Faça você mesmo: limpeza de ralo

Manter a casa cheirosa e limpinha é uma delícia, não é mesmo? Mas algumas tarefas de limpeza são ignoradas por serem consideradas um tanto quanto desagradáveis, como a limpeza de ralos. Acredite: essa tarefa pode ser muito mais simples do que você imagina. Se implementada na sua rotina de limpeza, pode evitar muita dor de cabeça com entupimentos.

Sem tempo para ler? Ouça o post:

Saber como limpar um ralo é fundamental para evitar mau cheiro e entupimentos. O mau cheiro costuma ser uma das principais reclamações, pois incomoda muito. O tipo de ralo pode contribuir para que isso ocorra, por isso faça a melhor escolha!

Confira abaixo as nossas dicas de limpeza de ralo para tornar essa tarefa muito mais simples.

Limpe os ralos regularmente

A prevenção é e sempre será o melhor remédio em qualquer situação. Na limpeza dos ralos, não é diferente. É importante manter os ralos limpos, retirando aquela sujeira que pode acumular ao tomar banho, por exemplo. Caso seja necessário desmontar o ralo, consulte nosso catálogo técnico para desmontá-lo corretamente. 

Dica importante: nunca deposite óleo de cozinha nem restos de fritura nos ralos. Isso ainda é muito comum, mas polui o meio ambiente e aumenta muito as chances de entupimento. Deposite a gordura velha em um recipiente e encaminhe para um posto de coleta da sua cidade.

Invista em produtos de limpeza específicos

Geralmente, os ralos ficam em lugares que favorecem a proliferação de bactérias. Por esse motivo, é válida a aplicação mensal de algum composto biodegradável que não tenha em sua composição substâncias corrosivas. Um exemplo de produto para ser utilizado é a água oxigenada, que pode ser aplicada diretamente no ralo.

Qual a fonte?

Leia também: Como evitar infiltração em casa?

Pesquise antes de comprar e verifique as instruções do fabricante, pois muitos produtos químicos podem ser prejudiciais à saúde e ineficazes para resolver o problema, como é o caso da água sanitária, que não surte o efeito desejado e pode até comprometer o sistema de encanamento.

Meu ralo entupiu. E agora?

Se o seu ralo entupir, retire toda a sujeira aparente. Depois, tente resolver derrubando cerca de 3/4 de bicarbonato de sódio e ½ meia xícara de vinagre. Essa mistura costuma gerar vapor e espuma, por isso use um paninho para tapar a abertura do ralo logo depois de colocar o vinagre. Deixe essa mistura agir por, aproximadamente, 30 minutos. Por fim, enxágue com água fervente.

Quanto a utilização de produtos químicos, sugerimos a consulta da tabela química de resistência do PVC disponível neste link.

Gostou das dicas? Você tem alguma prática diferente que costuma funcionar para limpar ralos? Conta para gente nos comentários abaixo.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.