Ralo linear, ralo sifonado e ralo seco: qual a diferença?

Você já ouviu falar sobre a importância de sifões, registros, ralos e válvulas? Geralmente, as pessoas só tomam conhecimento dessas peças quando alguma delas começa a apresentar problemas, não é mesmo?

Discreto e escondido, esse produto garante o funcionamento diário de qualquer residência. Por estar conectado ao sistema de água e esgoto, é responsável pelo seu bom funcionamento.

No post de hoje, a pauta é o ralo. Você sabia que existem três tipos dessa peça? Linear, seco e sifonado. Conheça as características de cada um e descubra qual é a melhor opção para a sua obra.

Todo ambiente que necessita de escoamento de água deve ter um ralo: é regra. No entanto, a coleta de água do chão, além de poder ser realizada por um ralo, também pode ser feita por uma caixa sifonada. Ambos se conectam aos tubos, desviam a água para o esgoto e deixam o mau cheiro longe. Além disso, o ralo é pequeno e tem apenas uma saída para conduzir a água. Essas características fazem com que ele seja indicado somente para ambientes que estejam em contato com pequenos volumes de água; caso contrário, o produto não dará conta da vazão, a água acumulará em cima da grelha e ao seu redor e transbordará. Conheça os tipos de ralos:

Ralo sifonado

Instalado no piso de áreas molhadas, como box do banheiro ou área de serviço, o ralo do tipo sifonado serve para auxiliar os demais materiais de hidráulica a fazerem a retenção das partículas de esgoto, filtrando a passagem de resíduos maiores.

Diferente dos demais, mesmo que você opte por outro tipo de ralo, é interessante ter o modelo sifonado em outro ponto do sistema de tubulação, pois ele é responsável por impedir que o mau cheiro retorne. Ele funciona da seguinte forma: um pouco de água fica parada ao fundo, quando a água da limpeza chega, ela se mistura com a que já está lá, criando assim uma barreira através do sifão mergulhado na água que bloqueia os odores e impede que eles entrem em contato com o ambiente interno. Confira o ralo sifonado da Krona.

Ralo seco

Uma variação do ralo redondo de plástico que já conhecemos. A diferença é que o ralo seco não faz a captação da água pelo centro, mas pelas extremidades do círculo, de forma que o centro do ralo permaneça seco. Nesse tipo de peça, a água escoa assim que entra no ralo, deixando o caminho livre para os gases do esgoto retornarem pela tubulação, poluindo o banheiro. Geralmente se usa ralo seco para chuveiros, e o tipo sifonado para ralo do ambiente.

Ralo Linear

O ralo linear começou ganhando espaço em áreas externas, como varandas ou próximo a piscinas, onde sua responsabilidade era captar de forma mais eficiente a água da chuva ou que saía da piscina. Com o tempo, o ralo linear passou por mudanças e acabou chegando aos banheiros.

É importante lembrar que esses ralos não são secos, embora o sistema de captação seja semelhante. O que caracteriza um ralo linear é o fato de ele cobrir de ponta a ponta a área onde está instalado. Ele é acoplado na caixa sifonada e pode ser usado no chuveiro ou como ralo de ambiente. Mas atenção: se você for usar esse modelo, tem de deixar o rebaixo para instalação quando estiver fazendo o contrapiso.

Agora que você já conhece os três tipos de ralos existentes, preste atenção na instalação do produto: o ralo precisa ficar em um lugar onde a água consiga chegar até ele (sem obstáculos) e deve estar protegido de muitas pisadas. Na hora da limpeza, é preciso estar atento e procurar manter ralos limpos e sem bloqueios para a passagem da água. A maioria das pessoas acaba utilizando produtos químicos pesados para desentupir, mas existem soluções caseiras e eficientes, não tóxicas. Confira nossas dicas sobre a higienização da peça.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.