Tubos e conexões de diferentes materiais: cuidados na instalação

Os tubos e conexões são projetados de acordo com o que se destinam a conduzir. Alguns são destinados às tubulações específicas para água fria, outros são ideais para condução de água quente e, por fim, existem os itens específicos para instalações de esgoto.

Para cada tipo de instalação, é possível encontrar tubos e conexões de diferentes materiais. Por isso, é essencial entender as orientações de uso e os cuidados necessários na instalação de cada um deles.  

Principais materiais de tubos e conexões

Conheça, a seguir, os principais materiais de tubos e conexões disponíveis no mercado e a utilização correta de cada um.

PVC

tubos e conexões

O PVC é um dos materiais mais usados em todo o mundo. Suas principais aplicações são em tubos para instalações de água fria e esgoto, trabalhando com temperaturas de até 45°C em regime não contínuo na água fria e não contínuo nas instalações de esgoto.

Para as instalações de água fria, os tubos e conexões de PVC podem ser soldáveis ou roscáveis. Veja, abaixo, as características de cada um deles.

  • Soldáveis: são fabricados na cor marrom e a união dos tubos com as conexões é feita por meio da utilização de um adesivo para PVC, como o Adesivo Plástico Krona. Os tubos e conexões soldáveis são recomendados para instalações permanentes, que dificilmente serão modificadas.

  • Roscáveis: são fabricados na cor branca e, para fazer a união dos tubos com as conexões, é utilizada uma tarraxa para fazer rosca nos tubos e fita veda rosca, como a Fita Veda Rosca Krona. Esses produtos são ideais para instalações provisórias, pela facilidade de desmontagem.

Já as linhas de tubos e conexões de PVC para instalações de esgoto podem ser de série normal ou de série reforçada.

  • Esgoto série normal: são produtos aplicados para escoar efluentes de aparelhos sanitários ou conduzir água pluvial em instalações prediais de esgoto e ventilação. Eles podem ser inseridos na vertical ou na horizontal, são resistentes e possuem alta durabilidade e precisão.

  • Esgoto série reforçada: são produtos fabricados com espessura de parede maior que os da série normal. Por isso, são indicados para condução de efluentes em trechos das instalações que sofrem mais impactos internos ou externos, como tubos de queda, subcoletores, ramais de despejo de máquinas de lavar louças residenciais e condutores verticais de água da chuva, em obras com mais de três pavimentos. Os tubos e conexões dessa série possuem alta resistência química e resistência a esforços mecânicos e à temperatura superior à da série normal.

Para as instalações de tubos e conexões de PVC, devem ser consultadas as seguintes normas, de acordo com o tipo de tubulação que está sendo executada:

  • NBR 5626 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção;
  • NBR 8160: Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução;
  • NBR 5688 – Tubos e conexões de PVC-U para sistemas prediais de água pluvial, esgoto sanitário e ventilação — Requisitos.

PPR

tubos e conexões

Os tubos e conexões de PPR (Polipropileno Copolímero Random Tipo 3) podem ser utilizados para conduzir água fria ou quente. Esse material é altamente testado e possui condições de uso internacionais, que superam as normas técnicas brasileiras, suportando picos de temperatura de até 95ºC e menor perda de carga. 

O PPR tem excelente isolamento térmico e, dependendo do projeto da instalação, pode até dispensar o isolamento, pois tem baixa condutividade térmica. Essa característica mantém a temperatura da água e impede a transmissão de calor para o exterior do tubo. 

Além disso, os tubos e conexões de PPR dispensam o uso de solda, roscas e colas no processo de instalação. A união é feita por termofusão a 260°C, processo que garante a potabilidade da água e a durabilidade da tubulação.

Para a correta instalação dos tubos e conexões de PPR, é importante consultar as seguintes normas:

  • NBR 15813-3: Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria – Tubos e conexões de PPR e PPRCT – Montagem, instalação, armazenagem e manuseio;

CPVC

tubos e conexões

O CPVC (Cloreto de Polivinila Clorado) é um material utilizado no mundo há 60 anos, com normas brasileiras específicas que garantem a sua padronização e asseguram a qualidade na fabricação e aplicação. Esse material é similar ao PVC, mas tem propriedades superiores, que permitem a sua aplicação em temperaturas de até 70ºC, ou seja, é ideal para instalações de água quente. 

Os tubos e conexões de CPVC são seguros e oferecem diversos benefícios para instalações hidráulicas de água quente, como: 

  • durabilidade;

  • alta resistência química, pois é um material não corrosivo e imune à degradação por água clorada;

  • resistência a altas temperaturas, à pressão e ao fogo;

  • isolamento elétrico e resistência a ataques galvânicos ou eletrolíticos, podendo ser utilizados enterrados ou conectados a metais;

  • isolamento térmico, mantendo a água quente por mais tempo e dispensando o uso de material isolante na maioria das instalações;

  • mais rigidez, ou seja, nas instalações aparentes, o CPVC requer menos suportes e abraçadeiras.

Para realizar uma instalação segura de tubos e conexões de CPVC, consulte a NBR 15.884-3, norma específica das tubulações desse material. Você também pode assistir a um vídeo com o passo a passo da instalação do CPVC no nosso canal no Youtube clicando aqui.

Confira também o manual técnico Krona CPVC disponível aqui.

Cobre

Os tubos e conexões de cobre atendem aos requisitos de segurança de diversas temperaturas e pressões e combatem o acúmulo de germes e bactérias. Eles podem ser utilizados em diversos casos, como: 

  • redes de distribuição de água;
  • redes de aquecimento ou gás;
  • sistemas de energia solar;
  • extintores de incêndio. 

Normalmente, o uso de tubos e conexões de cobre é recomendado em instalações com temperaturas superiores a 100°C. Nesses casos, a união da tubulação é realizada por meio de solda e exige o uso de isolamento térmico e juntas de dilatação.

Para a instalação correta de produtos de cobre, devem ser seguidas as normas:

  • NBR 11720: Conexões para união de tubos de cobre por soldagem ou brasagem capilar — Requisitos;

  • NBR 15345: Instalação predial de tubos e conexões de cobre e ligas de cobre — Procedimento.

PEX

O PEX (Polietileno Reticulado Monocamada) é um sistema de bobinas de tubos ligados a um módulo distribuidor. Os tubos e conexões desse material podem ser aplicados para condução de água quente ou fria, ar-condicionado e gás GN ou GLP. 

A união dos tubos de PEX é feita com conexões metálicas e a tubulação desse material é resistente a altas pressões e temperaturas. Além disso, esse material não sofre corrosão e não necessita de juntas de dilatação na instalação.

Para uma instalação correta, devem ser consultadas as seguintes normas, de acordo com o tipo de tubulação que está sendo executada:

  • NBR 15939: Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria Polietileno reticulado (PE-X);

  • NBR 16821-1: Sistema de tubulação multicamada para a condução de gases combustíveis — Parte 1: Requisitos gerais.

Respeite o tipo de uso de tubos e conexões de diferentes materiais

Cada material tem especificações diferentes, que garantem sua resistência a diversos fatores, como pressão, temperatura, dilatação térmica e impacto. Se você utilizar os produtos para um fim diferente daquele para o qual eles foram planejados, corre o risco de causar rompimentos, vazamentos e até acidentes.

Ao usar um tubo de esgoto para passar água fria, por exemplo, o material pode não suportar a pressão gerada e acabar se rompendo. Isso acontece porque, diferente da tubulação de água fria, em que o tubo pode permanecer cheio de água, a tubulação destinada ao esgoto é projetada somente para conter uma quantidade de ar e realizar o escoamento por gravidade.

Da mesma forma, se uma tubulação de água fria for usada para passar água quente, ela pode não resistir ao vapor produzido e estourar. Nesse caso, o motivo é que os tubos para água fria são feitos à base de PVC, enquanto os de água quente são de PPR ou CPVC, por exemplo, materiais com propriedades e resistência mecânica diferentes.

Então, fique atento às especificidades de cada tipo de tubo e conexão e, principalmente, ao material do qual eles são feitos. O uso inadequado desses itens pode causar sérios problemas.

Como conectar tubos e conexões de materiais diferentestubos e conexões

Para conectar tubulações feitas de diferentes materiais, como uma torneira de metal a um tubo de PVC, é preciso usar conexões soldáveis e roscáveis. O joelho soldável com bucha de latão, por exemplo, serve para unir peças de metal roscáveis, torneiras, registros de pressão, engates flexíveis ou hastes de chuveiro. 

Para a extremidade soldável, é possível utilizar soluções como o Adesivo Plástico de Soldagem da Krona, desenvolvido com uma fórmula específica para unir tubos de PVC, ou o Adesivo Plástico Extraforte para PVC Rígido Krona, indicado para aplicação em tubos e conexões de PVC com diâmetro acima de 60 mm.

Vale lembrar que esses adesivos são destinados a materiais específicos — procure sempre a solução própria para aquele com o qual estiver trabalhando.

Cuidados ao adquirir e instalar tubos e conexões de diferentes materiaistubos e conexões

Veja algumas dicas simples para acertar na compra e na instalação de tubos e conexões de diferentes materiais para a sua obra.

Siga as orientações de um profissional 

Na hora de escolher e instalar tubos e conexões de diferentes materiais, é importante consultar profissionais especializados. Isso ajuda a evitar problemas com dimensionamento, folgas e erros de encaixe nas instalações. 

É essencial para sua obra ou reforma que você esteja alinhado com o profissional que está cuidando de tudo. Ouça sempre o que ele tem a dizer sobre os materiais e tipos de produtos ideais para o seu projeto. Com isso, você evita idas desnecessárias à loja de materiais de construção por esquecimentos ou adaptações que podem surgir ao longo da obra.

Leve em consideração as informações do lojista

O vendedor da loja de materiais de construção costuma ter bastante experiência no assunto, por isso pode orientar você na hora da compra de tubos e conexões de diferentes materiais. Um lojista especializado pode esclarecer suas dúvidas sobre a qualidade dos materiais, ajudar a lembrar você de algum produto que está esquecendo e ainda facilitar a comparação de marcas.

Verifique se os produtos seguem as normas de qualidade

Verificar se a marca que você está comprando é certificada e atende aos requisitos das normas de qualidade faz toda a diferença. É uma garantia de que você está comprando tubos e conexões seguros, confiáveis e com qualidade comprovada. Na dúvida, pergunte ao vendedor ou consulte o site da marca. 

Aqui na Krona, disponibilizamos os atestados de qualidade para download no nosso site e, além de fabricarmos nossos produtos de acordo com as normas técnicas da ABNT, somos certificados no PBQP-H e temos a nossa própria formulação do composto utilizado para fabricar conexões de PVC. Com isso, oferecemos ainda mais garantia aos nossos produtos.

Como você viu, tubos e conexões de diferentes materiais possuem aplicações específicas e considerar esses pontos já é meio caminho andado para que tudo dê certo nas suas instalações.

Além disso, para uma obra com mais qualidade e segurança, independentemente do tipo de material, conte sempre com os produtos da Krona.

Para saber mais sobre os nossos produtos e não perder nenhuma novidade, acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais. E para adquirir tubos e conexões com a qualidade Krona, clique aqui e encontre o revendedor mais próximo de você.

Agora, se você é lojista e quer oferecer tubos e conexões de qualidade aos seus clientes, clique aqui e seja um parceiro revendedor da Krona.

 

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.