Qual a melhor época do ano para fazer obra em casa?

Quer reformar sua casa e está em dúvida se existe uma época do ano ideal para isso? Muitas pessoas costumam escolher o verão para realizar uma reforma ou obra em casa, devido ao clima mais quente e por ser a época em que recebem o tão esperado décimo terceiro salário. Porém, nem sempre esse é o período do ano mais indicado para obras.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Quer saber por que e acertar na escolha da data para começar sua reforma? Continue a leitura!

Como decidir a hora certa de começar uma obra em casa

obra

Como falamos, o verão costuma ser a estação mais escolhida para começar uma obra, principalmente por causa do tempo quente. Porém, essa também costuma ser a época mais chuvosa do ano, o que pode ser um empecilho.

Se esse for o seu caso e o período chuvoso possa atrapalhar o andamento da sua reforma, o ideal é pesquisar dados históricos sobre chuvas e temperaturas médias dos últimos anos na sua cidade. Assim, é possível ter uma ideia de quais são os melhores meses para fazer uma obra em casa sem que o clima atrapalhe o seu investimento.

Além do clima, outros pontos podem ser levados em consideração. Listamos alguns a seguir.

  • Férias universitárias: se você mora em uma cidade universitária, pode haver muitos proprietários fazendo reformas e melhorias em seus apartamentos durante o período de férias para receber os novos inquilinos. Por ter mais demanda, a mão de obra pode encarecer nesse período.
  • O ano só começa depois do carnaval: muitas lojas de materiais de construção e prestadores de serviços seguem essa tendência brasileira. Então, os preços podem ficar mais baixos no período que antecede o carnaval (janeiro e fevereiro). Mas isso não é uma regra, então o ideal é pesquisar antes de tomar uma decisão.

Planejamento é essencial em qualquer época do ano

obra

Independentemente da época do ano escolhida para começar sua obra, é essencial contar com um bom planejamento. Seja no verão ou no inverno, é isso que vai garantir que tudo corra bem e você não tenha dores de cabeça durante a execução do projeto.

Além disso, o planejamento pode ajudar você a decidir o melhor momento para começar sua obra. Por exemplo, se você identificar que a obra levará muito tempo para ser finalizada, talvez o ideal seja iniciá-la no outono, para que se estenda pelo inverno e pelos meses de clima mais seco.

Também é importante considerar os objetivos da reforma para definir quando você precisa que esteja pronta. Se a ideia é instalar aquecedores, por exemplo, comece a execução no verão para que tudo fique pronto no inverno; já se a ideia é construir uma piscina, a obra deve começar a tempo de ficar pronta para o verão.

O ideal é sempre contar com profissionais especializados, como um engenheiro civil ou arquiteto, para avaliar o tempo necessário para realização da obra. Ele também poderá indicar o melhor período do ano para começar.

 

Gostou das dicas? Com essas informações e com um bom planejamento, você vai acertar na escolha da data para começar sua obra. Além disso, lembre-se que, para evitar problemas durante e depois da obra, é importante contar com materiais de qualidade, como os produtos da Krona.

Todos os produtos Krona passam por testes rigorosos e possuem qualidade e segurança certificadas, garantindo mais resistência e durabilidade para o seu projeto. Então, clique aqui para encontrar a loja revendedora da Krona mais próxima de você e garanta os melhores produtos para sua obra em casa. Acompanhe também os nossos conteúdos nas redes sociais.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.