Tubos e conexões em instalações hidráulicas: quais os diferentes tipos?

Vai construir ou reformar e ainda não conhece todos os tipos de tubos e conexões para instalações hidráulicas? É importante saber quais são eles para escolher o material ideal para cada etapa da sua obra.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

 

Veja, agora, quais são os principais tipos de tubos e conexões e faça a escolha certa para a sua instalação hidráulica.

PVC

PVC, ou Policloreto de Vinila, é o material mais comum nas instalações hidráulicas de água fria das construções brasileiras e suporta temperaturas de até 25ºC. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), os tubos de PVC para água e esgoto são os mais utilizados em instalações prediais no Brasil, com participação de 95% e 85% do mercado, respectivamente. Um dos principais motivos para isso é sua resistência à corrosão.

Um produto fabricado em PVC possui um ciclo de vida útil longo. De acordo com o Instituto Brasileiro do PVC, a durabilidade média é de 60 anos, podendo chegar a 100 anos de uso se o produto for limpo e conservado de maneira adequada.

Porém, muitos instaladores cometem erros no momento da instalação ou da soldagem de tubos e conexões de PVC, o que pode prejudicar essa durabilidade. Por isso, é fundamental seguir corretamente o procedimento de soldagem a frio, usando o adesivo plástico e a solução preparadora, produto indispensável uma solda sem vazamentos e nunca aquecer o produto para unir uma conexão à outra.

Além disso, lembre-se de seguir a norma ABNT NBR 5626/20 ao realizar o teste de estanqueidade dos tubos e conexões de PVC, ou seja, o processo para checar se existem vazamentos de gás na tubulação. De acordo com a norma, esse teste só deve ser feito 12 horas após as soldagens.

PPR

PPR, ou Polipropileno Copolímero Random Tipo 3, é um material utilizado para conduzir água fria ou quente. Ele é altamente testado por laboratórios e possui condições de uso internacionais, que superam as exigências das normas técnicas brasileiras, suportando picos de temperatura de até 95ºC e menor perda de carga.

Para instalar tubos e conexões de PPR, não é necessário soldas, adesivos ou solução preparadora, evitando o risco de vazamentos. A instalação desse material é realizada por meio de fusão térmica, a uma temperatura de 260 ºC, formando um elemento único ao final do procedimento. Para isso, é necessário o auxílio de um termofusor.

O PPR em alguns casos dispensa o uso de isolamento térmico, pois tem baixa condutividade térmica. Isso significa que ele mantém a temperatura da água e impede a transmissão de calor para o exterior do tubo.

CPVC

CPVC, ou Policloreto de Vinila Clorado, é um material utilizado no mundo há 60 anos, com normas brasileiras específicas que garantem a sua padronização e asseguram a qualidade na fabricação e aplicação. Seu composto é similar ao PVC, porém, com propriedades superiores, que permitem sua aplicação em instalações hidráulicas de água quente, suportando picos de  temperaturas de até 95ºC.

A instalação de tubos e conexões de CPVC é feita por meio de soldagem a frio, com adesivo para CPVC. Esse material dispensa equipamentos específicos e equipes especializadas para realizar a soldagem das peças, ou seja, a instalação é fácil e rápida. Para que essa instalação seja feita de forma correta, é importante seguir a norma NBR 15884-3/2010, que regulamenta a montagem, instalação, armazenamento e manuseio de tubos e conexões de CPVC.

PEAD

O PEAD, ou Polietileno de Alta Densidade, é o material de tubos e conexões com grande resistência a impactos e a produtos químicos. Eles são capazes de transportar sólidos, líquidos e gases com eficiência, para grandes distâncias sem a necessidade de diversas conexões, como em outros tipos de tubulação.

As aplicações mais comuns de tubos e conexões de PEAD são em sistemas de captação de água, redes de distribuição de gases e transporte hidráulico de solos. Eles possuem um ciclo de vida útil longo e alto desempenho. Além disso, são leves, flexíveis e fáceis de serem encontrados em diversas opções de diâmetros e pressão para se adaptar a diferentes soluções.

Polipropileno

Os tubos e conexões em polipropileno são produzidos por uma matéria-prima que tem origem na resina termoplástica, confeccionado a partir de um substrato da refinação do petróleo, também utilizado para fabricar tanques, válvulas, chapas, peças, equipamentos, entre outros. Eles possuem alta resistência química e podem ser aplicados em condições severas, ambientes agressivos e sistemas de esgoto, por exemplo.

A vida útil dos tubos e conexões de polipropileno é de mais de 15 anos e eles estão disponíveis no mercado em diversos diâmetros e diferentes espessuras de parede. Além disso, eles são leves, o que facilita sua instalação em vários tipos de suportes.

PEX

O PEX, ou Polietileno Reticulado Flexível, é um material utilizado para o transporte de água quente ou fria. Os tubos e conexões desse material são maleáveis e possuem um formato parecido com uma mangueira de jardim. Essa flexibilidade facilita a instalação e o acesso para eventuais manutenções, elimina a necessidade da utilização de algumas conexões e evita quebras.

A instalação de tubos e conexões de PEX é feita por um equipamento que os une por meio de pressão. Sua vida útil é de, no mínimo, 50 anos, tem alta resistência térmica e suporta temperaturas de até 140ºC.

Aço galvanizado

Os tubos e conexões de aço galvanizado têm mais resistência que os produtos que citamos anteriormente. A utilização de aço galvanizado na construção civil traz alto grau de segurança e qualidade para as obras, já que esse material é mais resistente à corrosão e à pressão.

Eles têm alta durabilidade e são utilizados em vários segmentos. Entre eles, estão a mineração, metalurgia, química, petroquímica, papel e celulose, por exemplo.

Cobre

Os tubos e conexões de cobre são considerados os mais fortes e resistentes. Eles possuem vida útil longa e suportam temperaturas de até 1.100ºC, sendo o único material  indicado para caldeiras.

A instalação de tubos e conexões de cobre só pode ser feita por mão de obra especializada, pois o tubo necessita de isolamento térmico e a soldagem exige procedimentos adequados para o cobre. Outra vantagem desse material é não formar incrustações ao longo do tempo.

Nas linhas de produtos Krona, você encontra alguns dos tubos e conexões que citamos até aqui. Temos a Linha Água Fria Krona e a Linha Esgoto Krona, fabricadas em PVC; a Linha PPR Krona e a Linha CPVC Ultraterm Krona®. Todos os produtos dessas linhas são fabricados de acordo com as normas brasileiras, passam por testes rigorosos de qualidade e possuem certificações da ABNT.

Se você é responsável por uma construtora ou instaladora, conte com a Krona na hora de adquirir tubos e conexões para os seus projetos e obras. Clique aqui e entre em contato com a gente para conhecer nossos produtos e fazer seu orçamento.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.