Quais as vantagens e desvantagens da instalação de chuveiro monocomando e bicomando?

Na hora de construir ou reformar seu banheiro, é preciso escolher entre o chuveiro monocomando e o chuveiro bicomando. Cada um desses modelos tem suas peculiaridades e diferenças na instalação e na utilização, apesar de o resultado final ser o mesmo: nas duas versões, você tem a opção de escolher entre água quente ou fria.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Veja, agora, quais são as características de cada um deles e descubra qual é o mais adequado para o seu banheiro.

Chuveiro monocomando

O chuveiro monocomando possui um único registro que mistura água quente e fria, instalado de forma embutida na parede. No local da instalação, onde tradicionalmente fica o registro de gaveta para chuveiro, é feita a alteração de funcionalidade para misturador monocomando: do lado esquerdo, ele tem uma entrada para água quente; do lado direito, para água fria. A mistura das duas ocorre dentro do tubo antes de sair pelo chuveiro. Assim, para escolher a temperatura que você deseja para a água em um chuveiro monocomando, basta girar o manípulo para a esquerda ou para a direita.

Além disso, na hora de escolher o registro monocomando que você vai utilizar, é importante pesquisar se o modelo tem bom funcionamento independentemente da pressão da água ou se é indicado somente para pressão alta ou baixa, pois isso faz toda diferença para que ele tenha um bom fluxo de água. Também lembre que o monocomando não aquece a água: é preciso de um aquecedor a gás, elétrico ou solar para o aquecimento.

Vantagens do chuveiro monocomando

  • É uma boa alternativa para reformas no banheiro, pois a instalação é fácil e não há necessidade de quebrar a cerâmica.
  • Como ele reúne as duas opções de temperatura em uma única peça, precisa de apenas um furo na parede.
  • Além de ter uma estética mais leve, o registro monocomando otimiza o espaço, já que possui apenas um manípulo.
  • Por meio do manípulo único, além da temperatura da água, é possível controlar a intensidade e a vazão de água.

Desvantagens do chuveiro monocomando

  • A única desvantagem do chuveiro monocomando é que, dependendo do modelo, é necessário maior pressão de água. Se você não se atentar a isso na hora da instalação, pode acabar tendo um fluxo baixo de água saindo do chuveiro.

Chuveiro bicomando

O chuveiro bicomando possui dois misturadores instalados de forma embutida na parede: por padrão internacional, o registro da esquerda é de água quente; o da direita, água fria. No lado esquerdo, pode ser utilizado o Tê Misturador RF Ultraterm Krona®, para regular a passagem da água quente; no lado direito, onde ocorre a passagem da água fria, a mistura só é feita após a passagem pelo chuveiro. Por causa disso, o ideal é abrir primeiro todo o lado da água fria e, depois, abrir aos poucos a água quente, para não sofrer queimaduras com a pressão e o volume de água quente inicial.

Vantagens do chuveiro bicomando

  • Como o chuveiro bicomando pode ser instalado em locais com pressão de água baixa, é possível ter um controle maior de temperatura e intensidade da água.

Desvantagens do chuveiro bicomando

  • A instalação costuma ser mais complicada do que a do chuveiro monocomando.
  • Por ter dois registros, ocupa um espaço maior, o que pode ser um problema em algumas obras ou reformas.

Seja qual for a sua escolha na hora de instalar o seu chuveiro, lembre-se que é importante utilizar tubos e conexões de qualidade. A Linha CPVC Ultraterm Krona® e a Linha PPR Krona possuem tubos e conexões ideais para instalações de água quente e são fabricadas de acordo com as normas brasileiras, garantindo mais segurança e resistência para o seu sistema hidráulico. Clique aqui e conheça o catálogo completo da Krona, com os melhores produtos para a sua obra ou reforma.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.