10 curiosidades sobre o PVC

O PVC é um plástico seguro, sustentável e versátil, presente em diversos produtos e soluções do nosso dia a dia. Suas propriedades, características e a relação custo-benefício o tornam um material importante e com grande potencial de aplicação. Veja, agora, 10 curiosidades sobre o PVC.

Sem tempo para ler? Ouça o post:

1 – Os tubos de PVC são predominantes na construção civil brasileira

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), os tubos de PVC para água e esgoto são os mais utilizados em instalações prediais no Brasil, com participação de 95% e 85% do mercado, respectivamente. Na infraestrutura, o índice é de 75% e 60%, respectivamente. Um dos principais motivos para isso é a resistência à corrosão.

2 – Um produto feito de PVC pode durar até 100 anos

Um produto fabricado em PVC possui um ciclo de vida útil longo. De acordo com o Instituto Brasileiro do PVC, a durabilidade média é de 60 anos, podendo chegar a 100 anos de uso se o produto for limpo e conservado de maneira adequada.

3 – Tubos e conexões de PVC são resistentes à exposição solar

Os tubos e conexões de PVC podem ser expostos ao sol, sem riscos de interferência na pressão dentro do tubo. Porém, a ação dos raios ultravioleta do sol, ao longo dos anos, pode provocar a descoloração e o ressecamento da superfície externa dos tubos, o que acaba diminuindo a sua durabilidade. Uma dica para evitar esse problema é pintá-los com tintas à base de água, realizando um leve lixamento na superfície de PVC antes da aplicação da tinta. Veja mais detalhes sobre a pintura de PVC aqui.

4 – Os tubos e conexões de PVC não são indicados para condução de água quente

O PVC é um material indicado para a condução de água fria, já que ele suporta no máximo 25 graus Celsius. Para instalações hidráulicas de água quente, é indicado optar pelos produtos fabricados em PPR ou CPVC.

5 – O PVC é fabricado com baixo consumo de energia

O consumo de energia na produção do PVC é um dos mais baixos, se comparado com o de outros materiais utilizados na construção civil. Sua principal matéria-prima é o cloro, um recurso natural inesgotável, encontrado na água do mar e em minas subterrâneas, e a obtenção do cloro consome baixa energia. A outra matéria-prima que compõe o PVC é o petróleo, porém, a quantidade necessária representa, em média, menos de 0,25% do petróleo bruto extraído no mundo.

6 – O PVC é um produto inerte, atóxico e seguro

O PVC é utilizado em segmentos que têm a segurança como fator fundamental, como na fabricação de tubos e conexões para o transporte de água potável, embalagens de alimentos e remédios e equipamentos da área médica. Além disso, o PVC tem aprovação de uso por entidades reguladoras do setor de saúde, como a Anvisa — Agência Nacional de Vigilância Sanitária —, Ministério da Saúde e a FDA — Administração Federal de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos. Consulte aqui nosso certificado de atoxidade dos tubos e conexões de PVC.

7 – O PVC é 100% reciclável

Como qualquer outro material termoplástico, o PVC pode ser 100% reciclado. Para que essa reciclagem seja efetiva, a coleta seletiva do PVC deve ser feita de forma correta, evitando a contaminação do resíduo a ser reciclado e a mistura com outros tipos de plásticos.

8 – O PVC é um material que não propaga chamas

O PVC é muito resistente à ignição, ou seja, ele dificulta o início e a propagação de um incêndio. Essa característica torna o PVC um dos materiais mais utilizados em aplicações de risco elevado, como fios e cabos e forros de postos de gasolina, por exemplo.

9 – Diversos equipamentos médicos são fabricados em PVC

De acordo com o Instituto Brasileiro do PVC, cerca de 35% dos equipamentos plásticos da área médica são de PVC. Entre eles, estão diversos instrumentos utilizados em exames, cirurgias e recuperação de pacientes, como bolsas de sangue, tubos endotraqueais, bolsas de soro, catéteres, sondas, entre outros.

10 – O tubo branco e o tubo marrom de PVC não são a mesma coisa

Apesar de terem a mesma finalidade, o sistema de encaixe dos materiais é diferente, sendo o PVC marrom soldável e o branco roscável. O PVC soldável é mais indicado para uso interno, e o roscável para uso externo, em instalações que no futuro poderão ser remanejadas. Saiba mais sobre as diferentes cores de tubos e conexões aqui.

Conheça os tubos e conexões Krona fabricados em PVC e leve mais qualidade para a sua obra ou para o seu negócio.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.