Principais diferenças entre tubos e conexões de esgoto série normal e reforçada

As instalações de esgoto são responsáveis por recolher e direcionar para a rede pública de tratamento a água que vem de pias, tanques, vasos sanitários e ralos. Os tubos e conexões de esgoto têm algumas características diferentes daqueles que são utilizados em instalações de água fria, por exemplo.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

A principal diferença é que nas tubulações de água fria o tubo pode permanecer 100% cheio de água; já a tubulação destinada ao esgoto é semi-hídrica, ou seja, ela é projetada para conter uma quantidade de ar junto com uma quantidade de esgoto e, assim, realizar o escoamento. Em outras palavras, os tubos de esgoto não suportam a pressão gerada pela água fria e podem acabar se rompendo. Por isso, a aplicação deles é feita em declive, de forma que o escoamento seja feito por direção e não por pressão.

Além disso, os tubos e conexões de esgoto também têm diferenças entre si e se dividem em dois segmentos: os produtos para esgoto primário, que têm contato direto com os gases da rede coletora; e os produtos para esgoto secundário, que não têm contato com os gases da rede coletora. A Linha de Tubos e Conexões de Esgoto da Krona, por exemplo, é dividida em Série Normal e Série Reforçada, para atender a todos os tipos de projetos e instalações.

É sobre a diferença entre cada uma dessas séries que vamos falar a partir de agora. Confira o que é cada uma delas e quais são suas características.

O que são tubos e conexões de esgoto série normal?

Os tubos e conexões de esgoto série normal são fabricados em PVC rígido e podem ser aplicados para escoar efluentes de aparelhos sanitários ou conduzir água pluvial em instalações prediais de esgoto e ventilação. Eles podem ser inseridos na vertical ou na horizontal, em obras residenciais, comerciais e industriais.

Os produtos da Linha Esgoto Série Normal Krona são indicados para sistemas de esgoto resistentes, com alta durabilidade e precisão. Todos eles são atestados e reconhecidos pela qualidade, durabilidade e segurança que proporcionam às instalações de esgoto.

Benefícios da Linha Esgoto Série Normal Krona:

  • produtos para atender a todas as necessidades dos sistemas prediais de esgoto;
  • facilidade de instalação, por causa da execução simples das juntas e da leveza dos materiais;
  • estanqueidade, tanto no sistema soldável quanto no de junta elástica.

Características Técnicas da Linha Esgoto Série Normal Krona:

  • tubos e conexões fabricados em PVC rígido, na cor branco;
  • juntas que aceitam o sistema soldável (com adesivo plástico) ou elástico (com anel de borracha);
  • disponíveis nos diâmetros DN40, DN50, DN75, DN100, DN150 e DN 200;
  • temperatura máxima de trabalho: 45°C em regime não contínuo.

O que são tubos e conexões de esgoto série reforçada?

Os tubos e conexões de esgoto série reforçada são fabricados com espessura de parede maior que os da série normal, pois são indicados para condução de efluentes em trechos das instalações que sofrem mais impactos internos ou externos, como: tubos de queda, subcoletores, ramais de despejo de máquinas de lavar louças residenciais e condutores verticais de água da chuva, em obras com mais de três pavimentos.

Os produtos da Linha Esgoto Série Reforçada Krona têm força, durabilidade e eficácia testadas e reconhecidas pelas normas de segurança e qualidade. Veja os benefícios e as características técnicas dos produtos dessa linha.

Benefícios da Linha Esgoto Série Reforçada Krona:

  • resistência a esforços mecânicos e à temperatura superior à da linha Esgoto Série Normal Krona;
  • facilidade na execução de reparos;
  • alta resistência química, graças à sua matéria-prima.

Características Técnicas da Linha Esgoto Série Reforçada Krona:

  • tubos e conexões fabricados em PVC rígido na cor cinza-claro;
  • disponíveis nos diâmetros DN40, DN50, DN75, DN100, DN150 e DN200;
  • temperatura máxima de trabalho: 75ºC em regime não contínuo.

A escolha dos produtos certos e a estruturação correta de sistemas primários e secundários de esgoto são importantes para evitar problemas nas obras, como o entupimento e o transbordamento do sistema, falta de fluxo por gravidade, falhas no escoamento e mau cheiro. O ideal é contar com a ajuda de profissionais especializados na hora de construir, reformar ou fazer reparos em uma rede de esgoto, além de estar atento à norma NBR 8160: Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução.

Se quiser saber mais sobre a diferença entre os dois tipos de sistemas de esgoto, clique aqui e acesse nosso conteúdo completo sobre esse assunto. Aproveite para conhecer também a nossa linha completa de tubos e conexões de esgoto, que se encaixam em todos os tipos de projetos.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.