5 dicas para reformar um ponto comercial

Está pensando em reformar o seu ponto comercial? O primeiro passo para que a reforma do seu estabelecimento não se torne uma grande dor de cabeça é ter um planejamento. Depois, é importante contar com instalações adequadas que vão garantir a atração dos clientes e o sucesso do seu negócio.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Quem nunca ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? No caso do ponto comercial, essa é uma grande verdade. Um bom espaço comercial garante mobilidade para os clientes, conforto e uma boa visibilidade dos produtos. Pensando nisso, trouxemos neste post algumas dicas para você acertar na hora de adaptar ou reformar o seu ponto comercial.

Informe-se sobre as normas

Cada tipo de atividade comercial tem suas exigências. Por isso, antes de começar as reformas e mudanças, verifique quais são os itens que o seu estabelecimento é obrigado a ter, por exemplo, em relação a normas sanitárias, de segurança e acessibilidade. Conhecer as normas da região em que você está abrindo um negócio é um fator-chave para o sucesso.

Ao consultar os órgãos regulatórios, os empreendedores conseguem saber se as mudanças que serão realizadas no imóvel estão dentro da legalidade. Por exemplo, há municípios que restringem o uso de calçadas, enquanto outros impedem que grandes extensões do meio-fio sejam rebaixadas para rampas de acesso de veículos. A própria obra também deve seguir algumas regras, principalmente se o imóvel for parte de um condomínio ou shopping. Na dúvida, contrate um profissional especializado para orientar você durante o projeto.

Pense na sua rotina no estabelecimento

Ao planejar as mudanças nas instalações, leve em consideração as necessidades e a logística do dia a dia. Reformar um imóvel comercial exige atenção às demandas do negócio, pois é justamente para atendê-las que serão realizadas as modificações. Por isso, detalhe todas as atividades que fazem parte da sua rotina, desde aquelas voltadas para o atendimento aos clientes até as administrativas e de estocagem de produtos e insumos necessários ao funcionamento da sua empresa.

Para isso, é claro, você deve considerar o ramo de atividade e as suas tarefas rotineiras, bem como as necessidades dos seus clientes. Se a sua atividade envolve o uso de equipamentos eletrônicos, por exemplo, invista em uma boa instalação elétrica e tomadas em quantidade suficiente. O mobiliário também deve ser escolhido com atenção, analisando as medidas do espaço e a circulação no local.

Observe o perfil dos clientes do seu ponto comercial

O principal fator que pode prejudicar um ponto comercial é a ausência do público-alvo em seu entorno. Dessa forma, conhecer o perfil do consumidor é fundamental para que a sua empresa possa alinhar suas expectativas às demandas reais dos seus clientes. A organização, a decoração e as adaptações do ponto, por exemplo, devem ser feitas de maneira criteriosa, de forma que sejam coerentes com o perfil do seu público.

Entender quais são as demandas e as preferências dos seus clientes é muito importante para que a reforma no seu ponto comercial resulte em um ambiente funcional e atrativo. Lembre-se de sempre considerar a contratação de um arquiteto ou engenheiro civil ou de um profissional de decoração, pois eles podem ajudar você a planejar os custos reais do seu projeto de reforma.

Tenha um cronograma da obra

Organizar as etapas da obra é importante, mesmo que seja comum aparecerem imprevistos durante o processo. Por isso, dedique algum tempo para criar um cronograma que estabeleça prazos bem definidos e facilite a visualização das tarefas que precisam ser feitas. Assim, você garante que todas as etapas sejam cumpridas.

Você pode, inclusive, levar essas tarefas em conta ao prever o prazo da sua reforma. Coloque um limite realista para que a obra não se arraste muito, o que pode resultar em sérios prejuízos. Também tenha em mente que, enquanto determinada tarefa está parada por qualquer motivo, talvez outras possam ser adiantadas, a partir da realocação da mão de obra. Detalhes como esse ajudam a cumprir os prazos determinados no seu cronograma.

Cuide do orçamento

É muito importante criar um plano de custos. Pesquise sempre antes de comprar qualquer item, anote tudo o que gastar e, se puder, faça uma reserva para os imprevistos. Sem esse tipo de controle, fica fácil se perder nos gastos e você corre o risco de ter que parar a reforma do seu ponto comercial no meio do caminho.

Lembre-se: é importante estar preparado para gastar mais do que o esperado. Por melhor que seja o planejamento da sua reforma e por mais detalhado que seja o projeto, sempre existe a possibilidade de o investimento sair mais caro do que o previsto originalmente. Portanto, reserve algo em torno de 10% para cobrir os gastos inesperados que podem surgir durante o processo.

Dica extra: envolva seus clientes no processo de reforma por meio das mídias digitais

O marketing nas mídias digitais tem sido uma tendência bastante eficaz nos últimos tempos, por ser uma ferramenta que facilita a comunicação entre pessoas de qualquer lugar. O ambiente digital tem um grande poder de alcance, se comparado a outros canais de divulgação, tornando-se uma ferramenta poderosa e importante para as empresas, já que auxilia na conquista de novos clientes.

No caso da obra no seu ponto comercial, uma dica é compartilhar com os seus clientes algumas etapas da reforma, por meio de publicações nas redes sociais, enquetes e outros conteúdos que farão eles se sentirem mais próximos de você e da sua loja. A proximidade com o seu público também é um ponto positivo para o sucesso do seu negócio.

Se quiser mais dicas e ideias para divulgar os seus materiais de construção nas redes sociais, confira este outro conteúdo aqui do blog.

Bônus

Achou que as dicas tinham acabado? Calma, ainda tem mais: a Krona criou um conteúdo supercompleto para ensinar a você algumas técnicas de como rebater as principais objeções dos clientes na hora da compra. Embora essas objeções pareçam um grande problema, elas podem funcionar como sinais de interesse, capazes de ajudar o vendedor a conhecer melhor os seus clientes. Acesse o e-book aqui e fique por dentro desse assunto.

Agora você já sabe o que deve considerar na hora de reformar o seu ponto comercial e está pronto para transformar e deixar o seu estabelecimento mais atrativo. Além disso, na hora de escolher os produtos para sua obra (e para as suas prateleiras, quando tudo estiver pronto), escolha Krona. Contar com a qualidade que só os produtos Krona oferecem é sempre a melhor decisão. Acesse nosso catálogo de produtos que está disponível para download no site e conheça a nossa linha completa de tubos e conexões.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.