Dicas de gestão para a sua loja de materiais de construção

A gestão de qualquer empresa é sempre um desafio, inclusive no caso das lojas de materiais de construção. São muitos pontos que devem ser observados no dia a dia de uma loja, como o estoque, as finanças, as vendas e a organização do PDV. Organizar esses e outros detalhes de forma eficiente facilita a sua gestão e ainda garante que a sua loja de materiais de construção ganhe destaque no mercado.

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Separamos algumas dicas que podem ajudar você a fazer a gestão financeira e organizacional da sua loja de materiais de construção. Veja quais são elas.

Controle suas finanças por meio de indicadores de negócio

As finanças da sua loja não abrangem apenas os números de vendas, mas todos os processos financeiros, como o fluxo de caixa, a folha de pagamento, o aluguel, o valor de estoque e os impostos. Reunir esses dados e utilizar indicadores de negócio podem facilitar o planejamento financeiro da sua empresa. Os principais indicadores para lojas de materiais de construção são:

  • margem de contribuição: parcela da receita das vendas que fica para o lojista, após descontar os impostos incidentes sobre as vendas, custo das mercadorias, comissões e fretes, quando houver. A margem de contribuição total da loja deve ser suficiente para cobrir todos os gastos fixos (folha de pagamento, aluguel, energia, etc), formando assim o lucro do negócio.
  • geração de caixa: o valor que fica retido no caixa da loja após todos os pagamentos e recebimentos. Eventualmente a geração de caixa de um negócio pode ser negativa, nesse caso é importante se atentar ao ciclo de estoque e também ao prazo médio de pagamentos e recebimentos. Um alto volume de estoque com baixo giro, pode representar dificuldades para o caixa do negócio.
  • itens mais e menos vendidos: saber quais produtos estão parados evita desperdícios de espaço e dinheiro;
  • ticket médio: a média de valor gasto pelos clientes na sua loja.

Realize o controle de estoque

controle de estoque é fundamental para a gestão e para a lucratividade de uma loja de materiais de construção.  Com um estoque bem organizado e atualizado, você evita erros, prejuízos e faltas de produtos nas prateleiras. Além disso, a organização é muito importante para encontrar os produtos de forma rápida e evitar a conferência errada dos materiais em estoque na hora do controle periódico, ação na qual você analisa se as informações do sistema de controle de estoque condizem com a realidade. Para organizar, uma dica é separar os produtos nas prateleiras por tipo de material, marca, tamanho, cor ou outra característica, e usar etiquetas de identificação nas prateleiras para facilitar a busca.

Outros pontos importantes são: atualizar as informações de estoque imediatamente após a venda ou compra de um produto, para que não ocorra furos no estoque; e analisar o tempo que um determinado produto permanece nas prateleiras, para definir com que frequência deve fazer novos pedidos aos fornecedores.

Organize o ponto de venda e utilize o visual merchandising

Manter seu ponto de venda organizado e utilizar materiais de visual merchandising, ou seja, materiais que fazem parte da ação de marketing das marcas, são estratégias que podem impactar positivamente o seu consumidor. Um bom material de PDV, além de divulgar determinado produto, pode decorar sua loja e deixá-la ainda mais atrativa, chamando a atenção dos clientes.

Para escolher os materiais certos para o seu PDV, é importante conhecer o seu público. Depois, para organizar esses materiais na sua loja, lembre-se que eles não devem atrapalhar a mobilidade entre as prateleiras e corredores nem dificultar a visibilidade dos produtos. Por isso, escolha os lugares certos, de maneira estratégica e inteligente.

Utilize as redes sociais na sua loja

Seja qual for o tamanho da sua loja, ela pode se beneficiar com o uso das redes sociais.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em 2018, 74% dos brasileiros usam o smartphone para acessar a internet em alguma etapa do processo de compra. Isso mostra que as redes sociais são ferramentas fundamentais na jornada de compra do seu cliente. Por meio de redes como Facebook, Instagram e WhatsApp, a sua loja pode divulgar os produtos disponíveis, ressaltar a qualidade de marcas parceiras, ofertar produtos que estão com maior estoque e o principal: se comunicar com os clientes. Para isso, analise qual rede social é mais adequada ao perfil dos seus consumidores.

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Seguindo essas dicas, você descomplica a gestão financeira e organizacional da sua loja de materiais de construção e, claro, tem mais chances de melhorar suas vendas. Acesse também o nosso conteúdo com 5 conselhos da Krona para lojistas e garanta o sucesso do seu negócio, em todos os setores.

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