Tubos e conexões: escolhendo o diâmetro certo para a obra

instalação hidráulica é uma das etapas mais importantes de uma obra: ela vai garantir o abastecimento, a distribuição e o escoamento de água na construção. Por isso, é essencial planejar quais serão os tubos e conexões necessários para o seu projeto, escolhendo o diâmetro certo para cada um deles.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Quem trabalha diariamente na construção civil tem mais facilidade para identificar o diâmetro ideal para tubulações de água fria, quente, esgoto e pluvial, porém, em edifícios com diversos pavimentos ou apartamentos e em prédios industriais com grandes áreas construídas, não é tão simples.

Por isso, é importante que o processo de escolha dos tubos e conexões esteja sempre alinhado às normas brasileiras, de acordo com o tipo de projeto que você vai executar. E, claro, contar com um profissional especializado faz toda a diferença.

As normas que devem ser respeitadas em projetos de instalação hidráulica são:

  • NBR 5626:2020: sistemas prediais de água fria e água quente – projeto, execução, operação e manutenção;
  • NBR 8160:1999: sistemas prediais de esgoto sanitário – projeto e execução;
  • NBR 15575: desempenho de edificações habitacionais.

Padrões de diâmetro para as tubulações

Os tubos que serão utilizados em uma obra ou reforma e o diâmetro adequado para cada um deles devem, sempre, estar de acordo com as exigências da construção e as normas que citamos anteriormente. Além disso, o tamanho dos tubos e conexões também depende do tipo de projeto que você está desenvolvendo, mas, em geral, as principais instalações hidráulicas de uma obra seguem um padrão de diâmetro para garantir a vazão adequada de água e dejetos.

Veja alguns exemplos para considerar na hora de comprar os materiais para o seu projeto:

  • saída de água da pia do banheiro (lavatório): 40 mm ou 50 mm;
  • saída de descarga da bacia sanitária e do tubo de esgoto central: 100 mm;
  • saída de água da pia da cozinha: 50 mm;
  • tubulação para tanque de lavar roupas: 40 mm ou 50 mm;
  • tubulação para máquina de lavar roupas: 50 mm;
  • tubulação que vai da caixa sifonada até o tubo de esgoto: 50 ou 75 mm.

Além do tamanho, outro ponto muito importante na hora de escolher os tubos e conexões para a sua obra é o material de fabricação. Escolher produtos de qualidade certificada e de material resistente, como o PVC, faz toda a diferença.

PVC: saiba mais sobre esse material

O PVC (Policloreto de Vinila) é um plástico seguro e sustentável, derivado do petróleo. Ele surgiu em 1835, quando Justus Von Liebig descobriu o monômero cloreto de vinila, que é a sua principal composição. Depois de muitas tentativas e experimentações, em 1928 o PVC começou a ser produzido oficialmente nos EUA. No Brasil, a produção do material iniciou somente em 1955.

Apesar de estar presente em diversos produtos e soluções, como embalagens, brinquedos, revestimento e automóveis, o grande destaque do PVC é na construção civil, já que esse setor necessita de produtos leves, de baixo custo e maior durabilidade.

Os tubos de PVC são o carro-chefe da Krona desde o início, em 1994. Em 2004, iniciava, também, a fabricação de conexões e acessórios de PVC, junto aos tubos. O sucesso e o reconhecimento da Krona nesse segmento levaram à ampliação da fábrica de tubos e conexões de PVC em Joinville, em 2008, que se tornou uma das mais modernas do setor na América Latina.

Tubos de PVC disponíveis no catálogo Krona

As principais aplicações dos tubos de PVC são nas instalações de água fria e esgoto, pois o material suporta temperaturas de até 45°C em regime não contínuo. Veja, abaixo, os tubos de PVC disponíveis no catálogo Krona e conte com a qualidade dos nossos produtos na sua obra.

  • Tubo de PVC Roscável 3 m Krona: ideal para instalações de água fria provisórias ou que serão desmontadas com frequência, esse tubo suporta a pressão de 7,5 Kgf/cm² e é produzido na cor branca, de acordo com as normas brasileiras. Está disponível nas seguintes bitolas: 1/2″, 3/4″, 1″, 1.1/4″, 1.1/2″ e 2″.
  • Tubo de PVC Soldável 3 m Krona: ideal para instalações permanentes e embutidas de água fria, esse tubo suporta a pressão de 7,5 Kgf/cm² e é produzido na cor marrom, de acordo com as normas brasileiras. Está disponível nas seguintes bitolas: 20 mm, 25 mm, 32 mm, 40 mm, 50 mm, 60 mm e 75 mm.
  • Tubo de PVC Soldável 6 m Krona: possui as mesmas especificações do tubo anterior, mas com 6 metros de comprimento. Além disso, está disponível em mais dois tamanhos de bitolas: 85 mm e 100 mm.
  • Tubo de PVC Esgoto Série Normal 3 m Kronapode ser aplicado para escoar efluentes de aparelhos sanitários, para conduzir água pluvial ou para instalações prediais de esgoto e ventilação. É produzido na cor branca, de acordo com as normas brasileiras, e está disponível nas seguintes bitolas: DN 40, DN 50, DN 75, DN 100, DN 150 e DN 200.
  • Tubo de PVC Esgoto Série Reforçada 6 m Krona: ideal para sistemas de esgoto sanitário, de água pluvial e de ventilação em trechos considerados críticos, sujeitos a impacto — como áreas externas — e locais passíveis ao tráfego intenso. É produzido na cor bege pérola, de acordo com as normas brasileiras e está disponível nas seguintes bitolas: 40 mm, 50 mm, 75 mm, 100 mm e 150 mm.
  • Tubo Eletroduto de PVC Rígido Soldável 3 m Krona: ideal para abrigar, conduzir e distribuir cabos em instalações elétricas de baixa tensão, fornecendo proteção mecânica e antichamas. É produzido na cor preta, de acordo com as normas brasileiras, e está disponível nas seguintes bitolas: 20 mm, 25 mm e 32 mm.
  • Tubo Eletroduto de PVC Rígido Roscável 3 m Krona: ideal para instalações elétricas de baixa tensão em sistemas embutidos, ou seja, não aparentes. É produzido na cor preta, de acordo com as normas brasileiras, e está disponível nas seguintes bitolas: 1/2″, 3/4″, 1″, 1.1/4″, 1.1/2″, 2″, 3″, 4″ e 2.1/2″.

Como você viu, não é tão difícil definir o diâmetro certo para os tubos de PVC utilizados na sua obra. Mais fácil ainda é escolher produtos de qualidade: é só contar com a Krona. Aqui, os tubos e conexões de PVC são fabricados com formulação própria do composto, garantindo a qualidade que pode ser comprovada no site do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQPH), que certifica as empresas qualificadas na fabricação e venda desses produtos.

Quer conhecer a nossa linha completa de tubos e conexões? Clique aqui, baixe nosso catálogo de produtos e leve mais qualidade para a sua obra ou para a sua loja de materiais de construção.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.