Folhas, poeiras e resíduos fazem necessária a limpeza da caixa d’água a cada seis meses. Aprenda a fazê-la!

Para garantir que a água usada em sua casa esteja sempre limpa, é preciso estar atento à limpeza da caixa d’água, local onde a água fica armazenada antes do uso, normalmente localizada em telhado ou laje de casas e apartamentos. Para melhor aproveitamento, é importante limpar a caixa d’água a cada seis meses. Leia no artigo abaixo como aprender a fazer a limpeza da caixa d’água sozinho e com sucesso!

O primeiro passo é fechar o registro de entrada e parar a passagem de água para a caixa d’água, além de anular a boia. Com o registro fechado, é hora de esvaziar a caixa d’água. Abra o registro “ramal de limpeza” para poder esvaziar a caixa d’água e limpá-la com cuidado. Não se esqueça de fechar o registro da saída da água para evitar que a sujeira se espalhe pelo tubo. Aproveite um dia de folga ou final de semana para fazer esse trabalho, evitando transtornos no seu dia a dia.

Com a caixa d’água vazia, limpe com um pano, mas escolha o material de acordo com o tipo de textura da parede interna. Se for de fibra de vidro, plástico ou de inox, basta utilizar um pano ou esponja. Se a caixa d’água for de concreto ou amianto, o mais indicado é usar uma vassoura de piaçava (que é uma fibra natural), recolhendo a sujeira que se solta com panos.

Após retirar a sujeira e a água que ficou no fundo, reabra o registro de entrada para colocar um pouco de água na caixa d’água, até atingir o nível de um palmo, e adicione cerca de 01 (um) litro de água sanitária. Deixe descansar a mistura no local por duas horas. No intervalo de uma hora, molhe a esponja ou pano limpo na água com água sanitária e limpe as paredes do reservatório.

Agora é hora de enxaguar a caixa d’água e descartar a mistura com cloro ou água sanitária. Não se esqueça de abrir o ramal de limpeza para retirar o excesso de água sanitária na caixa d’água. Após retirar o excesso de água sanitária pelo ramal de limpeza, feche o registro. Com os registros de saída e ramal de limpeza fechados, deixe encher parcialmente a caixa d’água, passe a água limpa nas paredes com pano ou esponja. Esvazie totalmente a caixa d’ água novamente, abrindo todas as torneiras e dando descargas.

Para terminar coloque a tampa.
Tampe bem a caixa d’ água para evitar a entrada de sujeira, insetos ou pequenos animais.
Caso a sua caixa d’ água esteja em local aberto se quiser, use tiras de borracha ou amarre a tampa, para evitar que saia do lugar com o vento. Aconselhamos evitar colocar peso sobre a tampa. Ela pode se partir.

01-Folhas-poeiras

Tem mais alguma dúvida sobre como limpar corretamente sua caixa d’água e outros cuidados com seus tubos e conexões? Leia nosso FAQ no site: http://www.krona.com.br/faq/

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.