Dicas de PDV para pequenos negócios




Manter uma loja em funcionamento não é tarefa fácil, não é mesmo? É preciso garantir a variedade e a qualidade de produtos, oferecer um bom atendimento, deixar o espaço organizado, atrair novos clientes e desempenhar diversas funções para conquistar o sucesso do negócio.

Para quem tem um estabelecimento pequeno, realizar essas atividades não é menos importante. As lojas menores acabam estando mais próximas das pessoas, que as procuram sempre que precisam de alguma coisa. Por isso, além de oferecer bons materiais, é preciso garantir que o espaço tenha uma boa configuração e esteja bem organizado.

Neste artigo, daremos a você algumas dicas sobre como organizar uma pequena loja de material de construção e atrair mais clientes. Vamos começar?

Características de uma loja pequena

As lojas de materiais de construção pequenas costumam estar em bairros, sendo uma opção de acesso fácil a moradores que podem visitá-las sempre que precisarem de algo. Dessa forma, os estabelecimentos podem se tornar parte do dia a dia dos clientes, construindo com eles uma relação mais próxima.

Lojas pequenas também têm outra característica: elas costumam oferecer materiais considerados como mais básicos, de hidráulica, elétrica e construção civil. Madeira, pregos, parafusos, materiais mais simples de iluminação, cal e cimento são alguns exemplos de produtos que podem ser encontrados nessas lojas. Ao contrário de grandes negócios, elas não costumam oferecer peças de decoração e eletrodomésticos.  

As principais dificuldades de lojas pequenas

Como já dissemos, é preciso lidar com diversas tarefas para manter uma loja de materiais de construção em funcionamento de forma atrativa para os clientes. Com menos funcionários e uma estrutura menor, esses estabelecimentos precisam lidar com algumas dificuldades em seu dia a dia.

O controle de estoque, por exemplo, é essencial para garantir o fluxo de clientes e a lucratividade do negócio. Porém, muitas vezes, ele é visto como uma prioridade apenas pelo proprietário da loja ou não é possível contratar um funcionário que fique encarregado de cumprir essa função especificamente.

Assim, essa tarefa tão importante acaba ficando em segundo plano e não há um controle eficaz dos produtos disponíveis — o que pode prejudicar a saúde financeira da empresa.

A contratação de funcionários e a falta de gestão de atendimento também estão entre as dificuldades de pequenos empreendedores do ramo de construção civil. Nem sempre é fácil encontrar profissionais especializados e há falta de tempo e de recursos para oferecer treinamentos sobre atendimento ao cliente.

Levando em conta a realidade das pequenas lojas de construção, a seguir daremos algumas dicas para ajudar quem já possui um negócio ou está começando a montar uma loja a organizar o seu espaço e atrair mais clientes.

Dicas para atrair clientes

Invista na apresentação

Se a sua loja não for atrativa, não adianta oferecer os melhores produtos. É preciso fazer com que os visitantes escolham entrar no espaço. Por isso, ter uma boa vitrine, que chame atenção para o que você oferece, é essencial.

As vitrines são um espaço em que você pode exibir produtos, informar promoções e atrair o olhar de quem está passando pelo lado de fora. Tenha uma vitrine organizada, que exiba boas peças e mostre que a sua loja oferece materiais de qualidade.

Separe os produtos por categoria

Como as lojas de materiais de construção oferecem artigos muito variados, é importante pensar na disposição desses materiais. Os produtos precisam estar bem organizados, visíveis e oferecer fácil acesso para que o cliente encontre o que procura com facilidade.

Divida os materiais em categorias, por tipos de produtos, e certifique que todos estão bem iluminados. Mesmo se a sua loja trabalhar com menos modelos de materiais, indique onde os clientes podem encontrar cada peça e tenha funcionários preparados para atendê-los.

Leia também: Como organizar a sua loja para que ela fique mais atrativa!

Acompanhe o estoque

Como já dissemos, fazer controle de estoque é essencial para o sucesso do negócio. Programe suas compras e observe os produtos mais vendidos. Dessa forma, a loja não ficará cheia de materiais que não interessam ao público e nem terá desperdícios comprando produtos que não precisa.

Se você conta com poucos funcionários ou tem dificuldades para realizar essa tarefa, uma opção é procurar softwares automatizados que acompanham toda a movimentação dos produtos da empresa. Essas ferramentas ajudam bastante na organização, economizando tempo e ajudando a aumentar a produtividade.

Quer aperfeiçoar ainda mais o seu negócio? leia o conteúdo Saiba o que não pode faltar na sua loja de materiais de construção!

Preste atenção no cliente

Oferecer um bom atendimento é o que fará o cliente ficar satisfeito e voltar à sua loja. Sempre procure conversar com ele para compreender as suas necessidades e, se for necessário, ajude-o a encontrar soluções ideais.

Aproveite a proximidade que as lojas pequenas têm com o seu público e construa relacionamentos duradouros. Treine os funcionários para atenderem da melhor maneira possível, ofereça orçamentos claros e detalhados as clientes e procure sanar todas as dúvidas deles.

Lojas de materiais para construção pequenas precisa lidar com algumas questões específicas, mas isso não impede que a sua empresa se desenvolva. Se apresentar da maneira correta, organizar o espaço, fazer o controle de estoque e acompanhar o cliente de perto são ações importantes que podem fazer uma grande diferença.

Esperamos que as dicas sobre como organizar uma pequena loja de material de construção sejam úteis em seu negócio. Quer encontrar os melhores materiais de construção para a sua loja? Visite nosso site e conheça os acessórios oferecidos pela Krona!


Categoria: Sua Loja
Tags: Loja pequena pdv



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Posts Relacionados


Vantagens de ter a Krona como fornecedora

A Krona Uma marca referência em qualidade, segurança e confiança. A KRONA é reconhecida nacionalmente como uma das maiores empresas de Tubos e Conexões do Brasil, além de estar entre as … [ Ver mais ]


10 acessórios que sua loja de material de construção precisa oferecer

Geralmente, as pessoas procuram uma loja de materiais de construção em duas ocasiões: na hora de construir ou reformar um … [ Ver mais ]


Três motivos para você indicar o QDC da Krona

Com a função de encaminhar cabos e condutores em instalações elétricas de baixa tensão, o QDC, ou Quadro de Distribuição … [ Ver mais ]



Inspiração diária


Sessão pipoca: filmes que você, lojista, precisa assistir
[ Ver mais ]


Curta o nosso Instagram


  • Joinville  a cidade onde iniciamos os nossos trabalhos ehellip
  • Dedicao esforo e empenho em todas as atividades que exercemhellip
  • O multissifo Krona liga qualidade e tecnologia segurana e durabilidadehellip
  • Os registros de esfera roscvel e soldvel tm em comumhellip
  • Krona est em todo o Brasil levando solues em tuboshellip
  • Para sistemas de maior vazo a Krona apresenta a Vlvulahellip
  • Revendedor Krona recebe vantagens e benefcios especiais Alm do boletohellip
  • Se voc possui instalaes antigas no custa nada lembrar comhellip
  • Antes de sair pra folia saiba que Krona  notahellip

Tags


acessóriosacústicaáguaÁgua friaágua quentealugadoalvenariaAmareloanimais de estimaçãoapartamentoAplicativos de gestãoAquecedor solarar-condicionadoarmazenagemarquitetoarquiteturaarranjosatendimento ao clienteatrair clientesBanheirobibliotecabitolaboas práticasBrancobtuBuchaCabeceiracaixacaixa d'águacaixa sifonadacalhascanos pvccantinhocasaCasa da Laricasa pequenacerâmicaCertificaçõeschurrasqueirachuveirochuveiro elétricocimento queimadocinemaCinzacírculo cromáticoclientesclosetcomo escolhercomo fazercomo instalarcomo montarcomo montar arranjoscompracondomínioConexõesconsertoconservaçãoconstruçãoconstrução civilconstruircontrole de estoquecontruçãocontruirCoresCozinhaCozinha AmericanacuidadoscustosdecorDecoraçãodesperdíciodesvantagensdiâmetrodicaDicasdicodivisóriasDIYDIY. cobredrywalldúvidaEconomiaeconômicoeletricistaelétricoeletrodutoeletroduto corrugadoeletroduto rígidoempreendedorismoempreiteraenergia elétricaengenheiroenvernizarerroserros comunsescadaescritórioEscurasesferaesgotoespaçoEspaçosespelhoestampa floralestanteestiloestilo industrialEstilo minimalistaestofadoestoqueestoque materiais de construçãoestratégiaeventos do setorfaça você mesmofácilfeirasferramentasfiaçãofidelizar clientesFilmesFilmes para lojistasfiosfita adesivafloresfluxoFornecedorafuncionalgaragemgastando poucogessogestão de equipesgestão de estoqueglossáriogranitoGuarda-roupashidráulicahidráulicohigienehome officeHygge e Lagomidealideiasiluminaçãoilumincaçãoimóvelimpermeabilizaçãoimportânicaincentivar sua equipeindustrialinfantilinfiltraçãoinovaçãoinspiraçãoinstalaçãoinstalação elétricainstalação hidráulicainstalações hidráulicasinteriorInvernoJanelasjardinagemjunta elásticakronalaminadolareiralavaboledleituralifestyleLimpezalinha elétricalojaloja de construçãoloja de material de construçãoLoja pequenalojas de bairroslojistalojistasluminárialuva de corrermadeiramantasmanutençãomarketingmármoremateriaismateriais de construçãomateriais hidráulicosmaterialmaterial de construçãomaterial hidráulicomau cheirominimalismomodelomodelosmontagemmontessorianomóveis planejadosmóvelmudançasnegócionormaso que evitaro que fazerobraobrasofraOrganizaçãoPaisagismopalestraspapel contactParade de tijoloparedeparede de lousaparede de tijolosparedespasso a passopastilhapdvpeças fundamentaispendentepequenopiaPinturapiscinapisopituraplacas cimentíciasplanejamentoplantaplantasponto comercialporcelanatoPorta sanfonadapos vendappprPPRprateleirapressãopreto e brancoprevençãoprimárioProblemasprodutosprofissionaisprojetoProjeto hidráulicopvcQDCQuadro de Distribuiçãoqualidadequalidade acústicaquartoquarto de bebêrachadurasraloralo sifonadoreformareforma hidráulicareformarregistroregulamentorejuntamentorejunteReparoreparosresultadosretençãorevendedorrevestimentorevestimento para cozinharodapéroscávelrose goldrotinaroupassacadasalasala de estarsanitáriosecundáriosegurançasifãosintéticosofásoldávelsoluçãosuculentassustentabilidadesustentáveltamanhotapetetapetestecidotendênciaTendênciastermosterrenotestetetotijolo aparentetinta acrílicatipostipos de tintatorneiratrabalhar em casatrave de futeboltuboTubostubos conexõestubos e conexõestubulaçãotubulação elétricaUmidadeutensíliosválvulaválvula de retençãovantagensvarejovazamentovazamento dicasvendasvender maisvida útilvinílicovitrinewashi tapewood frameworkshops