Norma NBR 5410: o que é e qual a relação com a caixa de passagem em uma obra?

Toda construção precisa de um projeto e todo projeto precisa estar de acordo com as normas técnicas. Isso garante que as instalações sejam seguras, tenham um bom funcionamento e estejam dentro da lei. As normas a serem seguidas são as NBRs, normas brasileiras aprovadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Neste post, vamos falar sobre uma dessas normas, que deve ser seguida em qualquer projeto técnico: a NBR 5410.

Não consegue ler? Ouça aqui:

 

Essa norma fala especificamente sobre instalações elétricas de baixa tensão. Saiba o que diz a NBR 5410 e qual a relação dela com a instalação de uma caixa de passagem na sua obra.

O que diz a NBR 5410?

 

NBR 5410 é a norma que estabelece as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. Seu objetivo é garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.

 

Essa norma se aplica, principalmente, às instalações elétricas de edificações, seja qual for o seu uso (residencial, comercial, público, industrial etc.). Então, ao planejar sua obra, lembre-se: o projeto, a execução, a verificação e a manutenção das instalações elétricas devem estar em conformidade com a NBR 5410.

Qual a relação da NBR 5410 com a caixa de passagem?

 

A caixa de passagem elétrica é essencial para abrigar pontos de entrada e saída de condutores da tubulação, bem como suas emendas e junções, facilitando o acesso aos cabos na instalação e nas inspeções. As regras sobre a sua aplicação e instalação em sistemas elétricos de baixa tensão estão definidas na NBR 5410. Entre os pontos definidos pela norma estão a distância exigida entre duas caixas de passagem e os pontos da instalação em que o uso da caixa de passagem é obrigatório.

Distância entre as caixas de passagem

De acordo com a NBR 5410, os trechos contínuos de tubulação, sem interferência de caixas ou equipamentos, não devem exceder 15 metros de comprimento para linhas internas e 30 metros para linhas em áreas externas, se os trechos forem em linha reta. Se esses trechos incluírem curvas, os limites de 15 e 30 metros devem ser reduzidos em 3 metros para cada curva de 90°. A norma também define que, em locais onde não for possível instalar uma caixa de passagem, é permitido aumentar o eletroduto ou a tubulação para a próxima bitola a cada 6 metros de tubo a mais sem caixa de passagem.

Além disso, a NBR 5410 também estabelece que a localização da caixa de passagem deve garantir que ela seja acessível. Dessa forma, as emendas e conexões não devem ficar dentro da parede no eletroduto, elas devem estar nas caixas de passagens para inspeção e manutenção sempre que for necessário. Por fim, as caixas de passagem devem ter tampas ou, caso alojem interruptores ou tomadas, devem estar bem fechadas com os espelhos que completam a instalação desses dispositivos.

Uso obrigatório da caixa de passagem

A caixa de passagem é utilizada para facilitar a passagem de cabos em instalações elétricas. Além dessa finalidade, a NBR 5410 também determina outras três situações nas quais o uso da caixa de passagem é obrigatório:

1 – em todos os pontos da tubulação onde houver entrada ou saída de condutores, exceto nos pontos de transição de uma linha aberta para uma linha em eletrodutos, que devem ser rematados com buchas;

2 – em todos os pontos de emenda ou derivação de condutores;

3 – sempre que for necessário segmentar a tubulação.

Caixa de Passagem Elétrica Krona

 

Agora que você já sabe o que diz a NBR 5410 sobre a instalação da caixa de passagem, o próximo passo para garantir que a sua obra seja segura e de qualidade é utilizar a Caixa de Passagem Elétrica Krona. Ela faz parte da Linha Elétrica Krona, que conta com produtos fabricados com tecnologia de ponta e atestados pelas normativas brasileiras e internacionais. Para saber mais sobre esse produto, clique aqui. Depois, acesse o e leve mais qualidade, resistência e durabilidade para a sua obra.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.