Instalação hidráulica: 5 dicas para não errar

Uma das partes mais importantes de uma obra é a instalação hidráulica, responsável pelo abastecimento de água da residência. Separamos algumas dicas para você não cometer nenhum erro nessa etapa da construção e evitar problemas no futuro.

1 – A instalação hidráulica começa pela caixa-d’água

Isso mesmo, a instalação do reservatório de água é o primeiro passo de um projeto hidráulico. A caixa deve ser instalada no ponto mais alto da casa, para evitar problemas com baixa pressão dos cômodos. Se a arquitetura do projeto não permitir a instalação no ponto mais alto, fique atento à distância mínima entre a caixa-d’água e o chuveiro, que deve ser superior a 1,02 m. Essa distância vai garantir pressão suficiente e o bom funcionamento do sistema.

2 – Instale um registro para cada ambiente que tiver água

Em cada cômodo onde houver pontos de água, como a cozinha, o banheiro e a área de serviço, instale um registro específico. Assim, se acontecer algum problema e você precisar fechar um dos registros, a casa não ficará totalmente sem abastecimento de água.

3 – Certifique-se de que a pressão instalada ficou igual à projetada

Para isso, você deve conferir os seguintes pontos na instalação, comparando com o que estava descrito no projeto:

– a capacidade em litros do reservatório de água;

– o dimensionamento da bitola de saída do reservatório para a prumada principal de abastecimento da edificação;

– o dimensionamento das derivações.

Se, mesmo assim, você ficar com alguma dúvida sobre a pressão obtida no ponto de consumo, o ideal é efetuar a medição com um dispositivo chamado manômetro. 

4 – Verifique a qualidade do profissional contratado

Em qualquer etapa de uma obra, é importante contar com profissionais qualificados, e isso não seria diferente na instalação hidráulica. É essencial que o responsável pela obra tenha os conhecimentos corretos, para que não surjam problemas durante ou depois da instalação. Por isso, fique atento, busque referências de profissionais e acompanhe seu projeto de perto.

5 – Utilize materiais de qualidade

Por último, a dica mais importante: utilize materiais de qualidade na sua instalação hidráulica. A Krona faz uma série de testes de qualidade e auditoria externa para garantir a certificação dos seus produtos. Para saber mais sobre nossos produtos para instalações hidráulicas, clique aqui ou entre em contato com a gente.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.