4 dicas para evitar perdas na construção

Executar uma obra, do início ao fim, com desperdício zero é uma tarefa muito difícil. Mas, a boa notícia é que reduzir as perdas na construção é totalmente possível, utilizando algumas estratégias e técnicas e inserindo novos hábitos na rotina da sua equipe.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Segundo uma pesquisa da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, são gastos, em média, 8% a mais de material do que o necessário para a realização de uma obra, enquanto o prejuízo e os retrabalhos podem representar um aumento de 30% do investimento.

Se você atua nessa área e deseja saber como reduzir as perdas na construção, confira abaixo 4 dicas que separamos para você.

1. Evite desperdícios

Para evitar desperdícios, uma das principais práticas, em qualquer área da vida, é o planejamento. Ao realizar o planejamento da sua obra, pensando na quantidade e na utilização de cada matéria-prima e material, por exemplo, você economiza e diminui as perdas na construção.

Para não comprar mais itens do que o necessário para a sua obra, é importante realizar o cálculo correto de quanto material seu projeto vai precisar. Se, mesmo assim, seguindo esses passos, ainda sobrarem alguns materiais no final da obra, verifique com os seus fornecedores se é possível devolvê-los.

Leia também: Tubos e conexões: escolhendo o diâmetro certo para a obra

2. Recicle

A construção civil é um dos segmentos que mais geram resíduos no Brasil. Dados da ABRECON (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição) apontam que os resíduos chegam a representar 50% do material desperdiçado no segmento e, de acordo com a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o Brasil produz em média 31 milhões de toneladas de resíduos da construção civil por ano.

Essa questão fica ainda pior quando esses resíduos não são destinados corretamente. Por isso, é importante colocar em prática a reciclagem e a reutilização de materiais durante a obramais uma forma de reduzir as perdas na construção, diminuir seus gastos e ainda colaborar para o meio ambiente.

A reciclagem de materiais na construção civil pode ser feita de várias maneiras em uma obra. Restos de entulho ou tijolos que não foram utilizados, por exemplo, podem ser triturados e reutilizados em outras obras ou na produção de bases rodoviárias. Barras de ferro e outros metais, mesmos enferrujados, também podem ser derretidos e usados para outras finalidades.

Além disso, existem empresas que recebem, tratam e se responsabilizam pela destinação final de resíduos provenientes da construção civil, como a lama bentonítica e esgotos domésticos. Se quiser reduzir as perdas na construção dos seus projetos, vale a pena pensar nesse tipo de parceria.

Leia também: Tipos de ralo: como fazer a melhor escolha

3. Treine a sua equipe

Para que você consiga bons resultados em relação à redução de perdas na construção, é preciso que todos os envolvidos nos processos da sua obra estejam conscientes desse objetivo.

Para isso, você pode promover treinamentos, palestras e capacitações para ensinar e incentivar a equipe a otimizar os recursos, reciclar os materiais e destinar os resíduos aos locais corretos.

Separamos duas palestras online que você pode compartilhar com a sua equipe para que ela fique bem informada sobre a reciclagem de resíduos e alinhada com o objetivo de reduzir as perdas na construção:

4. Use a tecnologia

A tecnologia é uma ótima aliada na redução de perdas na construção. Ela pode ser utilizada em diversos momentos da obra, como:

  • controle de entrada e saída de materiais;
  • planejamento da quantidade de materiais necessários;
  • cronograma de andamento da obra;
  • controle de horários e presença de funcionários;
  • organização financeira e orçamentos.

Alguns aplicativos específicos para a construção auxiliam em cada um desses processos e permitem o acompanhamento de resultados, métricas e relatórios. Com isso, fica ainda mais fácil reduzir as perdas na construção civil. Separamos, abaixo, alguns aplicativos que você pode utilizar na sua obra:

  • Reforma Simples: mostra uma estimativa da quantidade de materiais necessários para uma reforma ou construção. A lista de materiais pode ser encaminhada para o seu e-mail e, depois, direto para os fornecedores completarem a planilha com seus valores para cada material, o que facilita no orçamento da obra.
  • Construct App: facilita a comunicação entre as equipes e permite a atualização do cronograma do projeto, acompanhamento de tarefas, criação de relatórios e registros fotográficos, com todas as informações armazenadas em nuvem.
  • Fieldwire: permite acompanhar a quantidade de materiais armazenados e o cronograma das atividades, verificar se as atividades estão sendo executadas, facilitar a comunicação entre escritório e canteiro de obras, entre outras funcionalidades.

Viu como é possível reduzir as perdas na construção adotando algumas ações simples? Além disso, o que também colabora muito para isso é utilizar materiais de qualidade na sua obra. Assim, você não corre o risco de ter problemas com os itens adquiridos e, claro, diminui o desperdício.

Aqui na Krona, você encontra produtos de qualidade certificada, fabricados de acordo com as normas técnicas brasileiras.

Se você é responsável por uma construtora, conte com a gente para adquirir tubos e conexões de qualidade para os seus projetos. Clique aqui e entre em contato com a gente para conhecer nossos produtos e fazer seu orçamento.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.