Quando o assunto é inovação e qualidade, a Krona traz produtos perfeitos para obras. A linha PPR Krona não poderia ser diferente, oferecendo produtos com altíssima qualidade e versatilidade para instalação hidráulica. A linha PPR segue as normas ABNT NBR15813 – sistemas de tubulações prediais de água quente e fria. Para garantir a qualidade Krona, os ensaios foram realizados pela Falcão Bauer – Central tecnológico de controle de qualidade. Os atestados encontram-se aqui.
A matéria-prima dos tubos e conexões PPR: qualidade e durabilidade do produto na sua casa
A linha PPR Krona é fabricada com Polipropileno Copolímero Random Tipo 3, composto de última geração que conduz água fria ou quente. O PPR é altamente testado por laboratórios e condições de uso internacionais, e supera as exigências das normas técnicas brasileiras, suportando picos de temperatura de até 95ºC e menor perda de carga. Ainda dispensa o uso de isolamento térmico, pois tem baixa condutividade térmica, o que mantém a temperatura da água e impede a transmissão de calor para o exterior do tubo.
Quais as principais especificações técnicas do PPR?
A linha PPR Krona é composta por tubos e conexões responsáveis pela condução de água fria ou quente aos pontos de utilização com alta exigência de desempenho. A linha está disponível nos diâmetros de 20mm a 110mm, com tubos nos comprimentos de 3 metros que visam realizar a instalação hidráulica das mais variadas formas, com um excelente resultado no tempo de aplicação.
Dispõe de 2 classes de pressão:
PN 25 = (8Kgf/cm²) em constante temperatura de 70°C – identificada com uma gravação na cor vermelha;
PN 20 = (6Kgf/cm²) em constante temperatura de 70°C – identificada com uma gravação na cor amarela.
* Todas as conexões da linha PPR Krona são PN25.
- Normas técnicas garantem qualidade
A linha PPR da Krona atende as especificações da Norma NBR 15813: 2010 – Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria.
- Parte 1: Tubos de polipropileno copolímero random (PPR) tipo 3 – Requisitos;
- Parte 2: Conexões de polipropileno copolímero random (PPR) tipo 3 – Requisitos;
- Parte 3: Tubos e conexões de polipropileno copolímero random (PPR) tipo 3 – Montagem e instalação.
A linha PPR atende as especificações exigidas pela Norma NBR 7198:1993 – Projeto e execução de instalações prediais de água quente.
- Normas complementares
Esta linha de produtos é complementada pelas normas internacionais, tais como:
- DIN 8077: Tubos de PP – Dimensões;
- DIN 8078: Tubos de PP – Requisitos gerais de qualidade;
- DIN 16962: Acessórios de PP – Dimensões e requisitos gerais de qualidade.
Onde posso instalar o PPR Krona?
É recomendado para instalações em residências, edifícios residenciais e comerciais, hotéis, restaurantes e instalações que tenham alta exigência de desempenho e durabilidade.
Vantagens da linha PPR
- Maior durabilidade
A linha PPR da Krona possui um excelente comportamento a altas temperaturas, proporcionando uma longa vida útil à tubulação.
- Maior segurança
O sistema de união por fusão molecular entre tubo e conexão forma uma tubulação contínua, garantindo a estanqueidade absoluta e muito mais segurança à instalação.
- Maior potabilidade
A atoxicidade da linha PPR da Krona garante a potabilidade da água transportada.
- Maior isolamento térmico
Com a linha PPR da Krona, a temperatura da água permanece relativamente estável durante o fluxo, minimizando a perda de energia.
- Maior resistência a baixas temperaturas
A linha PPR da Krona resiste ao congelamento da água contida em tubulações expostas a baixas temperaturas.
- Maior resistência ao impacto
Ações de impacto ou esforço às tubulações com objetos metálicos pontiagudos ou cortante:
Ex. Roda de girica, fabricada de metal.
- Maior resistência a correntes galvânicas
A linha PPR da Krona não conduz eletricidade, portanto não sofre perfurações pelo ataque das correntes galvânicas.
- Maior desempenho em zonas sísmicas
A linha PPR da Krona é um material apropriado para instalações em zonas sísmicas devido sua flexibilidade e alta resistência mecânica.
- Maior praticidade na instalação
A linha PPR da Krona é um material muito leve e flexível, o que facilita a operação na obra.
- Menor perda de carga
A Linha PPR da Krona possui uma superfície interna lisa, o que proporciona menor índice de perda de carga.
- Menor ruído nas instalações
A fonoabsorção da linha PPR da Krona não permite a propagação de ruídos e vibrações do fluxo para a edificação, mantendo assim um alto grau de isolamento acústico.
- Isenta de corrosão
A linha PPR da Krona possui excelente resistência à agressão das águas duras, não sofrendo o efeito de corrosão e suportando substâncias ácidas e alcalinas com altos níveis de concentração, e Ph variando entre 1 e 14.
Instalação segura
A união dos tubos e conexões da linha PPR ocorre por termofusão a 260°C, processo que aquece a ponta do tubo e o interior da conexão, deixando as partes prontas para o encaixe e formando um sistema contínuo entre tubos e conexões, dispensando o uso de solda, roscas e colas no processo.
Após o processo de montagem, quando as tubulações já estiverem totalmente expostas, deve-se realizar o teste hidráulico de pressão para eventuais reparos.
O processo de termofusão garante total estanqueidade ao sistema, não necessita de manutenção e proporciona uma longa vida útil ao produto.
Agora que você já conhece todas as características, vantagens e benefícios do PPR, confira um passo a passo para a instalação do PPR por termofusão. Baixe nosso catálogo técnico.
Quer saber como elaborar o projeto ideal de tubulação de água quente? Aprenda aqui.
Não deixe de conferir também o material com o Manual do PPR: dicas para uma boa instalação.
Ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente pelo nosso chat on-line clicando aqui.