Qual a diferença entre as cores de tubos e conexões?

tubos e conexões

Você sabe escolher tubos e conexões para o seu projeto ou às vezes se perde entre tantas cores, tamanhos e modelos disponíveis no mercado? Não se preocupe, é normal ficar com essa dúvida, e nós estamos aqui para ajudar. As cores de tubos e conexões são padronizadas pelas normas brasileiras de produto e indicam suas funções e aplicações nas instalações hidráulicas, elétricas e de esgoto.

Não consegue ler agora? Ouça:

Então, continue a leitura para esclarecer de vez as suas dúvidas e faça a escolha certa de tubos e conexões para a sua obra.

 

Tubos e conexões na cor branca

tubos e conexões

Os tubos e conexões fabricados na cor branca são os de PVC, indicados para condução de água fria. Por isso, na hora de comprar materiais dessa cor, certifique-se de estar escolhendo os mais indicados para o seu projeto. As peças para circulação de água fria fazem parte da Linha Roscável e são utilizadas em instalações provisórias ou que serão desmontadas com frequência durante a construção, a reforma ou o reparo. Esses materiais são fabricados em PVC e suportam temperatura de até 45 °C e pressão de até 7,5 kgf/c². Clique aqui e confira todos os tubos e conexões roscáveis da Krona.

Tubos e conexões na cor bege

tubos e conexões

Os tubos e conexões de CPVC devem ser aplicados em instalações de água quente e podem conduzi-la quente por longos trechos, suportando altas temperaturas e pressões sem comprometer a instalação e suas propriedades.

Tubos e conexões na cor marrom

tubos e conexões

Os tubos e conexões de cor marrom também são utilizados para a condução de água fria, mas fazem parte da Linha Soldável. Esses materiais podem ser aplicados em instalações permanentes, aparentes, embutidas ou enterradas, em obras residenciais, industriais e comerciais. Seguindo as normas brasileiras, todos os produtos dessa categoria são fabricados em PVC, suportando a pressão de 7,5 kgf/cm². Clique aqui e confira todos os tubos e conexões soldáveis da Krona.

Tubos e conexões na cor verde

tubos e conexões

As tubulações de água quente também estão disponíveis em outra opção de material: o PPR, utilizado para fabricação de tubos e conexões na cor verde. Assim como o CPVC, esse material é utilizado para conduzir o fluido por longos trechos em elevadas temperaturas ou pressões sem comprometer a instalação e suas propriedades. Clique aqui e confira todos os tubos e conexões da Linha PPR Krona.

Conexões na cor azul

tubos e conexões

As conexões de cor azul também fazem parte da Linha Soldável; a diferença é que essas possuembucha de latão. Por causa disso, são aplicadas nos pontos terminais onde serão conectados chuveiros, torneiras ou engates metálicos. Assim como as outras peças da Linha Soldável, são feitas de PVC, suportam a pressão de 7,5 kgf/cm² e são utilizadas para circulação de água fria potável.

Tubos e conexões na cor branco-palha

tubos e conexões Os tubos e conexões branco-palha são aplicados em instalações de esgoto, e sua função é escoar os efluentes de aparelhos sanitários, direcionando-os a seu destino apropriado. Ao contrário da tubulação de água fria, na qual o tubo pode permanecer 100% cheio de água, a tubulação destinada ao esgoto trabalha por gravidade, ou seja, é projetada para conter uma quantidade de ar e realizar o escoamento. As peças dessa cor fazem parte da Série Normal Krona e são fabricadas em PVC, podendo operar em temperatura de até 45 °C em regime não contínuo. É importante ressaltar que os tubos e conexões de esgoto não devem ser utilizados para outras finalidades, pois, como mencionamos, não suportam a pressão gerada pela água e podem se romper.

Tubos e conexões na cor cinza

tubos e conexões Os tubos e conexões na cor cinza fazem parte da Série Reforçada Krona, também aplicados em instalações de esgoto e sistemas de escoamento de águas pluviais. A diferença é que esses são ideais para as partes mais críticas da tubulação, pois possuem espessuras mais robustas que os da Série Normal. Geralmente, são aplicados no escoamento do esgoto sanitário e de água pluvial em trechos como tubos de queda e condutores verticais sujeitos à criação de vácuo devido ao grande volume de água ocasionado por chuvas torrenciais. Também são fabricados em PVC, em conformidade com as determinações das normas brasileiras e internacionais, e podem operar com temperaturas de até 75 °C em regime não contínuo. 

Eletrodutos corrugados flexíveis na cor amarela

tubos e conexões Indicados para instalações elétricas de baixa tensão, os eletrodutos corrugados flexíveis na cor amarela são ideais para aplicações em paredes de alvenaria e têm como função abrigar, conduzir e distribuir cabos, com proteção mecânica e vedação que não propaga chamas. Clique aqui e confira todos os produtos da Linha Flexível Leve da Krona.

Eletrodutos corrugados flexíveis na cor laranja

tubos e conexões Por serem mais reforçados, os eletrodutos na cor laranja são indicados para aplicações em lajes e pisos. Durante a concretagem, esses materiais recebem maior esforço mecânico, de forma que sua aplicação garante mais segurança e durabilidade em instalações elétricas de baixa tensão. Clique aqui e confira todos os produtos da Linha Flexível Reforçada da Krona.

Eletrodutos corrugados flexíveis na cor azul

tubos e conexões Esses eletrodutos estão disponíveis nas versões leve e reforçada e têm como função garantir a passagem de cabeamentos para voz, dados e imagens nas instalações elétricas. Podem ser aplicados em lajes ou paredes, no conjunto de instalação com o Quadro VDI. Clique aqui e saiba mais sobre esse produto, que é um dos últimos lançamentos da Krona.

Eletrodutos rígidos na cor preta

tubos e conexões Também utilizados em instalações elétricas de baixa tensão, os eletrodutos rígidos na cor preta (e as conexões também fabricadas nessa cor) são utilizados em padrões de entrada residencial ou em pontos que necessitam de grande resistência mecânica em laje, piso ou enterrados em área externa. A função desses materiais é garantir a proteção mecânica aos fios e cabos elétricos, e estão disponíveis nas versões soldável e roscável.

Seja qual for a cor, a escolha certa é a Krona

Agora que você já sabe a diferença entre as cores de tubos e conexões, só falta um detalhe para fazer a escolha certa ao comprar materiais para uma obra: contar com a qualidade da Krona. Todos os produtos Krona são certificados e fabricados de acordo com as normas brasileiras, garantindo mais segurança e durabilidade para projetos hidráulicos, elétricos ou de esgoto. Então, clique aqui para ser nosso parceiro revendedor ou para fazer um orçamento de materiais para a sua construtora. E se você é instalador ou consumidor final, clique aqui, encontre a loja mais próxima de você e use Krona na sua obra.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.