Entenda como planejar a instalação hidráulica residencial

instalação hidráulica

A instalação hidráulica é uma das partes mais importantes de uma obra ou reforma residencial. Por isso, planejar essa etapa de forma cuidadosa é essencial para garantir o funcionamento adequado e eficiente do sistema responsável pelo abastecimento de água da residência, além de evitar problemas futuros.

Neste artigo, você verá os pontos mais importantes e algumas dicas para planejar uma instalação hidráulica residencial de forma correta. Vamos lá?

Não consegue ler agora? Ouça:

 

Conheça as normas técnicas relacionadas a instalações hidráulicas

 

instalação hidráulica

 

Antes de começar qualquer projeto hidráulico, é importante estar bem informado sobre as normas locais relacionadas à construção e à instalação de sistemas hidráulicos. Cada região pode ter requisitos específicos, e seguir essas diretrizes é fundamental para garantir a segurança e conformidade do seu projeto.

 

Além disso, atente-se às normas técnicas da ABNT referentes a instalações hidráulicas, como:

 

  • NBR 5626 – Sistemas prediais de água fria e água quente — Projeto, execução, operação e manutenção;
  • NBR 5648 – Sistemas prediais de água fria – tubos e conexões de PVC 6,3 – PN 750 kPa com junta soldável;
  • NBR 15884 – Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria — Policloreto de vinila clorado (CPVC).

 

Faça um projeto hidráulico detalhado

 

instalação hidráulica

 

Um projeto bem detalhado é o segredo para uma instalação hidráulica bem-sucedida. Afinal, é esse o documento que guiará toda a execução da obra.

 

Para planejar a instalação hidráulica de forma correta, é importante considerar a disposição dos cômodos, os pontos de uso da água e a localização de registros e conexões. O projeto também deve incluir os locais de instalação dos tubos de entrada de água na casa até sua saída para as devidas funcionalidades, como vaso sanitário, torneiras e chuveiros.

 

Nesse momento, leve em conta a localização dos pontos de água quente e fria. Diferenciar esses sistemas é fundamental para otimizar a eficiência da instalação hidráulica, reduzindo o tempo de espera pela água quente, economizando recursos e aumentando o conforto.

 

Além disso, o projeto hidráulico precisa considerar as dimensões corretas dos tubos e outros detalhes específicos sobre os materiais necessários, para evitar problemas durante a execução e garantir um fluxo de água suficiente em todos os pontos da casa. Para calcular os diâmetros das tubulações, considere a distância entre os pontos de uso, a altura das instalações e as necessidades específicas de cada cômodo.

 

Escolha os materiais adequados para a sua instalação hidráulica

 

instalação hidráulica

 

Escolher os materiais certos é essencial para garantir a durabilidade e a eficiência de uma instalação hidráulica. Como falamos, na hora de planejar a instalação, devem ser definidas as quantidades de materiais, mas também é importante considerar a qualidade dos tubos e conexões que serão utilizados.

 

No momento da compra, verifique se a marca que você está escolhendo é certificada e atende aos requisitos das normas de qualidade. Isso garante que você está comprando materiais hidráulicos seguros, confiáveis e com qualidade comprovada. Na dúvida, pergunte ao vendedor ou consulte o site da marca.

 

Aqui na Krona, disponibilizamos os atestados de qualidade para download no nosso site e, além de termos produtos fabricados de acordo com as normas técnicas da ABNT e do certificado do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), temos a nossa própria formulação do composto utilizado para fabricar conexões de PVC. Com isso, oferecemos ainda mais garantia aos nossos produtos.

 

Outras dicas para instalação hidráulica residencial

 

instalação hidráulica

 

Além dos pontos que mencionamos, separamos algumas dicas para você planejar e prolongar a vida útil da sua instalação hidráulica.

 

  • Economizar nos materiais hidráulicos, ou seja, levar em conta apenas o valor e não a qualidade dos produtos, pode ser um grande risco para uma instalação hidráulica. Caso precise economizar, uma dica é projetar a cozinha, os banheiros e a área de serviço próximos uns dos outros. Assim, você utilizará menos tubos e conexões.

 

  • Se você vai fazer uma reforma e a instalação hidráulica é muito antiga, considere substituir a tubulação por tubos e conexões de PVC, que garantem mais durabilidade.

 

  • No projeto, considere a instalação de um registro por ambiente onde houver pontos de água. Dessa forma, se acontecer algum problema em um cômodo específico, você poderá fechar apenas o registro desse local, sem comprometer o abastecimento do restante da casa.

 

  • Durante a execução da obra, guarde os tubos sempre na posição horizontal para evitar danos e nunca deixe os materiais expostos ao sol.

 

  • Antes de finalizar a instalação hidráulica e fechar a parede ou fazer o contrapiso, realize testes. Isso evita retrabalhos, gastos desnecessários e garante que tudo esteja funcionando corretamente.

 

Seguindo as orientações e dicas que listamos neste artigo, você estará no caminho certo para planejar uma instalação hidráulica residencial eficiente e segura. E, lembre-se: o sucesso de uma obra também depende muito da qualidade dos tubos e conexões utilizados. Por isso, contar com os produtos Krona na sua instalação hidráulica é a melhor escolha.

 

Se você é responsável por uma construtora, clique aqui para fazer um orçamento de materiais. E se você é instalador ou consumidor final e quer usar Krona na sua obra, clique aqui e encontre a loja mais próxima de você.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.