Qual a diferença entre as cores de tubos e conexões?

Você sabe escolher tubos e conexões para o seu projeto? Às vezes se sente perdido ou perdida entre tantas cores e tamanhos disponíveis no mercado? Não se preocupe! Leia este artigo e entenda quais as diferenças entre as cores de tubos e conexões para saber como escolher o melhor para sua necessidade.

Sem tempo de ler? Ouça o post:

Qual a diferença entre as cores de tubos e conexões?

As diferentes cores indicam as funções e tipos de uso de cada tubo ou conexão. A Krona possui linhas voltadas para tubulações e componentes que receberão água, esgoto e fiações elétricas. As tubulações verdes podem receber água quente ou fria, em projetos residenciais, comerciais e industriais.

Tubos e conexões brancos

Já as tubulações para circulação de água fria possuem diferentes cores, dependendo do uso. Os tubos e conexões brancos são da Linha Roscável, utilizados em instalações provisórias ou que serão desmontados com frequência, durante a construção, reforma ou reparo. Eles são feitos em PVC e suportam temperatura de até 45°C e pressão de 7,5 kgf/c².

Leia também: Conheça a diferença entre registro de esfera, gaveta e pressão.

Tubos e conexões na cor marrom

Os tubos e conexões de cor marrom fazem parte da Linha Soldável e são utilizados em instalações permanentes, aparentes, embutidas ou enterradas, para conduzir água fria em residências, indústrias e comércios. Seguindo as normas brasileiras, as peças são na cor marrom, e as de cor azul são da Linha Soldável com bucha de latão, estas utilizadas para pontos terminais onde serão conectados chuveiros, torneiras ou engates metálicos. Todos os produtos são feitos em PVC, suportando a pressão 7,5 kgf/cm², sendo mais utilizados para circulação de água potável.

Leia também: Linha Soldável: entenda quando e como usar

Tubos e conexões na cor branco-palha

Já os tubos branco-palha são utilizados para sistemas de esgoto e contam com peças para esgoto primário e secundário. Esse portfólio é composto por tubos, conexões e acessórios para coletar e conduzir os despejos dos aparelhos sanitários a um destino apropriado.

Diferentemente da tubulação de água fria, na qual o tubo pode permanecer 100% cheio de água, a tubulação destinada ao esgoto trabalha por gravidade, ou seja, é projetada para conter uma quantidade de ar e realizar o escoamento. Sendo assim, os tubos de esgoto não suportam a pressão gerada pela água e podem acabar ocasionando ruptura.

Eletrodutos corrugados flexíveis nas cores amarelo e laranja

Para a linha elétrica de baixa tensão, temos os eletrodutos corrugados flexíveis nas cores amarelo e laranja. O corrugado da cor amarelo é destinado para instalação em parede de alvenaria, já o corrugado na cor laranja é destinado para laje ou piso estrutural de concreto.

Tubos e conexões pretos

Também na linha elétrica de baixa tensão, temos tubos e conexões rígidas. São tubos e conexões na cor preta, que é indicado para instalação enterrada e instalação sobreposta.

Tem mais dúvidas sobre o assunto? Acesse o nosso FAQou clique aqui para entrar em contato.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.