Tubos e conexões soldáveis Krona: entenda quando e como usar

As Soluções para Água Fria Krona contam com dois modelos de tubos e conexões: os roscáveis e os soldáveis. Os tubos e conexões soldáveis, ou seja, aqueles unidos por solda (adesivo), são recomendados para instalações permanentes, que não serão modificadas por longos anos.

No catálogo da Krona, você encontra duas cores: os marrons e os azuis. Cada um tem aplicações e especificidades diferentes, e é sobre isso que falaremos hoje.

Mas antes, vamos entender, de maneira geral, as características dos produtos soldáveis.

 

Tubos e conexões soldáveis

 

Os tubos e conexões soldáveis da Krona são produzidos em PVC e suportam pressão de até 7,5 Kgf/cm² e temperatura de até 45 °C. Como falamos, a união de tubos e conexões soldáveis é feita por meio de soldagem a frio com o adesivo de PVC, dispensando o uso de ferramentas e equipamentos específicos.

Esse processo transforma a sobreposição da conexão com o tubo em uma peça só, sem a possibilidade de soltar ou de ocorrer vazamentos. Por isso, e por causa da sua resistência a produtos químicos e sua excelente durabilidade, esses materiais são indicados para instalações permanentes.

 

Eles são fabricados de acordo com as seguintes normas:

  • NBR 5648 – Tubos e conexões de PVC-U com junta soldável para sistemas prediais de água fria – Requisitos
  • NBR 5626 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção.

 

Soldáveis na cor marrom

 

Os tubos e conexões soldáveis de cor marrom são indicados para projetos com instalações aparentes, enterradas ou embutidas. Esses seguem as especificações que mencionamos anteriormente, com união feita por solda adesiva que não solta e impossibilita a troca do tubo ou da conexão sem cortar as tubulações.

Assim, são ideais para quem não pretende realizar alterações na rede hidráulica por muitos anos. Contudo, as manutenções em instalações com tubos e conexões soldáveis de cor marrom podem ser feitas usando a Luva de Correr Krona. Saiba como realizar esse processo de forma correta aqui.

 

Soldáveis na cor azul

Os tubos e conexões soldáveis de cor azul, também conhecidos como soldáveis com bucha de latão, são utilizados para executar a transição de uma junta soldável para uma junta roscável, em curvatura ou desvio de 90°.

Por possuir uma bucha de latão como reforço na rosca interna, esses produtos são indicados para o acoplamento com peças metálicas, como registros, torneiras, válvulas e hastes de chuveiros, que estão sujeitos à substituição e a esforços externos.

E aí, gostou de saber mais sobre esse produtos? Então, clique aqui e conheça todas as nossas Soluções para Água Fria. Com a Krona, você leva mais qualidade, segurança e durabilidade para suas obras e reformas.

Continue acompanhando também os nossos conteúdos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da Krona.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.