Instalação hidráulica: como calcular os tubos e conexões

Não é segredo para ninguém que a instalação hidráulica é uma das partes mais importantes da obra. Afinal, o projeto hidráulico é responsável por comandar todo o abastecimento de água da residência, por isso o menor dos erros pode se tornar um grave problema no futuro. Pensando na importância deste momento para a obra, preparamos algumas dicas de metragem, planejamento e cuidados com o projeto hidráulico. Confira!

O início da instação hidráulica

Tudo começa com a caixa-d’água. A caixa deve ser instalada no ponto mais alto da casa, a fim de evitar problemas com baixa pressão dos cômodos. Caso a arquitetura do projeto não permita a instalação no ponto mais alto, saiba que a distância mínima da caixa-d’água em relação ao chuveiro não deve ser inferior a 1,02 m, para garantir a pressão suficiente e bom funcionamento do sistema.

Se a intenção é economizar no projeto hidráulico, considere projetar a cozinha, os banheiros e a área de serviço próximos uns dos outros. Assim, você utilizará menos tubos e conexões. Se você vai fazer uma reforma hidráulica, e a instalação é muito antiga, é importante aproveitar o momento para substituir a tubulação de ferro pela de PVC, principalmente se já estiver notando presença de ferrugem na água. Conheça os tubos e conexões Krona para o seu projeto.

Durante a obra

Instale um registro para manutenção por ambiente onde houver pontos de água. Dessa forma, se acontecer algum problema ou se necessitar a troca de qualquer dispositivo, você poderá fechar apenas o registro do cômodo em questão, sem comprometer o abastecimento do restante da casa. Aqui na Krona, nós temos a opção de Registros Soldáveis e Roscáveis. Clique aqui e conheça a linha completa de registros.

De olho na compra

Quando for comprar os tubos, conexões e acessórios hidráulicos, escolha marcas normatizadas para garantir segurança e qualidade. Sempre confira as medidas. O vaso sanitário, por exemplo, precisa ter pelo menos 20 cm livres em cada lateral. Além disso, o espaço ideal de abertura da porta também deve ser considerado.
Acredite: esses erros são mais comuns do que você imagina. Teste cada instalação antes de fechar a parede ou fazer o contrapiso. Desse modo, caso algo não funcione adequadamente, você evita o retrabalho de quebrar tudo para fazer os reparos.

O ensaio deve ser executado de acordo com o item (6.3.3 Ensaio de estanqueidade das tubulações), da NBR 5626 “Instalação Predial de Água Fria”. Ah, antes de fazer o reboco, desenhe ou fotografe as instalações para ter certeza de onde estão passando os tubos. Assim, você elimina aquele problema típico de furar acidentalmente o encanamento na hora de instalar armários, espelhos, saboneteiras etc.

Este momento também é importante para observar o caimento do piso onde houver ralos. O caimento deve ser realizado conforme orientações da NBR 13753 – Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas. O item 4.4.3 desta norma específica que nos boxes dos banheiros, o caimento deve estar compreendido entre 1,5% a 2,5% em direção ao ralo. Isso agiliza a limpeza doméstica e, principalmente, previne acúmulos que podem gerar infiltrações. Conheça as opções de ralos da Krona aqui.

Por último, mas não menos importante: tenha sempre em mãos o contato de um encanador competente e de sua confiança, que pode ser facilmente encontrado em aplicativos de prestação de serviço. Assim, você garante que a instalação e a manutenção do sistema hidráulico serão bem-sucedidas.
Pronto! Agora sim você sabe tudo o que precisa fazer para uma instalação hidráulica segura e de qualidade. E o melhor: sem prejuízos, estresse ou atraso na obra.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.