Dúvidas sobre tubos e conexões? Denishow responde!

Se você acompanha as redes sociais da Krona, sabe que o Denishow, nosso assistente virtual, tem presença confirmada nos nossos posts todos os meses para esclarecer dúvidas sobre tubos e conexões.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Se você ainda não acompanha, não perca tempo: siga a Krona nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades sobre os nossos produtos e, claro, para deixar suas dúvidas nos comentários para o nosso querido Denishow responder.

Hoje, convidamos nosso assistente virtual para marcar presença aqui no blog e reunir, neste post, as respostas para as principais dúvidas sobre tubos e conexões que recebemos de vocês, nossos clientes e parceiros. Vamos lá?

Esclarecendo dúvidas sobre tubos e conexões com o Denishow

Os tubos e conexões de PVC podem ficar expostos ao sol?

Os tubos e conexões de PVC podem ser expostos ao sol, sem riscos de interferência na pressão dentro do tubo. Porém, a ação dos raios UV, ao longo dos anos, pode provocar a descoloração e o ressecamento da superfície externa dos tubos, o que acaba diminuindo a sua durabilidade. Uma dica para evitar esse problema é realizar um leve lixamento na superfície de PVC e, após isso, pintar com tinta à base de água.

Qual é a conexão que liga a torneira do lavatório ao tubo de água fria?

Se a torneira for de mesa, ela será alimentada por um Engate Plástico Krona. Se for uma torneira de parede, ela será conectada ao tubo por um Joelho Krona ou por um Tê Soldável com Bucha de Latão Krona.

Qual a distância mínima que deve existir entre um tubo de água quente e um tubo de água fria em uma instalação hidráulica?

A distância mínima entre um tubo de água fria e um tubo de água quente deve ser igual ao diâmetro do tubo que está sendo utilizado. Por exemplo: se o tubo tiver 22 mm de diâmetro, o espaçamento mínimo entre as tubulações deverá ser de 22 mm.

Quanto de Fita Veda Rosca Krona deve ser utilizado entre duas tubulações ou conexões?

Fita Veda Rosca Krona é ideal para vedação de tubulações, acessórios e conexões roscáveis. Cerca de seis voltas de fita são suficientes para vedar bem a conexão, sempre lembrando que pode variar de acordo o tamanho ou a bitola da conexão/tubo. Além disso, ao aplicar a fita em uma extremidade de tubo ou conexão roscável, fique atento ao sentido da rosca e gire no sentido dos ponteiros do relógio.

Os tubos e conexões da Linha CPVC Ultraterm Krona® suportam temperaturas maiores que 70ºC?

A temperatura máxima de trabalho dos produtos de CPVC é 70°C, considerando a vida útil do material, que é estimada em 50 anos. Porém, picos de temperaturas acima disso são admissíveis, e a norma referente a esse material e à sua instalação, a NBR 15884, estabelece três níveis de temperatura e por quanto tempo o CPVC suportaria cada uma delas:

  • temperatura de projeto: 70°C, por 49 anos;
  • temperatura máxima: 80°C, por 1 ano;
  • temperatura de mau funcionamento: 95°C, por 100 horas.

Todos os produtos da Linha CPVC Ultraterm Krona® atendem à NBR 15884 e às suas especificações referentes à temperatura de trabalho.

A Linha CPVC Ultraterm Krona® pode ser utilizada para instalações de água fria?

Sim, o CPVC pode conduzir água fria. É muito utilizado em sistemas hidráulicos de recalque onde é necessário transportar a água a um reservatório superior, pois é um material altamente resistente à pressão.

Preciso conectar um tubo de inox a um tubo de CPVC. Qual conexão devo usar?

Indicamos o uso de conexões de transição que tenham a bucha de latão macho ou fêmea, para permitir o encaixe de outro material. Na Linha CPVC Ultraterm Krona®, você encontra conexões que podem realizar essa função: o Joelho 90° de Transição RF Ultraterm Krona®, o Tê de Transição Ultraterm Krona®, a Luva de Transição RF Ultraterm Krona® e o Conector RM Ultraterm Krona®.

Tubos e conexões de CPVC podem ser soldados com termofusora?

Não, a termofusora é apenas para a soldagem de tubos e conexões da Linha PPR. O CPVC deve ser soldado a frio, apenas com Adesivo Plástico Ultraterm Krona®, ideal para esse material. Veja o vídeo explicativo da soldagem de tubos e conexões da Linha CPVC Ultraterm Krona® clicando aqui.

Qual o tempo de cura do Adesivo Plástico para CPVC Ultraterm Krona®?

Após aplicar o Adesivo Plástico para CPVC Ultraterm Krona®, você deve aguardar 8 horas para encher a tubulação com água e mais 24 horas para fazer o teste de pressão. Com isso, você garante a instalação correta dos tubos e conexões para água quente.

Qual a profundidade máxima para instalação de um tubo de esgoto?

Não há limitação para profundidade, mas algumas regras de assentamento devem ser seguidas ao instalar tubos de esgoto. Essas regras podem ser encontradas nas páginas 6 e 7 do nosso Catálogo Técnico da Linha Esgoto, clicando aqui.

A Grelha Quadrada Branca Krona n°50 ou n°52 pode ser utilizada em pisos de estacionamentos?

Não indicamos utilizar a Grelha Quadrada Branca Krona em locais onde ocorre a circulação de veículos de duas ou quatro rodas. Nesse caso, o ideal é utilizar a Caixa Coletora de Água Pluvial Krona, pois sua tampa resiste a até 500 kg de peso.

Em quais caixas de esgoto pode ser utilizado o Prolongador Krona?

Prolongador Krona pode ser usado na instalação das Caixas de Esgoto e Elétrica de piso DN 300 para ajustar a instalação de acordo com a profundidade.

Qual a aplicação específica da Pasta Lubrificante Krona?

Pasta Lubrificante Krona é aplicada em tubos e conexões da Linha Esgoto Krona para lubrificar o anel de vedação e, consequentemente, facilitar o encaixe das partes.

Utilizar soda cáustica para desobstruir tubulações de esgoto prejudica a instalação?

O ideal é não utilizar ácidos para desobstrução da tubulação. De acordo com a NBR 8160, devemos utilizar a Caixa de Inspeção de Esgoto em desvios e de acordo com a distância da tubulação, para que, dessa maneira, a limpeza e a desobstrução do ramal de esgoto sejam facilitadas.

Os tubos de esgoto podem ser utilizados para conduzir água fria?

Diferente da tubulação de água fria, em que o tubo pode permanecer 100% cheio de água, a tubulação destinada ao esgoto é semi-hídrica, ou seja, é projetada para conter uma quantidade de ar e realizar o escoamento. Por isso, os tubos de esgoto não suportam a pressão gerada pela água fria e podem acabar estourando. O ideal é usar cada tipo de tubo no seu devido lugar.

Qual o grau de proteção das Caixas de Passagem Elétrica Krona?

As Caixas de Passagem Elétrica Krona, disponíveis nos modelos Embutir e Sobrepor, possuem grau de proteção IP40, de acordo com a NBR IEC 60529. Isso significa que elas garantem proteção contra objetos sólidos de dimensão maior que 1 mm e a adequação dos produtos para uso em ambientes internos, evitando riscos de danos ao equipamento e danos físicos às pessoas.

A Caixa de Proteção com Tomada Krona aceita quais tipos de disjuntores?

Caixa de Proteção com Tomada Krona aceita até dois disjuntores monopolares ou um disjuntor bipolar nos padrões DIN ou NEMA.

O Eletroduto Roscável Krona pode ser instalado enterrado?

Sim, o Eletroduto Roscável Krona pode ser enterrado ou embutido em parede, laje ou piso e possui elevada resistência à compressão. Também pode ser usado em linhas subterrâneas, em contato direto com a terra ou envolto em concreto.

Onde encontro os certificados de qualidade da Krona?

Todos os certificados de qualidade da Krona podem ser encontrados no nosso site. É só clicar aqui.

Tem mais alguma dúvida sobre tubos e conexões? Clique aqui, acesse o FAQ da Krona e veja se a sua dúvida já foi respondida por lá. Além disso, sempre que precisar, deixe seu comentário aqui no blog ou nas nossas redes sociais. Na Krona, é assim: você pergunta, o Denishow responde.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.