5 dicas para garantir produtividade na construção civil

Para garantir produtividade na construção civil, a missão é trabalhar para que tudo saia de acordo com o que foi projetado. Conduzir a execução de uma obra e manter o time alinhado, do começo ao fim do projeto, pode ser desafiador, mas o esforço para o sucesso da missão.

Por isso, contar com o apoio do time é fundamental. Daí a importância de estimular a produtividade da mão de obra na construção civil e o fortalecimento do espírito de equipe.

Como saber aumentar a produtividade na construção civil é um dos principais desafios para o setor e o sucesso de um projeto está ligado à velocidade da entrega e à economia em escala dos gastos, é preciso conhecer algumas práticas importantes, confira.

Um bom líder conduz a equipe ao sucesso

O líder que se comunica com a sua equipe faz com que todos se sintam parte do trabalho, de fato. Convide os profissionais para ajudar a discutir metas, traçar planos e ações. Peça ideias de melhorias.

O segredo é respeitar cada um dos profissionais envolvidos e aprender a motivá-los. Ao fim do projeto, tendo superado todos os desafios, o líder se sente mais maduro, e a equipe orgulhosa pelo trabalho desenvolvido. Juntos, todos seguem mais experientes e preparados para a próxima empreitada.

 

Fortaleça a comunicação interna

Embora a prioridade zero seja garantir o bom andamento da obra e a entrega dentro do prazo, manter um clima de trabalho agradável também é fundamental. Para isso, a comunicação é o elemento-chave. Para simplificar a comunicação e torná-la mais eficiente, vale seguir algumas dicas:

-> vá direto ao ponto que você deseja abordar;
-> articule com clareza as suas ideias;
-> enfatize a sua voz nas palavras mais importantes;
-> ouça as dúvidas com atenção e responda de maneira clara.

Busque capacitação sobre liderança

É verdade que costumamos aprender muito na prática, no canteiro de obras, mas a teoria também tem o seu valor. Por isso, busque cursos voltados à liderança e gestão de pessoas e dedique-se a eles. Assim, você tem a chance de aprender técnicas para melhorar a motivação e o desempenho da equipe. É preciso reciclar conhecimento sempre, para fortalecer o seu espírito de liderança.

Ofereça recompensas às equipes

As recompensas são uma das melhores ferramentas para instigar o desempenho dos operários. Com isso, todos trabalham mais engajados e com foco na premiação final. Dentre as principais, é possível citar: bonificação financeira, cesta básica, redução da jornada de trabalho etc. A recompensa ideal varia de acordo com o perfil do profissional.

Captura ubíqua

O maior erro de produtividade pessoal é tentar manter todas as informações apenas em uma cabeça. captura ubíquaconsiste em registrar tudo o que deve ser feito, e o ponto-chave para esse hábito é sempre manter uma única ferramenta disponível para anotar lembretes e tarefas diárias.

Dominar a arte da captura ubíqua elimina o estresse de “tentar lembrar de não esquecer”.

Está mais que claro que ninguém constrói nada sozinho. Porém, com um bom time, qualquer obra monumental pode sair do papel e se tornar realidade. Sabendo que uma equipe qualificada e motivada pode construir o que for preciso, o desafio do engenheiro é liderar o time da melhor maneira possível para explorar o seu potencial.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.