Cálculo de material de construção: como calcular a quantidade de materiais para a obra?

O primeiro passo do projeto e do planejamento de uma obra é a definição dos tipos de materiais que serão necessários durante a construção ou reforma. Após essa definição, vem o cálculo de material de construção: uma etapa importante para evitar desperdícios ou faltas de materiais durante a execução da obra.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Esse cálculo de material de construção, geralmente, é atribuído ao engenheiro responsável. Algumas construtoras já contam com a consultoria desse profissional, mas se você está pensando em construir ou reformar e quer saber como calcular a quantidade de materiais para a sua obra, separamos algumas dicas para ajudar você nessa etapa.

Conte com um profissional especializado

Em primeiro lugar, ressaltamos a importância de contar com um profissional especializado antes mesmo do momento de colocar a mão na massa. O conhecimento e a experiência de um profissional de qualidade garantem um alto grau de precisão na hora de fazer o cálculo de material de construção que será necessário em uma obra.

Além do conhecimento técnico, um profissional com vivência na área conhece as adversidades mais comuns em cada tipo de obra, o que pode ajudar a estimar as possíveis perdas mais recorrentes durante as operações.

Faça o cálculo de material de construção por área

O cálculo de material de construção deve ser feito a partir da área que será construída ou reformada. Assim, é preciso calcular o tamanho das paredes que serão construídas, áreas que serão pintadas ou revestidas, os elementos estruturais necessários, entre outros detalhes.

No caso dos tubos, por exemplo, calcule a área total da obra para identificar qual deve ser o diâmetro desse material e a quantidade ideal para que as instalações sejam feitas de forma correta. A partir disso, será mais fácil estabelecer a média de tubos que serão necessários por m².

Também é importante lembrar que cada tipo de material tem suas particularidades e que sempre existe o risco de perder materiais por quebra ou dano durante a obra. Por isso, o ideal é sempre acrescentar 10% além da quantidade que for definida no cálculo.

Use simuladores digitais

Hoje em dia, existem diversas ferramentas digitais que possibilitam um cálculo de material de construção com alta precisão, sem que você precise fazer isso de forma manual. E não pense que estamos falando de programas complexos, voltados para engenheiros e profissionais da construção civil.

Existem, também, aplicativos para smartphones que oferecem soluções simples e fáceis de entender e que permitem fazer previsões com um bom nível de precisão. Separamos duas indicações de aplicativos para você.

Construcalc

É o aplicativo mais popular entre as calculadoras de materiais de construção. Você pode baixar aqui a versão para Android e aqui a versão para iOS, com opções gratuitas e pagas. Ao baixar o app, você terá acesso a 12 calculadoras e a diversas tabelas com dados técnicos. As calculadoras disponíveis são: Concreto, Parede, Reboco, Azulejos, Pastilhas, Gesso, Pintura, Piso Grosso, Piso Completo, Piso Intertravado, Forro de PVC e Telha.

Cálculos na obra

Esse aplicativo foi desenvolvido por engenheiros civis especialistas para facilitar o cálculo de material de construção, de acordo com suas características. Além disso, ele também tem o diferencial de considerar possíveis perdas de materiais durante a obra. Esse app só está disponível para Android e você pode baixar aqui.

Agora, você já sabe: o cálculo de material de construção para a sua obra pode ser feito de forma manual ou com a ajuda de um app específico para isso. Em caso de dúvidas, o melhor é sempre consultar um profissional especializado para ajudar você nessa etapa e em todo o seu projeto.

Caso você trabalhe em uma construtora e, além da definição da quantidade de materiais, também esteja procurando produtos que vão garantir ainda mais segurança e qualidade nas suas obras, conte com a Krona. É só clicar aqui e solicitar um orçamento de materiais para empreendimentos. 

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.