Saiba como funciona a instalação para água quente

Todo projeto de instalação hidráulica deve considerar, além das tubulações de água fria, as tubulações adequadas para suportar a água quente. Como se trata de um sistema que precisa resistir ao calor, nessa parte do projeto é preciso utilizar materiais que suportem temperaturas elevadas.

Esses materiais precisam ser mais resistentes do que os tubos comuns de PVC, ou seja, os tubos e conexões de água fria não podem ser utilizados em uma instalação para água quente. Então, quais os materiais mais indicados para esse tipo de tubulação? E o que deve ser considerado ao realizar essa instalação?

São essas dúvidas que vamos esclarecer para você a partir de agora.

O que considerar ao realizar instalações de água quente

A instalação de água quente é um conjunto formado por aparelhos, componentes e materiais que, juntos, permitem que a água que sai de torneiras, chuveiros, duchas e banheiras, por exemplo, esteja aquecida. Essas tubulações operam em temperatura média de até 70°C, limite definido pela NBR 5626 – Sistemas prediais de água fria e água quente — Projeto, execução, operação e manutenção, norma brasileira que regula esses sistemas.

Nessa norma, estão definidos os pontos obrigatórios de todo projeto hidráulico de água quente. Veja alguns:

  • toda tubulação de água quente deve incluir um sistema de respiro, dispositivo que permite a saída de ar e/ou vapor da instalação, para soltar e impedir qualquer tipo de acidente e prolongar a vida útil de tubos e conexões;
  • no projeto de instalação dos aquecedores elétricos deve constar o termostato e o fio terra, que são os dispositivos de segurança;
  • uma tubulação de água quente precisa manter o fornecimento contínuo, em quantidade suficiente, preservando a qualidade da água conduzida e garantindo o conforto adequado aos usuários da instalação;
  • o projeto deve ter como objetivo o melhor uso da água quente, levando em consideração o consumo de energia.

Além disso, lembre-se: para uma boa instalação hidráulica, é fundamental contratar um profissional especializado e utilizar produtos de qualidade específicos para cada etapa da tubulação. Veja, a seguir, quais os tubos e conexões ideais para condução de água quente.

Tubos e conexões para água quente

 

PPRágua quente

Os tubos e conexões de PPR são unidos por termofusão a 260°C, processo que aquece a ponta do tubo e o interior da conexão, deixando as partes prontas para o encaixe. Assim, se forma um sistema contínuo entre tubos e conexões, dispensando o uso de solda, roscas e colas.

 

Vantagens do PPR Krona

Os produtos de PPR da Krona são altamente testados e seguem as exigências das normas técnicas brasileiras. Suportam picos de até 95 ºC (sendo essa uma temperatura de mau funcionamento), o que garante a qualidade do produto e a durabilidade da sua instalação hidráulica. Veja abaixo as vantagens desses produtos.

  • Durabilidade: suporta altas temperaturas, proporcionando uma longa vida útil à tubulação.
  • Segurança: a tubulação contínua, que se forma a partir do processo de termofusão, garante estanqueidade absoluta e mais segurança à instalação.
  • Potabilidade: os produtos em PPR são feitos de material atóxico, que garante a potabilidade da água transportada.
  • Isolamento térmico: a temperatura da água permanece estável durante o fluxo, minimizando a perda de energia.
  • Resistência a baixas temperaturas: resiste ao congelamento da água contida em tubulações expostas a baixas temperaturas.
  • Resistência ao impacto: resiste a ações causadas por objetos metálicos pontiagudos ou cortantes que possam atingir as tubulações.
  • Resistência a correntes galvânicas: os produtos em PPR não conduzem eletricidade, portanto, não sofrem perfurações pelo ataque das correntes galvânicas.
  • Bom desempenho em zonas sísmicas: é um material apropriado para instalações em zonas sísmicas, devido à sua flexibilidade e à alta resistência mecânica.
  • Praticidade: por ser um material leve e flexível, sua instalação é mais fácil.
  • Redução da perda de carga: possui uma superfície interna lisa, que reduz a perda de carga.
  • Redução de ruídos nas instalações: a fonoabsorção do PPR não permite a propagação de ruídos e vibrações do fluxo para a edificação, mantendo alto grau de isolamento acústico.
  • Isenção a corrosão: possui excelente resistência à agressão das águas duras, não sofrendo o efeito de corrosão e suportando substâncias ácidas e alcalinas com altos níveis de concentração e pH variando entre 1 e 14.

CPVC

água quente

O CPVC (Cloreto de Polivinila Clorada) é um material utilizado no mundo há 60 anos, com normas brasileiras específicas que garantem a sua padronização e asseguram a qualidade na fabricação e aplicação. Suas propriedades são similares ao PVC, porém são superiores, permitindo sua aplicação em temperaturas de até 70 ºC.

instalação de tubos e conexões de CPVC é feita com adesivo plástico específico para esse tipo de material, que auxilia na ligação de uma conexão com a outra. Para realizar uma instalação correta, é importante consultar a NBR 15884-3 – Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria – Policloreto de Vinila Clorado (CPVC).

 

Vantagens do CPVC Ultraterm Krona®

Os tubos e conexões CPVC Ultraterm Krona® oferecem diversos benefícios para instalações hidráulicas de água quente. Confira as vantagens a seguir.

  • Durabilidade: o CPVC garante uma longa vida útil aos produtos, já sendo utilizado no mundo todo há mais de 60 anos.
  • Praticidade: são produtos leves, de fácil manuseio e unidos por juntas soldadas a frio com o adesivo para CPVC, dispensando o uso de equipamentos específicos e reduzindo a necessidade de mão de obra profissional.
  • Alta resistência química: o CPVC é um material não corrosivo e imune à degradação por água clorada.
  • Resistência ao calor e à pressão: pode ser aplicado em temperaturas de até 70 ºC, resistindo a até 95 ºC, caso que é considerado mau funcionamento do aquecedor, sendo necessário fazer as manutenções conforme orientação do fabricante.
  • Resistência a ataques galvânicos ou eletrolíticos: assim como o PPR, o CPVC não conduz eletricidade e pode ser utilizado enterrado ou conectado a metais.
  • Resistência ao fogo: se os tubos e conexões de CPVC forem atingidos por fogo, a chama não se propaga.
  • Isolamento térmico: sua baixa condutividade mantém a água quente por mais tempo e dispensa o uso de material isolante na maioria das instalações.
  • Rigidez: em instalações aparentes, o CPVC requer menos suportes e abraçadeiras.

Seja qual for o material da sua escolha, a Krona garante a qualidade dos produtos em PPR ou CPVC. Por isso, quando pensar em instalação para água quente, conte sempre com a Krona.
Se você tem uma loja de materiais de construção ou uma construtora e quer fazer um orçamento de tubos e conexões de água quante com a Krona, é só clicar aqui. Se você é instalador ou cliente final, clique aqui para encontrar a loja revendedora da Krona mais próxima de você.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.