Mix de produtos: o segredo para ter um portfólio variado

O mix de produtos é a variedade de itens oferecidos por uma empresa ou estabelecimento. É ele que determina diversas etapas do fluxo comercial, como logística, fluxo de caixa, gestão de vendas e divulgação. Além disso, ter um portfólio variado e focado no seu público ajuda a melhorar os seus resultados de venda.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Para ter um mix de produtos adequado na sua loja de material de construção, o primeiro passo é ter um bom planejamento, levando em consideração fatores como: tipos de produtos oferecidos, perfil do público e geolocalização. Com base em informações como essas, você consegue montar um portfólio capaz de atender às necessidades dos seus clientes e, principalmente, oferecer novidades e produtos de forma atrativa para o seu público-alvo.

Veja, agora, alguns segredos e pontos para considerar na hora de planejar o mix de produtos da sua loja de material de construção.

Mantenha o equilíbrio no seu mix de produtos

Ter um mix de produtos eficiente e variado é fundamental para que a lucratividade da sua loja de material de construção não dependa somente da venda de um produto específico. Com variedade e equilíbrio, é possível realizar ações, como oferecer descontos em produtos de muita saída ou criar kits e combos de produtos que costumam ser vendidos juntos. Isso porque, com outros itens na loja que tenham uma boa margem de lucro, é possível reduzir a margem de determinados produtos durante essas ações sem causar problemas para o seu caixa.

Além disso, é importante ter bastante atenção na escolha dos fabricantes dos produtos, já que a variação pode interferir diretamente no preço. Ter opções para “todos os bolsos” é fundamental, mas procure fazer isso sem abrir mão da qualidade dos produtos, pois o cliente vai a uma loja de material de construção em busca de soluções, ou seja, se ele tiver que voltar para trocar ou comprar outro produto que substitui o anterior, é bem provável que ele escolha outro estabelecimento por não confiar no seu. Por isso, pesquise sobre os seus fornecedores e dê preferência para produtos conhecidos e certificados. Aqui na Krona, por exemplo, disponibilizamos os atestados de qualidade para download no nosso site.

Observe a concorrência

Você sabe como é o mix de produtos dos seus concorrentes? Sabe como eles expõem os produtos e quais os itens que mais vendem? Escolha uma loja de material de construção com público semelhante ao seu para fazer comparações e analisar o comportamento de consumo. Essa é uma maneira de deixar o seu mix de produtos ainda mais adequado ao seu público.

Uma dica é visitar feiras e eventos do setor para observar tendências, trocar ideias com lojistas e fornecedores e trazer novidades para a sua loja. Com isso, você tem ainda mais chances de agradar seus clientes por trazer soluções inovadoras e ainda vai reforçar a credibilidade da sua loja.

Organize seu PDV

Com o mix de produtos da sua loja de material de construção definido, é importante saber qual é a melhor maneira de colocá-los em exposição para aumentar o potencial de vendas. Para isso, separe os itens por setor, utilize recursos visuais para pontos de venda e organize gôndolas e prateleiras. Por exemplo, se você tivesse que organizar produtos da Krona na sua loja, não deixaria um produto da Linha Elétrica Krona no meio da prateleira dos produtos da Linha Esgoto Krona, não é? Pense na organização dos itens de forma que faça sentido para a jornada de compra do consumidor.

Faça um bom controle de estoque

O controle de estoque está diretamente ligado ao mix de produtos que você oferece na sua loja. Com um estoque bem organizado e atualizado, você evita erros, prejuízos e faltas de produtos nas prateleiras, o que acaba prejudicando o planejamento do seu mix. Para facilitar esse controle, o indicado é contar com sistemas ou aplicativos específicos para controle de estoque, fazer atualizações assim que um produto for vendido ou comprado e, claro, manter a organização.

Veja mais dicas para fazer o seu controle de estoque aqui.

Como você viu, não é tão difícil ter um mix de produtos variados e adequados para a sua loja de material de construção. Com a Krona, você oferece ainda mais variedade e, claro, produtos de qualidade para os seus clientes. Acesse nosso catálogo de produtos que está disponível para download no site e conheça a linha completa de tubos e conexões Krona.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.