O que é PPR? Características e benefícios

Quando o assunto é inovação e qualidade, a Krona traz produtos perfeitos para obras. A Linha PPR Krona oferece produtos com altíssima qualidade, resistência e versatilidade para instalações hidráulicas . Essa linha segue as normas ABNT NBR15813 – sistemas de tubulações prediais de água quente e fria. Para garantir a qualidade Krona, os ensaios foram realizados pela Falcão Bauer – Centro Tecnológico de Controle de Qualidade. Você pode acessar os atestados aqui. Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

 

A matéria-prima dos tubos e conexões PPR: qualidade e durabilidade na sua obra

A Linha PPR Krona é fabricada com Polipropileno Copolímero Random Tipo 3, composto de última geração utilizado para conduzir água fria ou quente. O PPR é um material altamente testado por laboratórios e possui condições de uso internacionais, que superam as exigências das normas técnicas brasileiras, suportando picos de temperatura de até 95ºC e menor perda de carga. Para mais, o PPR dispensa o uso de isolamento térmico, pois tem baixa condutividade térmica, característica que mantém a temperatura da água e impede a transmissão de calor para o exterior do tubo.

Quais as principais especificações técnicas do PPR?

A Linha PPR Krona é composta por tubos e conexões responsáveis pela condução de água fria ou quente aos pontos de utilização com alta exigência de desempenho. Além disso, está disponível nos diâmetros de 20mm a 110mm, com tubos de 3 metros de comprimento, que permitem a realização de instalações hidráulicas das mais variadas formas, com um excelente resultado no tempo de aplicação.

Os produtos em PPR dispõem de duas classes de pressão:

PN 25 = (8Kgf/cm²) em constante temperatura de 70°C – identificada com uma gravação na cor vermelha; PN 20 = (6Kgf/cm²) em constante temperatura de 70°C – identificada com uma gravação na cor amarela. No caso da Linha PPR Krona, todas as conexões são fabricadas na classe de pressão PN25.

Normas técnicas que garantem a qualidade dos produtos

A Linha PPR Krona atende às especificações exigidas pela Norma NBR 7198:1993 — Projeto e execução de instalações prediais de água quente e às especificações da Norma NBR 15813: 2010 — Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria:

  • parte 1: tubos de polipropileno copolímero random (PPR) tipo 3 – requisitos;
  • parte 2: conexões de polipropileno copolímero random (PPR) tipo 3 – requisitos;
  • parte 3: tubos e conexões de polipropileno copolímero random (PPR) tipo 3 – montagem e instalação.

Além disso, essa linha de produtos também é complementada por normas internacionais, como:

  • DIN 8077: Tubos de PP – Dimensões;
  • DIN 8078: Tubos de PP – Requisitos gerais de qualidade;
  • DIN 16962: Acessórios de PP – Dimensões e requisitos gerais de qualidade.

Onde posso instalar os produtos da Linha PPR Krona?

Os produtos dessa linha são recomendados para instalações em residências, edifícios residenciais e comerciais, hotéis, restaurantes e instalações que tenham alta exigência de desempenho e durabilidade.

Vantagens da linha PPR

  • Mais durabilidade

Possui um excelente comportamento em altas temperaturas, proporcionando uma longa vida útil à tubulação.

  • Mais segurança

O sistema de união por fusão molecular entre tubo e conexão forma uma tubulação contínua, garantindo a estanqueidade absoluta e muito mais segurança à instalação.

  • Mais potabilidade

A atoxicidade da linha PPR da Krona garante a potabilidade da água transportada.

  • Mais isolamento térmico

Com a Linha PPR Krona, a temperatura da água permanece relativamente estável durante o fluxo, minimizando a perda de energia.

  • Mais resistência a baixas temperaturas

A Linha PPR Krona resiste ao congelamento da água contida em tubulações expostas a baixas temperaturas.

  • Mais resistência ao impacto

Resiste a ações de impacto ou esforço causadas por objetos metálicos pontiagudos ou cortantes, que possam atingir as tubulações.

  • Mais resistência a correntes galvânicas

Não conduz eletricidade, portanto não sofre perfurações pelo ataque das correntes galvânicas.

  • Mais desempenho em zonas sísmicas

A Linha PPR Krona é um material apropriado para instalações em zonas sísmicas, devido à sua flexibilidade e à alta resistência mecânica.

  • Mais praticidade na instalação

Possui um material muito leve e flexível, que facilita a operação na obra e otimiza sua instalação.

  • Menos perda de carga

Possui uma superfície interna lisa, que proporciona menor índice de perda de carga.

  • Menos ruídos nas instalações

A fonoabsorção da Linha PPR Krona não permite a propagação de ruídos e vibrações do fluxo para a edificação, mantendo, assim, um alto grau de isolamento acústico.

  • Isenta de corrosão

A Linha PPR Krona possui excelente resistência à agressão das águas duras, não sofrendo o efeito de corrosão e suportando substâncias ácidas e alcalinas com altos níveis de concentração, e Ph variando entre 1 e 14.

Instalação segura

A união dos tubos e conexões da Linha PPR ocorre por termofusão a 260°C, processo que aquece a ponta do tubo e o interior da conexão, deixando as partes prontas para o encaixe e formando um sistema contínuo entre tubos e conexões, dispensando o uso de solda, roscas e colas no processo. Após a montagem, quando as tubulações já estiverem totalmente expostas, deve ser realizado o teste hidráulico de pressão para eventuais reparos. Por isso, o processo de termofusão garante total estanqueidade ao sistema, o que evita a necessidade de manutenção e proporciona uma longa vida útil ao produto. Agora que você já conhece as características, vantagens e benefícios do PPR, que tal baixar o nosso catálogo técnico para não errar na instalação? É só clicar aqui. Não deixe de conferir também o nosso Manual do PPR: dicas para uma boa instalação, que você encontra neste link. Se ainda assim você ficar com dúvidas, fique tranquilo. É só entrar em contato com a gente pelo nosso chat online aqui e nossos especialistas vão esclarecer tudo para você.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.