3 tipos de iluminação que você precisa conhecer para o seu projeto

A iluminação é um item muito importante para o planejamento da sua obra. Você não deve pensar nela somente no momento da decoração, mas desde o início de um projeto de arquitetura. A luz tem um papel fundamental na forma como vivemos em uma casa ou prédio, pois é capaz de ampliar espaços e deixar ambientes mais aconchegantes e agradáveis.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Na hora de planejar essa etapa do projeto, é preciso lembrar que existe um tipo de iluminação mais indicado para cada cômodo. Um quarto, por exemplo, precisa de mais aconchego; já na cozinha, uma luz mais funcional é a ideal. Conheça, agora, os 3 tipos mais comuns e como eles podem ser aplicados de acordo com as necessidades do seu projeto.

Iluminação direta

Como o nome já diz, a iluminação direta é aquela na qual a luz é direcionada para algum ponto específico. É ideal para quem precisa de focos de luz em cima de um objeto, por exemplo. Em geral, é planejada com itens que permitem o direcionamento da luz, como spots, abajures, luminárias e pendentes, ou itens que não alteram a cor dos objetos, como lâmpadas de LED.

Além de cômodos e áreas de trabalho individuaisa iluminação direta é muito utilizada em ambientes comerciais, para destacar vitrines e prateleiras ou logos, por exemplo.

Iluminação indireta

Ao contrário da iluminação direta, na iluminação indireta há a ausência de foco, ou seja, ela causa um efeito mais leve e suave, dando a sensação de relaxamento e intimismo. Esse tipo de iluminação pode ser aplicado em detalhes no chão, em forros de gesso sancas, forros do ambiente com spots direcionados ou arandelas. O ideal é que a superfície de reflexão seja clara, para que a luz possa se distribuir pelo ambiente.

A iluminação indireta é muito usada em salas e quartos, mas também costuma ser aplicada em escritórios, para evitar a saturação da luz forte somada à cor das telas de computador, e em shoppings e salas de espera, para dar um tom intimista e calmo.

Difusa

A proposta da iluminação difusa é iluminar todo o ambiente de forma amena, sem gerar contrastes e sombras sobre os objetos ou móveis. Esse efeito é alcançado por meio de um  “filtro” colocado sobre a lâmpada, que pode ser um vidro, uma peça de acrílico ou com aspecto leitoso, que garante que a luz proporcione a sensação de conforto, sem agredir a visão.

Normalmente, a iluminação difusa é utilizada em espaços médios, como salas, quartos e banheiros, e é instalada no centro do teto do cômodo, para iluminar o espaço de maneira uniforme.

Agora que você já conhece os principais tipos de iluminação, lembre-se que o ideal é contar com um profissional para fazer um projeto personalizado, de acordo com as necessidades da sua construção. Além disso, lembre-se que, para tudo dar certo na sua obra, também é importante contar com produtos de qualidade. Acesse nosso site e conheça a linha completa de produtos Krona.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.