Instalação hidráulica: como calcular tubos e conexões

Não é segredo para ninguém que a instalação hidráulica é uma das partes mais importantes da obra. Afinal, o projeto hidráulico é responsável por comandar todo o abastecimento de água da residência, e o menor dos erros nessa etapa pode se tornar um problema sério no futuro. 

E uma parte importante do projeto de instalação hidráulica é o planejamento e a escolha dos tubos e conexões que serão utilizados. Então, preparamos algumas dicas para ajudar você nesse momento. Confira!

 

Não consegue ler agora? Ouça:

 

Calculando os materiais para a instalação hidráulica

instalação hidráulica

 

Antes de partir para a compra dos materiais, faça um cálculo para definir quantos e de quais itens você vai precisar. Esse cálculo deve ser feito com base na área total da instalação hidráulica que será construída ou reformada. Considere a tubulação, os desvios de direção que precisarão ser executados, os acessórios para acabamentos, entre outros detalhes. 

 

No caso dos tubos, por exemplo, defina também qual o diâmetro e a quantidade ideal para que a instalação hidráulica seja feita de forma correta. A partir disso, será mais fácil estabelecer a média de tubos que serão necessários por m².

 

Também é importante lembrar que cada tipo de material tem suas particularidades e que sempre existe o risco de perder materiais por quebra ou dano durante a obra. Por isso, o ideal é sempre acrescentar 10% além da quantidade definida no cálculo.

 

Neste link, você encontra dicas de aplicativos que podem facilitar esse cálculo.

 

De olho na compra

instalação hidráulica

 

Quando for comprar os tubos, as conexões e os acessórios hidráulicos para a sua obra, escolha marcas de confiança. O ideal é sempre optar por produtos com certificação, fabricados de acordo com as normas brasileiras e, se tiver dúvidas, consultar vendedores com experiência no segmento. 

 

No entanto, fica a dica: a Krona é a melhor escolha nesse momento. Todos os nossos produtos passam por testes específicos antes de chegarem ao mercado para garantir que estejam dentro dos padrões exigidos pelas normas técnicas.

 

Neste link, você pode encontrar as lojas revendedoras da Krona mais próximas de você, para adquirir nossos produtos, de acordo com a sua necessidade.

 

O início da instalação hidráulica

instalação hidráulica

 

Com os materiais comprados, o ponto de partida de uma instalação hidráulica é a caixa-d’água, que deve ser instalada no ponto mais alto da casa para evitar problemas de baixa pressão. Caso o projeto não permita a instalação no ponto mais alto, atente-se à distância da caixa-d’água em relação ao chuveiro, que não deve ser inferior a 1,02 m, para garantir a pressão suficiente e bom funcionamento do sistema.

 

Se a intenção é economizar no projeto hidráulico, considere projetar a cozinha, os banheiros e a área de serviço próximos uns dos outros. Assim, você utilizará menos tubos e conexões. 

 

Agora, se você vai fazer uma reforma hidráulica e a instalação é muito antiga, aproveite esse momento para substituir a tubulação de ferro pela de PVC, principalmente se já estiver notando a presença de ferrugem na água. Os produtos de PVC têm durabilidade alta: podem chegar a 100 anos de uso, se limpos e conservados de maneira adequada, segundo informações do Instituto Brasileiro do PVC.

 

Dicas extras para a sua instalação hidráulica

instalação hidráulica

 

  • Instale um registro por ambiente onde houver pontos de água. Dessa forma, se acontecer algum problema, você poderá fechar apenas o registro de um cômodo específico, sem comprometer o abastecimento do restante da casa. Aqui na Krona, você pode escolher entre Registros Soldáveis e Roscáveis.

 

  • Sempre confira as medidas em cada etapa da instalação hidráulica. O vaso sanitário, por exemplo, precisa ter pelo menos 20 cm livres em cada lateral. Além disso, o espaço ideal de abertura da porta deve ser considerado nesse momento. Acredite: esses erros são mais comuns do que você imagina. 

 

  • Teste cada tubulação antes de fechar a parede ou fazer o contrapiso. Desse modo, caso algo não funcione adequadamente, você evita o retrabalho de quebrar tudo para fazer os reparos. Esse teste deve ser executado de acordo com a NBR 5626 – Instalação Predial de Água Fria. 

 

  • Antes de fazer o reboco da parede, desenhe ou fotografe a instalação hidráulica para ter certeza de onde estão passando os tubos. Assim, você elimina aquele problema de furar acidentalmente o encanamento na hora de instalar armários, espelhos, saboneteiras etc.

 

  • Observe o caimento do piso onde houver ralos. Esse acabamento deve ser realizado de acordo com as orientações da NBR 13753 – Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas. Realizar essa etapa de forma correta agiliza a limpeza doméstica e, principalmente, previne acúmulos de água que podem gerar infiltrações.

 

  • Conte sempre com um instalador hidráulico ou encanador competente e de sua confiança. Assim, você garante que sua obra ou reforma seja bem-sucedida.

 

Agora que você já sabe tudo que precisa para acertar na instalação hidráulica, vale lembrar novamente: conte com a qualidade Krona para dar um show na obra. Com os nossos produtos, qualquer construção ou reforma fica mais segura. Para encontrar a loja mais próxima de você, clique aqui.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.