Como resolver problemas de baixo fluxo de água?




O baixo fluxo de água é um problema muito comum, que dificulta os momentos mais simples do dia a dia, como lavar a louça, higienizar as mãos e tomar um banho relaxante e confortável no final do dia. Além disso, o baixo fluxo de água, com o tempo, também pode provocar problemas mais sérios, como a queima de aparelhos, chuveiros e aquecedores de água, e o desperdício, que resulta no aumento da conta de água.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Esse problema tem ligação com a pressão da água no sistema hidráulico e pode ter diversas causas, desde as más condições de registros e torneiras até problemas na estrutura da tubulação. Porém, antes de falarmos sobre essas causas, entenda como fazer o cálculo para medir o fluxo de água na sua casa ou no seu estabelecimento comercial.

Como medir o fluxo de água

A fórmula utilizada para calcular o fluxo de água é: 

Quantidade = Velocidade x Área. 

A seguir, veja o passo a passo desse cálculo.

1 – Para calcular a velocidade, marque um trecho de 6 metros em um tubo. Deixe um objeto flutuador na marca inicial e registre quantos segundos ele leva para atingir a marca final. Divida os metros pelos segundos, por exemplo: se ele levar 15 segundos para percorrer os 6 metros, o cálculo será 6/15 = 0,4 metros por segundo, que é a velocidade da água na tubulação.

2 – Para medir a área, use o mesmo trecho de 6 metros e amarre uma corda ou fio de um lado a outro da corrente de água. Divida a corda em partes iguais, marque essas partes e meça a profundidade da corrente em cada uma delas. Some os resultados e divida pelo número de partes. Por exemplo:

  • se você dividiu o trecho em 5 partes e a profundidade de água de cada uma delas foi 15, 20, 25, 30 e 35 centímetros, some esses valores para chegar no resultado de 125 centímetros;
  • divida pelo número de partes: 125/5 = 25 centímetros ou 0,25 metros;
  • multiplique esse valor final pela largura da corrente de água (nesse caso, 6 metros): 0,25 x 6 = 1,5 m² de área.

3 – Use os resultados da velocidade e da área para identificar o fluxo de água, usando a fórmula Quantidade = Velocidade x Área. Seguindo os exemplos anteriores, esse cálculo ficaria assim: 

0,4 x 1,5 = 0,60 m³ por segundo. 

4 – Multiplique o resultado por 1000 para chegar no valor final: 0,60 x 1000 = 600 litros de água por segundo. Esse é o fluxo de água da tubulação. 

>> Dica: você também pode utilizar um sensor de fluxo de água, também conhecido como “chave de fluxo” ou “fluxostato“. Ele é instalado na tubulação para detectar a diminuição ou o aumento da vazão de água e sinalizar, por meio de sinais luminosos ou sonoros, quando há problemas no fluxo.

Mas o que causa o baixo fluxo de água, afinal?

Agora sim, vamos às principais causas do baixo fluxo de água. Veja, a seguir, quais são elas e saiba como identificar e corrigir esses problemas. 

Condições dos registros e das torneiras

Essa é a causa mais simples para o baixo fluxo de água, mas pode passar despercebida. Não abrir completamente os registros pode diminuir a vazão das torneiras e dos chuveiros, então certifique-se de que estão bem abertos. Além disso, verifique se a torneira utilizada é de baixo ou alto fluxo e se ela foi instalada corretamente. Torneiras mal instaladas, antigas ou de má qualidade também prejudicam a pressão da água.

Acúmulo de partículas

O acúmulo de partículas pode estar bloqueando a passagem de água, entupindo a tubulação. Para ter certeza de que esse é o problema, desmonte a torneira e limpe o cartucho (peça cilíndrica). Se esse for o problema, a pressão da água deve melhorar após a limpeza.

Bolhas de ar

Quando ocorre falta de água, bolhas de ar podem entrar na tubulação que parte do reservatório. Essas bolhas formam uma barreira para a passagem de água. Para descobrir se esse é o problema e remover as bolhas, abra todas as torneiras ao mesmo tempo e, por último, o chuveiro. Não deixe o chuveiro muito tempo aberto e desligue a resistência, pois a passagem de ar pode queimar o aparelho. Se, depois disso, o problema persistir, consulte um profissional. Uma dica é instalar tubos de ventilação na caixa-d’água, chamados de “ventilação de coluna”, que impedem a entrada de bolhas de ar na tubulação e melhoram o desempenho de torneiras, chuveiros e descargas.

Vazamentos

Se você já descartou os problemas anteriores ou se o baixo fluxo de água está afetando apenas um local e não todos os cômodos do imóvel, a causa pode ser um vazamento no sistema hidráulico. Nesse caso, é importante procurar um profissional especializado para auxiliar na resolução do problema.

Problemas no planejamento da tubulação

O diâmetro, o percurso e o estado de conservação da tubulação também fazem a diferença no fluxo de água. Por exemplo: se há muitas curvas e quebras entre a caixa-d’água e a torneira, a pressão da água será reduzida. Por isso, é importante que um sistema hidráulico seja planejado de forma que o caminho percorrido pela água seja o mais simples possível, para que ela chegue com mais força no destino final. Além disso, desgastes na tubulação ou consertos malfeitos também dificultam a passagem de água.

Problemas na instalação da caixa-d’água

A altura da caixa-d’água também influencia na pressão da água, por isso, se ela não foi instalada em uma parte mais alta da casa, a pressão tende a ser menor. Para identificar se o baixo fluxo de água está sendo causado por problemas estruturais como esse, consulte um profissional para fazer um diagnóstico e indicar as mudanças necessárias para melhorar o fluxo.

Agora que você já sabe como identificar e resolver problemas de baixo fluxo de água, lembre-se: é muito importante contar com profissionais especializados na hora de fazer a instalação hidráulica do seu projeto e, claro, utilizar produtos de qualidade. A Krona possui uma linha completa de produtos hidráulicos, que garantem mais segurança e durabilidade para a sua instalação.

Se tiver mais dúvidas sobre instalações hidráulicas, acesse o FAQ da Krona aqui.


Categoria: Obra em Fases
Tags:



7 respostas para “Como resolver problemas de baixo fluxo de água?

  1. Tenho um sistema de filtro para o meu aquário, e para resolver problema com a “falta d’água” ao desligar o sistema eu incluí um respiro após o registro, porém após colocar este respiro o fluxo de água não é mais contínuo, ele tornou-se intermitente na saída pelo mangueira até o meu aquário, como resolvo esta situação do fluxo intermitente?

  2. Em que pese ter quase 3 anos, somente agora, quando me surgiu um problema, tive acesso a esta matéria. Simples, esclarecedora, direto ao assunto, foi a melhor que li. Sou grato pelas dicas, mas meu caso se encaixa no item 5 = apenas uma torneira, de repente, reduziu sensivelmente o fluxo. Todo o resto da casa está OK. Desmontada, nada de anormal foi encontrado na torneira e rabixo. Imaginei ar em algum ponto, mas a dica (abrir tudo) não funcionou. E não encontrei o link indicado ao final do item 5.
    Obrigado assim mesmo.

  3. Não tinha problema nenhum com a torneira da cozinha instalei uma torneira elétrica e conforme vai passando os dias ela vai diminuindo a agua. Tiramos e vimos q e ar no cano como resolver e porque só com a elétrica sendo com a outra normal noa tinha problema

  4. Tentamos todas as opções, exceto chamar um profissional. Mesmo assim continua saindo pouca água da torneira da cozinha. Esse problema começou com a constante falta de água que estamos tendo por aqui, já há alguns meses. Estamos com uma estiagem que deixou os reservatórios quase sem água. Até a torneira foi trocada. Canos também…
    Estou bem triste com essa situação.

  5. Gostaria de ajuda! Na minha casa a poucas semanas começou um problema: Ao ligar o chuveiro simultaneamente a uma torneira por exemplo, o que foi aberto primeiro diminui o fluxo da água. Ou seja não dá pra usar os dois banheiros simultaneamente. Alguém sabe identificar o problema?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Posts Relacionados


Sifão: tipos e aplicações

O sifão — ou multissifão, como chamamos aqui na Krona — é o item responsável por ligar a válvula de … [ Ver mais ]


Tubos e conexões: escolhendo o diâmetro certo para a obra

A instalação hidráulica é uma das etapas mais importantes de uma obra: ela vai garantir o abastecimento, a distribuição e … [ Ver mais ]


Tudo o que você precisa saber antes de escolher a caixa de gordura da sua obra

A caixa de gordura é um item essencial em construções ou reformas de casas, edificações ou estabelecimentos comerciais. Ela é … [ Ver mais ]



Inspiração diária

krona tubos e conexões

Retrospectiva: os queridinhos Krona em 2021
[ Ver mais ]



Tags


#ambiente#CaixaDeEsgoto#caixadegordura#CaixaDeInspeção#CaixaDePassagem#chuveiro#chuveirobico#chuveirobicomando#chuveiromonocomando#chuveiromonocomando # chuveirobicomando#conexões#construçãocivil2022#decoração#dicas#elétrica#instalaçãochuveiro#instalações#instalaçõeselétricas#LinhaElétrica#loja#lojista#NBR5410#planejamentodeobra#pós-pandemia#queridinhoskrona2021#registro#retrospectiva#retrospectivakrona2021#sualoja#tendências2022#tiposdeiluminação#tubos#vendedora krona é showacessóriosacústicaadesivoságuaÁgua friaágua pluvialágua quentealugadoalvenariaAmareloanimais de estimaçãoapartamentoaplicações sifãoAplicativos de gestãoAquecedor solarar-condicionadoarmazenagemarquitetoarquiteturaarranjosatendimento ao clienteatestados de qualidadeatrair clientesBanheirobibliotecabitolaboas práticasBrancobtuBuchaCabeceiracaixacaixa acopladacaixa d'águacaixa de areiacaixa de areia kronacaixa de descargacaixa de gorduracaixa de gordura da sua obracaixa de gordura kronacaixa de inspeção de esgotocaixa de inspeção de esgoto kronacaixa de passagemcaixa de passagem elétricacaixa de passagem elétrica de embutircaixa de proteção com tomadacaixa sifonadaCaixadePassagemcaixas da kronacaixas elétricascaixas kronacalhascanos pvccantinhocasaCasa da Laricasa pequenacase de sucessocerâmicaCertificaçõescertificações de qualidadechurrasqueirachuveirochuveiro elétricochuveiromonocomandocimento queimadocinemaCinzacírculo cromáticoclientesclosetcomo escolhercomo fazercomo instalarcomo montarcomo montar arranjoscomo usar o whats para vendercompracondomínioConexõesconexoesconexões de esgotoconsertoconservaçãoconstruçãoconstrução civilconstrução residencialconstruirconstrutoracontrole de estoquecontruçãocontruirCorescovid19CozinhaCozinha Americanacpvccpvc e pprCPVC Kronacrescimento de vendascuidadoscustosdecorDecoraçãodecoração com pvcDenishowDenishow respondedesperdíciodesvantagensdiâmetrodicaDicasdicas de gestãodicodiferenciaisdivisóriasDIYDIY. cobredrywalldúvidadúvidase-commerceEconomiaeconômicoeletricistaelétricoeletrodutoeletroduto corrugadoeletroduto rígidoempreendedorismoempreiteraencanamento de pvcenergia elétricaengenheiroenvernizarenvernizar móveis de madeiraerroserros comunsescadaescritórioEscurasesferaesgotoesgoto secundárioespaçoEspaçosespelhoestampa floralestanteestiloestilo industrialEstilo minimalistaestofadoestoqueestoque materiais de construçãoestratégiaestratégia de marketingeventos do setorfaça você mesmofácilfeirasferramentasfiaçãofidelizar clientesFilmesFilmes para lojistasfiosfita adesivafloresfluxofluxo de águaformas de pagamentoFornecedorafuncionalgaragemgarantiagastando poucogessogestão de equipesgestão de estoquegestão de lojaglossáriogranitogrelhaGuarda-roupashidráulicahidráulicohigienehome officeHygge e Lagomidealideiasiluminaçãoilumincaçãoimóvelimpermeabilizaçãoimportânicaincentivar sua equipeindustrialinfantilinfiltraçãoinovaçãoinspiraçãoinstalaçãoinstalação água quenteinstalação CPVCinstalação de água quenteinstalação de esgotoinstalação elétricainstalação hidráulicainstalações hidráulicasinstalar caixa de gordurainteriorInvernoisolamento socialJanelasjardimjardinagemjunta elásticakronakrona tubos e conexõeslaminadolareiralavabolavatórioledleituralifestyleLimpezalimpeza de ralolinha de esgotolinha de esgoto kronalinha elétricalinha esgoto kronaLinha hidráulicalinha pprlinha soldávellivelojaloja de construçãoloja de materiais de construçãoloja de material de construçãoLoja pequenalojas de bairroslojas de materiais de construçãolojistalojistasluminárialuva de corrermadeiramanta asfálticamantasmanutençãomarketingmarketing da kronamármoremateriaismateriais básicosmateriais de construçãomateriais elétricosmateriais hidráulicosmaterialmaterial de construçãomaterial hidráulicomau cheiromeu projetomidias sociaisminha lojaminha loja no facebookminimalismomix de produtosmodelomodelosmontagemmontessorianomóveis de madeiramóveis planejadosmóvelmudançasNBRnegócionormasnormas brasileiraso que evitaro que fazerobraobrasofraonlineorçamentosOrganizaçãoorganizepagamentosPaisagismopalestraspapel contactParade de tijoloparedeparede de lousaparede de tijolosparedespasso a passopastilhaPBQP-Hpdvpeças fundamentaispedidopendentepequenopiaPinturapiscinapisopisospituraplacas cimentíciasplanejamentoplantaplantasponto comercialporcelanatoPorta sanfonadapos vendappprPPRprateleirapressãopressão na águapreto e brancoprevençãoprimárioProblemasprodutividadeprodutosprodutos certificadosprodutos de qualidadeprodutos kronaprofissionaisprojetoprojeto elétricoProjeto hidráulicopvcQDCQDCsQuadro de Distribuiçãoquadros de distribuição da kronaqualidadequalidade acústicaqualificadosquarentenaquartoquarto de bebêrachadurasraloralo linearralo secoralo sifonadoralosreaproveitamentoredes sociaisreformareforma e construçãoreforma hidráulicareforma no banheiroreformarreformar o banheiroregistroregistro de esferaregistro de esferarregistro de gavetaregistro de pressãoRegistrosregistros kronaregulamentorejuntamentorejunteReparoreparosresultadosretençãorevenda de materiais de construçãorevendedorrevestimentorevestimento para cozinharodapéroscávelrose goldrotinaroupassacadasalasala de estarsanitáriosecundáriosegurançasifãosintéticosistema de esgotosofásoldávelsoluçãoSUA LOJAsuculentassustentabilidadesustentáveltamanhotapetetapetestecidotemperaturatendênciaTendênciastendenciastermofusoratermosterrenotesteteste de qualidadetestes de qualidadetetotijolo aparentetinta acrílicatipostipos de tintatipos sifãotorneiratorneira kronatorneira para jardimtorneira pingandotrabalhar em casatransformação digitaltrave de futeboltuboTubostubos conexõestubos de esgototubos de pvctubos e conexõestubos e conexoestubos e conexões de cpvctubos e conexões de esgototubos e conexões de pprtubos para água quentetubos pvctuboseconexoestubulaçãotubulação de água quentetubulação de esgototubulação elétricatudo o que você precisa saberUmidadeusar o instagram na lojause kronausekronautensíliosvacinasválvulaválvula de retençãovantagensvarejovaso sanitáriovazamentovazamento dicasVDIvendasvender maisvender material de construção no whatsvender na internetvida útilvinílicovitrinewashi tapewhatsapp para venderwood frameworkshops