Saiba mais sobre os diferentes tipos de tinta e suas características

Uma boa pintura começa com a escolha da tinta certa — e hoje, há no mercado uma grande variedade de opções, com diferentes usos e indicações. Conheça, agora, um pouco mais sobre os principais tipos de tinta e descubra qual é o mais adequado para o seu projeto.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Tinta látex PVA

A tinta látex PVA é um dos tipos de tinta para parede interna mais utilizados atualmente. É fácil de aplicar (e de limpar, caso ocorra algum respingo), é solúvel em água e tem secagem rápida. Porém, não é muito resistente à ação do sol ou ao contato frequente com a água, por isso deve ser utilizada em ambientes internos que não exigem muita manutenção, como sala e quarto, já que a limpeza deve ser feita somente com um pano úmido. Em áreas úmidas — como banheiro e cozinha — e áreas externas, a tinta látex PVA não dura muito tempo na parede. Em relação ao acabamento, ela é encontrada apenas na versão fosca.

Tinta acrílica

A tinta acrílica é uma variação da tinta látex PVA, com resinas acrílicas na composição. Ambas são solúveis em água e secam rápido, mas a vantagem da tinta acrílica é a sua impermeabilidade, que a torna uma ótima opção para áreas externas ou locais que necessitam de lavagem, como cozinhas e banheiros. Além disso, ela está disponível em opções superlaváveis e inodoras, e em três tipos de acabamentos: fosco, acetinado e semibrilho.

Tinta epóxi

Composta por resinas de plástico, a tinta epóxi é resistente à água, à corrosão e ao uso de produtos químicos. Por isso, ela pode ser usada em ambientes úmidos, como banheiro e cozinha, e para revestir locais que necessitem de lavagem, estruturas metálicas e áreas molhadas, como piscinas e caixas-d’água. Além disso, a tinta epóxi pode ser utilizada em reformas para substituir azulejos ou pisos de banheiros e cozinhas, por exemplo.

O acabamento da tinta epóxi muda de acordo com a sua tonalidade: as brancas são foscas; as mais escuras possuem mais brilho. O mais indicado é contar com um profissional na hora de aplicar esse tipo de tinta, para fazer a escolha certa, já que existem opções à base de água e de solvente, e para garantir um bom acabamento.

Tinta lavável

Os tipos de tinta de parede laváveis são os mais fáceis de limpar. Essas tintas são indicadas para locais com fluxo intenso de pessoas, como áreas comerciais e escolas, por exemplo. Se você tem crianças em casa, a tinta lavável também é uma boa opção para parede interna, pois facilita muito a limpeza de casa. Em relação ao acabamento, está disponível apenas na versão acetinada.

Tinta inodora

A tinta inodora perde o odor em até 3 horas após a aplicação. Ela é indicada para reformas rápidas e ainda evita possíveis reações alérgicas. Possui secagem rápida, é à base de água e pode ser encontrada nas versões fosca e acetinada.

Esmalte sintético

O esmalte sintético é um dos tipos de tinta mais utilizados para revestir madeiras e metais. Ele é muito resistente e tem grande capacidade de cobertura, criando uma película mais “grossa” sobre a superfície, por isso pode ser usado para revestir móveis da área externa, sem riscos de que o tempo estrague o móvel.

Assim como no caso das tintas epóxi, existem opções de esmalte sintético à base de água ou solvente. Por conta do custo, não são vantajosos para revestir superfícies de alvenaria, mas há quem use esse tipo de tinta para criar o efeito de quadro negro em paredes, por exemplo. O esmalte sintético possui secagem rápida, é prático de aplicar e está disponível em diversas cores e em acabamentos foscos ou brilhosos.

Verniz

O verniz é um revestimento usado para embelezar superfícies de madeira e para proteger o material contra agentes como o tempo, a umidade, a maresia e a incidência de pragas, como cupins e mofo, tão comuns em residências. Em geral, o verniz é transparente, mas existem opções com pigmentos, em acabamentos foscos e brilhantes.

Gostou das dicas? Já sabe qual é a tinta ideal para o seu projeto? Aqui no nosso blog, você sempre encontra dicas como essas. Além disso, você também pode acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais clicando aqui.
Aproveite também para conhecer os produtos Krona no nosso site, é só clicar aqui.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.