Manual do guarda-roupa: medidas e divisórias fundamentais

Se você anda sonhando com um guarda-roupa feito sob medida para as suas roupas, seus sapatos e acessórios, chegou a hora de tornar isso realidade. Construir e mobiliar exige uma matemática precisa: é necessário encaixar cada item em seu cantinho, para aproveitar os espaços de forma inteligente. Ao pensar no guarda-roupa ideal para você, é importante levar em conta o espaço disponível e quantas pessoas irão usá-lo.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Separamos algumas dicas para tornar realidade o sonho do guarda-roupa na medida certa para você e para a sua casa.

Fique atento às medidas do cabideiro do seu guarda-roupa

Se o seu guarda-roupa possui portas de puxar, o ideal é que a profundidade do espaço para o cabideiro seja de 60 centímetros. Quando a porta é de correr, as medidas desse espaço variam entre 65 e 70 centímetros.

O ideal é que a altura entre o piso e o cabideiro seja de dois metros, para acomodar bem camisas, blazers, saias e vestidos longos. Normalmente, a parte de baixo é reservada para gavetas e prateleiras.

Tamanho ideal de sapateiras

Se o espaço para guardar sapatos no seu guarda-roupa for apenas uma gaveta, a profundidade ideal é de 35 centímetros. Em casos onde será necessário usar repartições nas gavetas (para acomodar um sapato atrás do outro), o ideal é ter entre 60 e 65 centímetros de profundidade no interior. Se o modelo da sua sapateira contém prateleiras, é retrátil ou com gavetas, a altura dela deve ser de 160 centímetros.

Utilize divisórias nas gavetas

A melhor medida de profundidade para gavetas é 50 centímetros. O comprimento dela varia de acordo com a utilidade que você deseja dar a ela. Em qualquer caso, uma dica é utilizar divisórias para organizar os itens. Em gavetas para roupas íntimas, você pode usar uma colmeia de 15 x 15 centímetros. Já em gavetas de meias, colmeias de 10 x 10 centímetros são uma boa opção.

Efeitos óticos do guarda-roupa podem otimizar seu ambiente

Um guarda-roupa com portas estreitas e compridas, sem recortes de maleiro, por exemplo, dá a sensação de que a altura do ambiente aumentou. Da mesma forma, aqueles que possuem portas com a divisão do maleiro ampliam visualmente a largura do espaço.

Se você deseja utilizar esses efeitos óticos, lembre-se de alinhar a altura das portas do guarda-roupa com a altura das janelas ou da porta de entrada do cômodo. Assim, você cria uma referência visual e torna o ambiente mais agradável.

Dicas de portas para o guarda-roupa

Deixe para pensar nas portas por último. Durante a escolha, analise o espaço que restará para circulação em frente ao guarda-roupa. Lembre-se de que você vai precisar de pelo menos um metro de área livre para se movimentar com conforto e sem esbarrões. Com essa análise, fica mais fácil decidir como serão as portas:

  • se o espaço para circulação for maior que um metro, você poderá considerar o uso de portas de abrir. Cada folha deve ter entre 40 e 60 centímetros, no máximo;
  • se o seu dormitório não for tão grande, considere a instalação de portas sanfonadaou de correr. Todas elas utilizam trilhos, engrenagens e sistemas de abertura que “roubam” alguns centímetros de espaço. Por isso, é bom incluir mais cinco centímetros na profundidade final do armário;
  • radicalizar e abolir as portas também é uma solução para áreas pequenas: armários totalmente abertos dão um ar despojado ao ambiente.

BÔNUS: aprenda a fazer uma arara com tubos e conexões de PVC Krona

Uma arara não substitui um guarda-roupa, mas é uma ótima alternativa para organizar algumas peças que você usa com mais frequência ou mesmo para dar um toque moderno ao seu quarto. Veja, agora, como fazer uma arara utilizando tubos e conexões de PVC.

Materiais necessários:

  • 2 pedaços de Tubos de PVC Krona de 1,5 m
  • 2 pedaços de Tubos de PVC Krona de 1 m
  • 4 pedaços de Tubos de PVC Krona de 20 cm
  • Joelhos 90° Krona
  • Tês Krona
  • 2 ponteiras de PVC
  • 1 lixa
  • 1 tinta spray na cor da sua preferência
  • 1 cola instantânea

Como fazer

  • Lixe todas as partes dos tubos e conexões de PVC Krona, para que eles consigam aderir melhor a tinta.

  • Lixe a pontinha de plástico que fica em relevo na parte de fora das ponteiras, até que elas fiquem bem retas. Isso é muito importante, pois essa parte será colada depois e essa ponta pode atrapalhar a colagem.
  • Pinte todos os materiais que você vai utilizar com tinta spray. O ideal é fazer isso em um espaço onde você não corra o risco de sujar outros objetos. Também é importante usar luvas para não manchar suas mãos.

 

  • Para fazer a base da arara, separe 2 Tubos de PVC Krona de 20 cm, 2 Joelhos Krona, 1 Tê Krona e 1 ponteira.
  • Encaixe os 2 Tubos de PVC Krona de 20 cm em 1 Tê Krona, de forma que as peças fiquem bem firmes. Caso contrário, a base da arara não vai ficar fixa.
  • Encaixe os 2 Joelhos Krona em cada ponta dos tubos.
  • Repita esse processo com os outros 2 Tubos de PVC Krona de 20 cm, 1 Joelho Krona e 1 Tê Krona para fazer o outro pé da arara.
  • Passe cola instantânea na parte que você lixou das duas ponteiras e cole cada uma no meio de um dos Tês Krona.
  • Para fazer a parte de cima da arara, utilize os 2 Joelhos Krona que sobraram para emendar o Tubo de PVC Krona de 1 m com os 2 Tubos de PVC Krona de 1,5 m. Certifique-se de que ficou bem encaixado.
  • O ideal é deixar as partes da base secarem de um dia para o outro. Depois que a cola estiver seca, encaixe o outro Tubo de PVC Krona de 1 m nas ponteiras, ligando um pé ao outro da arara.
  • Por último, junte a parte de cima com a parte de baixo, encaixando os Tubos de PVC Krona de 1,5 m nos Tês Krona da base.

 

Pronto! Sua arara com tubos de PVC está pronta.

Lembre-se: essa arara é frágil, então o ideal é usá-la apenas para peças de roupas mais leves e não exagerar na quantidade.

Gostou das nossas dicas? Já está preparado para fazer a sua arara com tubos de PVC? Aqui no nosso blog, você sempre encontra conteúdos como esse. Em outros posts, nós demos dicas de como envernizar móveis de madeira para deixar seus ambientes ainda mais lindos e de como fazer uma parede de lousa para dar um toque moderno e descolado à sua casa.

Aproveite também para conhecer as especificações e características do tubo de PVC Krona, para pesquisar no mercado e utilizar sempre produtos de qualidade, até mesmo na montagem de uma arara para as suas roupas. É só clicar aqui.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.