4 dicas para a compra de tubos e conexões para a sua loja

Todo lojista quer oferecer aos seus clientes os melhores produtos. Conhecer e avaliar algumas características desses produtos é muito importante para fazer a compra de tubos e conexões certos para o seu estoque.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Para ajudar você na hora de fechar negócio com seus fornecedores, separamos dicas de pontos que você deve observar na compra de tubos e conexões para a sua loja.

1 – Pressão de Serviço

Esse item representa a pressão máxima a que um tubo ou conexão pode ser submetido. De acordo com a NBR 5626 da ABNT, o fechamento de qualquer peça de utilização não pode provocar sobrepressão maior que 20 m.c.a, acima da pressão estática, em qualquer ponto da instalação. Ou seja, a pressão de serviço nunca deverá ultrapassar 60 m.c.a, já que o resultado da pressão estática máxima (40 m.c.a) somada à máxima sobrepressão (20 m.c.a) é de 60 m.c.a.

Ficar por dentro dessas especificações da norma é importante para garantir que, além dos melhores produtos, os consumidores também encontrem vendedores que entendem do assunto e podem orientá-los sobre as instalações. Conhecer e seguir as recomendações relacionadas à pressão de serviço evita diversos transtornos, como o rompimento de tubulações ou conexões e diminuição da vida útil de alguns dispositivos.

2 – Temperatura

No caso da temperatura, é preciso saber e orientar seus clientes de que os produtos utilizados para condução de água quente não são os mesmos das instalações de água fria. Isso porque alguns tubos são mais resistentes ao calor e outros menos.

No caso de instalações de água quente, é preciso utilizar materiais que suportam temperaturas elevadas e que sejam mais resistentes do que os tubos comuns de PVC (usados em sistemas de água fria). Os tubos e conexões para conduzir água quente devem operar com temperatura média de até 70°C e são projetados para durar, aproximadamente, 50 anos. Os materiais ideais para essa finalidade são o PPR e o CPVC.

3 – Diâmetros

Assim como a temperatura, o tamanho dos materiais também vai depender do tipo de projeto que seu cliente está desenvolvendo. Por isso, na hora de fazer a compra de tubos e conexões para a sua loja, o ideal é optar pela variedade no seu estoque.

Em geral, as principais instalações hidráulicas de uma obra seguem um padrão de diâmetro para garantir a vazão adequada de água e dejetos e você pode se basear nesses padrões para fazer uma compra certa:

  • saída de água da pia do banheiro (lavatório): 40 mm;
  • saída de descarga da bacia sanitária e do tubo de esgoto central: 100 mm;
  • saída de água da pia da cozinha: 50 mm;
  • tubulação para tanque de lavar roupas: 40 mm;
  • tubulação para máquina de lavar roupas: 50 mm;
  • tubulação que vai da caixa sifonada até o tubo de esgoto: 50 ou 75 mm.

4 – Instalação provisória ou definitiva

Por último, lembre-se de considerar dois tipos de instalações ao realizar a compra de tubos e conexões: as provisórias e as definitivas. Em cada uma delas, é recomendado utilizar um tipo diferente de produto.

No caso dos sistemas com instalações provisórias ou que necessitam de mais flexibilidade para serem facilmente desmontadas, o ideal é utilizar conexões roscáveis, fabricadas em PVC na cor branca. Nas instalações permanentes, que não serão modificadas por anos, é recomendado optar pelas conexões soldáveis, produzidas em PVC na cor marrom, de acordo com a norma NBR 5648.

 

Dica bônus: verifique se os produtos têm qualidade certificada

Além de todos os pontos que já citamos, a qualidade e a segurança proporcionadas pelos produtos também devem estar na sua lista de prioridades na hora da compra de tubos e conexões. Ficar de olho nas certificações dos materiais que você compra dos seus fornecedores é muito importante, pois, com elas, será mais fácil conquistar a confiança dos seus clientes.

Todos os produtos Krona estão de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As certificações das normas técnicas, ou NBRs, atestam a conformidade dos materiais utilizados na construção, por meio de padrões de qualidade. Ter produtos na sua loja de materiais de construção que seguem essas normas proporciona mais credibilidade para o seu negócio.

Além disso, a Krona também possui certificações do Programa Brasileiro de Produtividade e Qualidade do Habitat (PBQPH). Esse programa é uma ferramenta do Governo Federal para garantir dois pontos fundamentais quando se fala de habitação: a qualidade, com obras marcadas pela segurança e pela durabilidade, e a produtividade do setor da construção a partir da sua modernização.

De acordo com o Departamento de Qualidade da Krona, o próprio site do PBQPH é uma fonte confiável que pode ser consultada na compra de tubos e conexões. Lá, podem ser encontradas as empresas “qualificadas” e “não qualificadas” no programa, o que garante que o produto que você adquire para a sua loja possui boa qualidade e atende às normas brasileiras.

Quer saber como manter as finanças da sua loja em dia? Clique aqui e acesse agora o nosso e-book e aprenda a fazer um controle financeiro de forma inteligente.

Levando em consideração cada um desses itens na hora de escolher os produtos para a sua loja, você garante qualidade e, claro, conquista a confiança dos seus clientes, que ficarão satisfeitos ao comprar com quem entende do assunto.

Agora, que tal aproveitar para conhecer a linha completa de tubos e conexões da Krona? Aqui, a segurança, a qualidade e a durabilidade são garantidas e todos os produtos são certificados de acordo com as normas brasileiras.

Para completar, ao adquirir nossos produtos, você tem acesso a treinamento e capacitações exclusivas da Krona para lojistas. Então, está esperando o que para garantir produtos de qualidade no seu PDV? Clique aqui e seja um revendedor Krona.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.