Quais os riscos de economizar nos materiais hidráulicos da obra?

Todo mundo quer economizar o máximo possível ao realizar uma construção ou reforma. Porém, é importante lembrar daquela famosa expressão que diz que “o barato sai caro”, principalmente quando falamos dos materiais hidráulicos de uma obra.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Muitos cortes de gastos, quando não são bem planejados, podem causar diversos prejuízos e até colocar em risco a obra e os seus usuários depois que ela for concluída.

A instalação hidráulica é uma das etapas mais importantes de uma construção. Ela é responsável por todo o abastecimento de água do imóvel (chuveiros, pias, descargas etc), que deve ser feito em quantidade suficiente e sob pressão adequada.

Por isso, qualquer negligência nessa etapa pode causar danos e dores de cabeça no futuro: cerca de 70% dos problemas após a finalização de uma obra ocorrem nas instalações hidráulicas, apesar de elas representarem, em média, apenas 3% do custo total da obra.

Veja, agora, os principais riscos de economizar nos materiais hidráulicos de uma construção ou reforma.

Menos gastos na obra podem gerar mais gastos no futuro

Uma obra envolve muitos detalhes e, consequentemente, muitos riscos, e a maneira mais eficaz de deixar tudo mais seguro e tranquilo é comprando materiais hidráulicos de qualidade. Nem sempre esses materiais são os mais baratos, mas acredite: eles podem evitar gastos ainda maiores no futuro.

Vazamentos, ralos que transbordam e chuveiro com pingos gelados são apenas alguns dos problemas que podem surgir quando as instalações são feitas com materiais hidráulicos de baixa qualidade. Quando eles surgem, você não tem outra escolha a não ser realizar os reparos necessários, ou seja, terá dor de cabeça e mais gastos.

Por isso, o investimento em materiais hidráulicos de boa qualidade proporciona uma economia a médio e a longo prazo, pois diminui a necessidade de reparos ou manutenções constantes.

Instalações com materiais hidráulicos de baixa qualidade estão sujeitas a acidentes

Como falamos, diversos problemas nas instalações estão relacionados à economia com os materiais hidráulicos. Além de gerar mais gastos para você no futuro, esses problemas também podem provocar acidentes. E o pior: como as instalações hidráulicas ficam ocultas, muitas vezes, você demora para perceber que algo está errado e pode acabar tendo que fazer a troca de toda a tubulação.

Um exemplo é quando você escolhe tubos de PVC ou torneiras de baixa qualidade que, com o tempo, podem provocar vazamentos ou até mesmo corrosão na parede. A escolha por materiais hidráulicos com qualidade garantida, durabilidade e resistência comprovadas diminui os riscos de acidentes como esses, mantendo sua residência segura e com o sistema funcionando de forma adequada.

Desperdício de água e contas mais altas

Você sabe qual é uma forma comum de notar quando há vazamentos na instalação hidráulica? Se você respondeu o aumento repentino no consumo de água e, consequentemente, na conta que chega mensalmente na sua casa, acertou.

Os vazamentos costumam acontecer com mais frequência quando as construções são feitas com materiais hidráulicos de baixa qualidade e isso, consequentemente, provoca desperdício de água e eleva sua conta mensal. Portanto, além de evitar gastos com os reparos dos vazamentos, comprando materiais hidráulicos de boa qualidade, você também economiza na conta de água.

Problemas com a Vigilância Sanitária

As inconsistências e inconformidades de um projeto hidráulico podem causar, também, punições legais dos órgãos de Vigilância Sanitária. Um bom projeto hidráulico, que considera, inclusive, a compra de materiais hidráulicos de qualidade, evita erros na construção ou na reforma de uma edificação, é obrigatório por lei e exigido pela Vigilância Sanitária.

Dessa forma, ter um projeto feito por profissionais especializados representa uma grande economia de tempo e dinheiro e menos incomodações futuras. Com o projeto em mãos, pensado por profissionais especializados, você garante a economia de tempo e dinheiro e, claro, a execução correta da obra.

Como você viu, economizar na compra de materiais hidráulicos para sua obra não é uma boa ideia. Em vez disso, você pode pensar no seu projeto já com um orçamento definido, buscando otimizar as etapas da obra e garantindo uma boa comunicação entre os profissionais que irão trabalhar nela, para evitar desperdícios de materiais. Ações como essas, muitas vezes, já geram a economia necessária.

Além disso, vale a pena conferir outro conteúdo aqui do blog onde separamos 4 dicas para você acertar na compra de materiais hidráulicos e não correr nenhum dos riscos que citamos até aqui. E, claro, se você é instalador ou é responsável por uma construtora, conte com a Krona para adquirir tubos e conexões de qualidade para os seus projetos. Clique aqui e entre em contato com a gente para conhecer nossos produtos e fazer seu orçamento.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.