Qual a importância da planilha de orçamento de obra?

Se você vai começar uma obra ou reforma, deve saber que é impossível construir sem planejar os gastos. Só por isso já dá para perceber como é importante ter uma planilha de orçamento de obra. É por meio dela que você vai controlar seus gastos, acompanhar o andamento do projetoevitar desperdícios de materiais durante os processos e ainda calcular o rendimento financeiro da obra.

É muito comum que ocorram imprevistos nas obras e reformas, desde gastos que não haviam sido planejados até atrasos na entrega. E você sabe como evitar esse tipo de problema ou reduzir o impacto deles? Sim, com a planilha de orçamento de obra.

Quer saber mais sobre ela? Continue a leitura e veja como utilizar essa ferramenta no seu projeto.

O que é a planilha de orçamento de obra?

Como falamos, a planilha de orçamento de obra é uma parte importante do planejamento da construção. Além de evitar que você gaste mais do que o necessário, essa planilha também é fundamental para que o seu projeto tenha o resultado esperado, já que ela proporciona uma visão mais clara sobre as etapas e as atividades que devem ser realizadas.

Veja os principais benefícios dessa planilha:

  • facilidade no planejamento do projeto;
  • mais controle da obra;
  • redução de custos;
  • facilidade na negociação com fornecedores;
  • uso do histórico para evolução de outras obras;
  • mais credibilidade e confiança para o seu projeto no mercado da construção civil.

Como fazer uma planilha de orçamento de obra?

Agora que você já sabe qual é a importância da planilha de orçamento de obra, veja alguns pontos que deve considerar na hora de fazer a sua.

 

Estruture todos os detalhes e custos do projeto

O primeiro passo para fazer uma planilha de orçamento de obra corretamente é detalhar o projeto o máximo possível. Lembre-se de que mesmo as atividades mais simples devem estar previstas nessa planilha.

Com a descrição detalhada de cada atividade, também ficará mais fácil detalhar os custos com mão de obra, materiais e equipamentos. Isso vai facilitar a realização de orçamentos com fornecedores e a comparação de valores para encontrar opções de materiais e serviços que se encaixam mais no seu orçamento.

 

Considere os custos indiretos

Além dos gastos diretos com mão de obra e materiais, por exemplo, ou seja, aqueles relacionados diretamente ao serviço que está sendo realizado, a planilha de orçamento de obra também deve considerar os custos indiretos. Também chamados de custos acessórios, eles envolvem tudo que mantém o funcionamento da empresa responsável por uma obra, como: taxas administrativas, seguro, salários dos profissionais, despesas fixas etc.

Lembre-se, também, de incluir os impostos na planilha de orçamento de obra. Eles farão a diferença na hora de calcular o valor e o lucro da sua obra.

 

Faça uma estimativa de materiais e mão de obra necessários

A lista de materiais necessários não pode faltar na sua planilha de orçamento de obra. Aqui, considere as etapas e os materiais determinados no projeto da construção e procure ser o mais preciso possível na hora de calcular os gastos, considerando cada etapa da execução.

Além disso, você também precisará fazer o cálculo da produtividade, ou seja, o cálculo do valor da hora trabalhada pela mão de obra contratada. Como esses valores costumam impactar muito no orçamento, não deixe nenhum detalhe de fora, para garantir que a sua planilha de orçamento de obra seja o mais fiel possível aos seus gastos reais.

 

Consulte e atualize a planilha regularmente

O último ponto importante sobre a planilha de orçamento de obra é que ela não deve ser uma ferramenta utilizada somente no início do projeto. Para que ela realmente tenha seu objetivo alcançado, é preciso consultar e atualizar seus dados regularmente, para que estejam sempre de acordo com a realidade do projeto.

Manter esse acompanhamento constante, além de evitar imprevistos na obra, também facilita na hora de transmitir informações corretas para o seu cliente, em relação ao andamento e aos gastos da obra.

 

Como você viu, a planilha de orçamento de obra ajuda a reduzir os riscos de prejuízo no seu projeto, facilita o controle do cronograma da construção e garante que as etapas e processos sejam realizados dentro do prazo estabelecido. É uma ferramenta essencial para deixar o seu trabalho mais claro e transparente, tanto para a sua equipe como para seus clientes.

Lembramos, também, que é sempre importante contar com produtos de qualidade para garantir ainda mais eficiência para a sua obra. Aqui na Krona, você encontra tubos e conexões de qualidade certificada, fabricados de acordo com as normas técnicas brasileiras.

Se você é instalador ou responsável por uma construtora, inclua a Krona na sua planilha de orçamento de obra e adquira os melhores materiais para os seus projetos. Clique aqui e entre em contato com a gente para conhecer nossos produtos e fazer seu orçamento.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.