Eletrodutos flexíveis x Eletrodutos rígidos: o que eu preciso saber?

Os eletrodutos, também conhecidos como conduítes, são aqueles tubos que ficam dentro das paredes, lajes ou pisos e têm como principal função proteger a fiação elétrica contra fatores externos que podem expor a segurança de um determinado local, como residências, empresas, indústrias ou condomínios. Conhecidos por sua característica antichamas, os eletrodutos evitam a propagação de incêndios causados por curto-circuito.

Vale ressaltar que nem todo eletroduto é igual e existem normas que padronizam a utilização de modelos adequados para cada parte do projeto elétrico, ou seja, cada instalação deve ser feita com o tipo certo, pois cada modelo é projetado para suportar determinadas pressões, garantindo, assim, a segurança do local. Veja, agora, quais são as características dos principais tipos de eletrodutos: os corrugados e os rígidos.

Sem tempo para ler? Ouça aqui:

Eletroduto Flexível Corrugado (Leve e Reforçado)

O Eletroduto Flexível Corrugado é considerado o tipo mais popular e usado na maior parte das instalações. Normalmente fabricado em PVC, é a solução ideal para instalações elétricas que possuem trajetos sinuosos, exigindo alta flexibilidade do eletroduto, sem perder a qualidade e resistência. Na Krona, o material da linha desse produto foi desenvolvido com fórmula antichamas, com durabilidade, alta qualidade e segurança, e disponível em dois modelos: leve e reforçado.

O Eletroduto Flexível Corrugado Leve possui coloração amarela, de acordo com as normas brasileiras, e é recomendado para uso em paredes internas. O Eletroduto Corrugado Reforçado é fabricado na coloração laranja e possui maior resistência mecânica, ideal para embutir no concreto, em lajes e contrapisos. Essa linha é altamente testada, tornando-se a solução ideal para projetos residenciais, comerciais e industriais.

Eletroduto Rígido

Os Eletrodutos Rígidos podem ser fabricados em tubo de aço galvanizado (material metálico) ou em PVC (material isolante). Eles podem ser do tipo roscável, permitindo que você rosqueie um eletroduto ao outro (é o mais recomendado para fazer a conexão entre eles), ou soldável. Os Eletrodutos Rígidos são recomendados para utilização em pisos, lajes e superfícies concretadas, uma vez que são bastante resistentes a colisões externas.

Também são usados em linhas subterrâneas, pois podem estar em contato direto com a terra ou envolto em concreto. São indicados para instalações elétricas residenciais e industriais. Os rígidos metálicos são os modelos que normalmente ficam aparentes na decoração de estilo industrial.

Cuidados na hora de comprar eletrodutos

Agora que você já conhece os principais tipos de eletrodutos, é preciso saber quais cuidados deve ter na hora da compra. Os fatores mais importantes na escolha do modelo ideal para o seu projeto são:

– a curvatura que o seu projeto exige, ou seja, se os eletrodutos terão a flexibilidade necessária para que não obstruam a passagem dos condutores elétricos (não devem ser feitas curvas superiores a 90°);

– o material do qual ele é feito, para avaliar seu nível de resistência contra impactos.

Lembre-se: os tipos de eletrodutos com o melhor custo-benefício são aqueles que são os mais adequados para o seu projeto. Além disso, ao encontrar o modelo ideal, não esqueça de checar as características básicas de segurança. Certifique-se de que o produto que você está comprando é resistente ao calor e ao fogo e se não apresenta fissuras visíveis. Fique atento, também, aos produtos muito baratos, aqueles abaixo da média, que podem sinalizar o uso de materiais sem boas características de segurança.

Por último, ao avaliar o preço, tenha em mente que os eletrodutos de alta qualidade são materiais recicláveis e com alta durabilidade e os custos da compra desse produto costumam representar menos de 10% do valor total de uma obra. Então, vale a pena investir em um material de qualidade e que esteja dentro das especificações técnicas necessárias para garantir a sua segurança, não é mesmo? Os Eletrodutos da Krona possuem os padrões de qualidade exigidos pela Norma ABNT NBR 15465. Todas elas podem ser checadas aqui.

Para mais, nosso material está disponível em diferentes metragens, com opção de 10m mais compacta para exposição na loja e para trazer maior conveniência ao consumidor. Se quiser conhecer todos os produtos da Linha Elétrica Krona, clique aqui.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.