Como lidar com a frustração do cliente durante uma obra ou reforma em casa

Se você é instalador, sabe que, em uma obra ou reforma em casa, é comum acontecerem problemas durante a execução dos serviços. Entre eles estão: mudança de orçamento, alteração nos prazos, necessidade de contratação de outros profissionais, busca por documentação administrativa para o andamento da obra e problemas com materiais de baixa qualidade.

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Todos esses casos podem gerar frustração nos clientes, por isso, é importante saber como lidar com isso e não permitir que essas situações tirem a credibilidade do seu trabalho e impeçam a sua finalização. Além disso, manter a satisfação do cliente desde o início do atendimento até o final da obra é fundamental para fidelizá-lo.

Por isso, separamos a seguir algumas dicas de como lidar com a frustração do cliente durante uma obra ou reforma em casa.

Ouça seu cliente e entenda suas necessidades

Desde o primeiro contato com o cliente, procure entender quais são as necessidades dele e as expectativas que ele tem sobre o seu serviço. Entender o que ele quer facilita na hora de lidar com possíveis frustrações durante uma obra ou reforma em casa.

Além disso, fique atento a todas as objeções e aos feedbacks que você recebe sobre os seus serviços, pois podem ser oportunidades para melhorar seu trabalho. É essencial estar sempre disponível para ouvir seus clientes: essa ação simples ajuda a conquistar, encantar e fidelizar seu público.

Seja transparente com seus clientes durante uma reforma em casa

Na sua profissão, é comum que os clientes procurem seus serviços quando já estão em situações estressantes e frustrantes, como no caso da necessidade de um reparo ou reforma em casa. Por isso, é importante compreender esse momento do cliente e entender que, muitas vezes, é melhor ser transparente e oferecer sugestões e conselhos do que vender um serviço que você sabe que não é o que ele precisa naquele momento.

Quando você é sincero com seus clientes e eles percebem isso, é mais fácil que eles sintam confiança no seu trabalho, contratem você quando realmente precisarem e até mesmo indiquem seus serviços para amigos e conhecidos.

Assuma seus erros

Quando ocorrem erros durante uma obra ou reforma em casa, a transparência também é muito importante. Não assumir a responsabilidade por problemas que possam ter ocorrido durante seu serviço gera desconfiança dos clientes e, dificilmente, ele irá contratar você novamente ou recomendar seu trabalho.

Então, se houver uma mudança no orçamento ou atraso na entrega de um serviço porque você teve um problema com seu fornecedor, por exemplo, seja sincero com seu cliente e não coloque a culpa somente em terceiros. Lembre-se que cliente e fornecedor não têm nenhuma relação e não assumir sua responsabilidade por um gasto a mais ou um atraso só vai deixar seu cliente ainda mais frustrado.

Foque na solução e explique em detalhes as etapas da reforma em casa

Muitas vezes, seus clientes podem se frustrar por não entender como funciona seu serviço ou o que deve ser feito para que uma obra ou reforma em casa seja bem sucedida. Por isso, ao notar que as frustrações, na verdade, são dúvidas, foque sempre na solução e procure explicar tudo de forma detalhada. Assim, você vai manter seu cliente tranquilo e feliz com seu atendimento, além de deixá-lo mais confiante em relação ao andamento da obra.

Tenha paciência

Esta dica vale em todas as outras situações: procure sempre agir e responder as dúvidas e objeções dos seus clientes de forma paciente. Se você ouvir reclamações ou queixas injustas, tente lidar com isso sem desrespeitar seu cliente, pois, assim, eles também vão respeitá-lo.

Vale lembrar, também, de um ponto que já citamos anteriormente: uma reforma em casa já é um momento estressante por si só, então, seu cliente pode estar, apenas, tendo um dia ruim. Atendê-lo bem e de forma respeitosa vai gerar mais credibilidade para o seu trabalho e, não só ele, mas você também ficará mais satisfeito no fim do dia.

Gostou das dicas? Seguindo cada uma delas, com certeza, será mais fácil lidar com possíveis frustrações durante uma obra ou reforma em casa, afinal, todos gostam de ser bem atendidos e um bom relacionamento com o seu cliente torna o seu trabalho ainda melhor.

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