotapetetapetestecidotemperaturatendênciaTendênciastendenciastermofusoratermosterrenotesteteste de qualidadetestes de qualidadetetotijolo aparentetinta acrílicatipostipos de tintatipos sifãotorneiratorneira kronatorneira para jardimtorneira pingandotrabalhar em casatransformação digitaltrave de futeboltuboTubostubos conexõestubos de esgototubos de pvctubos e conexõestubos e conexoestubos e conexões de cpvctubos e conexões de esgototubos e conexões de pprtubos para água quentetubos pvctuboseconexoestubulaçãotubulação de água quentetubulação de esgototubulação elétricatudo o que você precisa saberUmidadeusar o instagram na lojause kronausekronautensíliosvacinasválvulaválvula de retençãovantagensvarejovaso sanitáriovazamentovazamento dicasVDIvendasvender maisvender material de construção no whatsvender na internetvida útilvinílicovitrinewashi tapewhatsapp para venderwood frameworkshops