10 materiais hidráulicos para oferecer a quem vai começar uma obra

Normalmente, em uma obra, o sistema hidráulico é o primeiro a ser planejado e instalado. Ele é responsável por transportar água e realizar o escoamento de esgoto. Para essa etapa, são necessários materiais hidráulicos de tamanhos e funções diferentes.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

A maioria das instalações hidráulicas utilizam produtos feitos em PVC, material que chegou no Brasil por volta de 1950. Veja algumas características e benefícios do PVC:

  • tem excelente custo-benefício;
  • é resistente à ação de fungos, bactérias e ataques químicos;
  • é impermeável;
  • pode ser muito rígido ou bastante flexível;
  • não é tóxico;
  • pode ser colorido, moldado e reciclado;
  • tem excelente durabilidade.

Por todas essas características, o PVC é usado na fabricação de tubos, conexões e acessórios para água fria e esgoto. Esses materiais hidráulicos estão presentes em todas as obras ou reformas, independentemente do tamanho.

Tubos, ralos, válvulas, engates flexíveis, torneiras e outros produtos hidráulicos servem para estabelecer conexão com os cômodos que devem receber água e escoar o esgoto de forma eficiente. 

Confira os produtos que não podem faltar em uma instalação hidráulica e que o vendedor da sua loja de materiais de construção precisa oferecer a quem vai começar uma obra.

1 – Tubos de PVC para Esgoto Krona

A instalação de tubos e conexões é muito importante para garantir o bom funcionamento da rede hidráulica de uma residência. Os Tubos de PVC para Esgoto Krona têm a função de conduzir os dejetos provenientes do esgoto sanitário ao destino apropriado.

Eles devem ser posicionados de forma enterrada e embutida em áreas de edificações com mais de um pavimento de construção, fazendo conexões com válvulas de escoamento de pia, lavatório, saída do vaso sanitário, caixas e ralos sifonados etc. Na Krona, é possível encontrar a Linha Esgoto Série Normal e a Linha Esgoto Série Reforçada.

Características e aplicações

  • Os tubos da Linha Esgoto Série Normal Krona são fabricados em PVC, nas opções de DN (diâmetro nominal) DN40, DN50, DN75, DN100, DN150 e DN200.
  • Os tubos da Linha Esgoto Série Reforçada são fabricados em PVC, nas opções de DN (diâmetro nominal) DN40, DN50, DN75, DN100 e DN150.
  • A temperatura máxima recomendada, em regime de uso não contínuo nas instalações prediais de esgoto, é de 45ºC.
  • É recomendado utilizar isolantes térmicos sempre que existir exposição da instalação aos raios solares.
  • A ventilação existente em uma instalação de esgoto é obrigatória e fundamental, pois impede a quebra do fecho hídrico, evitando a presença de mau cheiro.
  • Sua instalação deve ser executada de acordo com a NBR 8160: Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução.

2 – Tubos de PVC para Água Fria Krona

Os Tubos de PVC para Água Fria Krona são os materiais hidráulicos utilizados para compor um sistema que tem como principal função conduzir água potável em temperatura ambiente até os pontos de utilização, para atender às demandas das instalações prediais. Na Krona, é possível encontrar as Soluções para Água Fria Soldáveis e as Soluções para Água Fria Roscáveis.

Características e aplicações

Como falamos, existem dois tipos de tubos de PVC para água fria: os soldáveis e os roscáveis. Cada um deles tem características e aplicações diferentes.

  • Soldáveis: são fabricados na cor marrom e a união dos tubos com as conexões é feita por meio da utilização do Adesivo Plástico Krona. Os tubos e conexões soldáveis são recomendados para instalações permanentes, que dificilmente serão modificadas.
  • Roscáveis: são fabricados na cor branco e, para fazer a união dos tubos com as conexões, é utilizada uma tarraxa para fazer rosca nos tubos e  a Fita Veda Rosca Krona para unir com a conexão. Esses produtos são ideais para instalações provisórias, pela facilidade de desmontagem.

3 – Joelho 90° Esgoto Série Normal Krona

Um dos materiais hidráulicos mais vendidos pela Krona (você pode conferir o infográfico completo aqui), Joelho 90° Esgoto Série Normal Krona é uma conexão que pode ser aplicada para escoar os efluentes de aparelhos sanitários, para conduzir esgoto e para ser utilizado nos sistema de ventilação nas instalações hidrosanitárias. Esse produto pode ser inserido na vertical ou na horizontal de obras residenciais, comerciais e industriais.

Características e aplicações

O Joelho 90° Esgoto Krona é essencial para realizar mudanças de direção e ligações entre as louças sanitárias e os tubos para que o transporte dos líquidos oriundos dos pontos de coleta das edificações, como banheiros, cozinhas e lavanderias, seja realizado de forma correta. Ele é fabricado em PVC, na cor branco e sua temperatura máxima de trabalho é 45°C em regime não contínuo.

A instalação correta do Joelho 90° Esgoto Krona e outras conexões de esgoto é importante para evitar problemas nas obras, como o entupimento e o transbordamento do sistema, falta de fluxo por gravidade, falhas no escoamento e mau cheiro. Para isso, é essencial seguir a NBR 8160: Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução.

4 – Tê Esgoto Série Reforçada Krona

materiais hidráulicos

Tê Esgoto Série Reforçada Krona é aplicado para garantir força, durabilidade e eficácia para sistemas prediais de esgoto que têm instalações consideradas críticas, sujeitas a impacto (como áreas externas) e em locais de tráfego intenso.

Ele também pode ser utilizado para aumentar a eficiência de sistemas de escoamento de esgoto sanitário, de água pluvial e de ventilação em trechos instáveis e dificultosos, como tubos de queda e condutores verticais de água pluvial.

Características e aplicações

  • Fabricados em PVC, na cor cinza, de acordo com as normas brasileiras.
  • Temperatura máxima de trabalho em regime não contínuo de 75°C.
  • Deve ser aplicado onde o fluxo recebe um efluente em 90°.
  • Possui bolsa de dupla atuação.
  • Possui sistema de bolsa intercambiável com tubos e conexões da Linha Série Normal.
  • Na hora de instalar, além de contar com um profissional especializado, é importante seguir a NBR 5688 – Sistemas prediais de água pluvial, esgoto sanitário e ventilação – Tubos e Conexões de PVC, tipo DN – Requisitos e a NBR 8160 – Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e Execução.

5 – Joelho 90° Soldável com Bucha de Latão Krona

materiais hidráulicos

É um produto versátil, aplicado no ponto final de consumo, principalmente em locais de transição de linha. Produzido em PVC, Joelho 90° Soldável com Bucha de Latão Krona é fácil de instalar, leve, resistente a diversos produtos químicos e tem alta durabilidade.

Características e aplicações

O Joelho 90° Soldável com Bucha de Latão Krona e todos os produtos dessa linha têm a função de mudar a direção no fluxo da tubulação e realizar a finalização do ponto de consumo de água na parede. Sua utilização é essencial para pontos de conexão com torneiras, chuveiros, engates flexíveis etc.

Esse produto é feito em PVC, na cor azul, suportando a pressão de serviço de 7,5 Kgf/cm² e temperatura máxima de até 45°C, seguindo as normas brasileiras. Para uma instalação correta, é importante seguir a NBR 5626: Instalação predial de água fria.

6 – Registro de Esfera Compacto Krona

materiais hidráulicos

Registro de Esfera Compacto Krona é responsável pelo bloqueio ou liberação do fluxo de água para os outros pontos de distribuição da sua residência, comércio ou indústria. Na Krona, você encontra esse registro nas linhas Soldável e Roscável e com várias opções de bitolas.

Características e aplicações

O Registro de Esfera Compacto Krona deve ser instalado nas entradas e saídas dos reservatórios/caixas d’água. Assim, é possível bloquear a passagem da água somente naquele ambiente no momento de uma manutenção, por exemplo. Para facilitar o uso, é recomendado que ele seja aplicado de forma aparente. Para sua instalação, é importante seguir a NBR 5626: Instalação predial de água fria.

7 – Luva de Correr Krona

materiais hidráulicos

Luva de Correr Krona é usada para reparar vazamentos de pequenos furos e trincas, em juntas mal executadas ou emendas. Esse produto é indicado para instalações hidráulicas de água fria, em obras residenciais, industriais ou comerciais.

Seus principais benefícios são: estanqueidade, durabilidade e rapidez e praticidade no reparo, podendo ser aplicada pressão logo após a sua instalação. Na Krona, ela está disponível nos modelos soldável e roscável.

Características e aplicações

A Luva de Correr Krona é fabricada em PVC, na cor branco, suportando a pressão de serviço de até 7,5 Kgf/cm² (75 m.c.a) e temperatura máxima de 45°C, segundo as normas brasileiras. É fácil de ser aplicada em tubulações já instaladas e dispensa o uso de adesivo ou rosca, pois possui anéis de borracha para vedação nas duas extremidades.

8 – Multissifão Krona

Multissifão Krona, disponível nas versões simples e duplo, é um produto criado para ligar a válvula de saída de pias e lavatórios aos pontos de espera do sistema de esgoto sanitário. Além disso, também é um dos itens mais importantes na composição do sistema de escoamento de água da cozinha.

Características e aplicações

O Multissifão Krona pode ser utilizado em cubas de pias, lavatórios e tanques, em banheiros, áreas de serviço, quintais e outros pontos em que a água precisa ser escoada. O modelo duplo é ideal para instalação em ambientes com duas pias.

Seu tubo é flexível, versátil e pode ser moldado para fazer a sifonagem e estendido em várias direções, por isso, permite corrigir grandes desalinhamentos de instalação de esgoto. Para que ele cumpra a sua função, é preciso fazer a sua instalação de forma correta. O passo a passo dessa instalação você pode ver aqui.

9 – Caixa Sifonada Krona

Caixa Sifonada Krona complementa a instalação de sistemas residenciais, prediais e condominiais, conectando pontos de deságues de águas servidas de esgoto. Sua função é receber águas provenientes de lavação de pisos, chuveiros, pias, mictórios e banheiras e realizar o escoamento para a rede primária de coleta.

Características e aplicações

A Caixa Sifonada Krona é utilizada em pontos que necessitam de escoamento de água, principalmente em lavanderias, área de serviço, banheiros e sacadas. Conectada por tubos e instalada embutida ao piso para coletar a água, possui a função de fecho hídrico, o que bloqueia a entrada de insetos, gases e maus odores provenientes do esgoto. A instalação da Caixa Sifonada Krona é prática e rápida e você pode conferir o passo a passo aqui.

10 – Ralo Sifonado Krona

Ralo Sifonado Krona é instalado no piso de áreas molhadas, como box do banheiro e sacadas. O ralo é a peça que complementa a instalação de sistemas prediais e condominiais, conectando pontos de coleta, de fluxo de água e de esgoto.

Sua função é receber a água de sistemas de esgoto e destiná-la para o escoamento. Além disso, ele também evita que insetos e certos animais consigam entrar na sua casa por meio do encanamento, graças à sua grelha. Em outras palavras, todo ambiente que necessita de escoamento de água deve ter um ralo.

Características e aplicações

Assim como a Caixa Sifonada Krona, o Ralo Sifonado Krona também possui um sifão interno que executa o fecho hídrico para bloquear o retorno de odores provenientes do sistema de esgoto. Porém, é importante lembrar que ele só pode ser usado para coletar águas da lavagem de pisos e chuveiros.

No caso de uso em lavanderias, para recolher água da máquina de lavar, por exemplo, onde existe a possibilidade de formação de espuma, é importante optar pela saída instalada na parede.

Como você viu, a lista de compras para instalações hidráulicas é longa. Por isso, lembre-se: ao sugerir materiais hidráulicos, além de estar atento aos modelos e marcas dos produtos, é necessário observar a finalidade de cada material, pois cada peça tem uma função diferente.

Também é importante ficar atento aos formatos e medidas corretos de cada conexão e tubo. Materiais hidráulicos com tamanho errado, além de provocarem o transtorno de troca na loja, podem atrasar a obra do seu cliente.

Agora, que tal aproveitar para conhecer os produtos Krona e oferecer materiais hidráulicos da melhor qualidade aos seus clientes? A Krona é a melhor opção para garantir mais segurança e durabilidade em materiais hidráulicos, pois todos os seus produtos são certificados e fabricados de acordo com as normas brasileiras. 

Clique aqui para ser nosso parceiro revendedor ou para fazer um orçamento de materiais para a sua construtora.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.