Dicas de como montar uma loja de material de construção

O ramo de materiais de construção manteve seu faturamento, mesmo em meio à crise provocada pela pandemia, e as expectativas para o setor nos próximos anos são animadoras. Isso significa que investir nesse segmento é um bom negócio. Mas como montar uma loja de material de construção?

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Se essa é a sua dúvida e você quer tirar seus planos do papel, veja nossas dicas, saiba como montar uma loja de material de construção e tenha um negócio de sucesso.

Faça uma análise do mercado

Esse é o primeiro e talvez o mais importante passo a respeito de como montar uma loja de material de construção. Depois de analisar o mercado no qual você vai atuar, será mais fácil entender quais são as oportunidades do setor, os cuidados necessários e, claro, quem são seus concorrentes e o seu público-alvo.

Por exemplo, por meio dessa análise, você pode identificar que o seu público procura mais um determinado tipo de material e que não terá como se diferenciar dos concorrentes pelo preço. Nesse caso, uma opção seria criar estratégias e abordagens de atendimento diferentes das que eles trabalham, ou seja, criar um posicionamento diferente para conquistar seu espaço e a confiança do público.

Crie um plano de negócio

Você já analisou o mercado, então, o que fazer com os dados que você reuniu e como montar uma loja de material de construção a partir disso? Com um plano, claro. O plano de negócio é o documento no qual você vai reunir todas as informações importantes sobre a sua loja, como: tipo de empresa, nicho de mercado, sócios, investidores e capital inicial.

Esse plano será uma espécie de mapa para direcionar você durante a gestão da sua loja. Ele deve considerar alguns elementos principais, como:

  • o seu mercado de atuação;
  • suas estratégias de marketing;
  • como será feita a parte operacional da empresa;
  • seu planejamento financeiro.

A partir de pontos como esses, você poderá traçar metas e objetivos para alcançar a curto, médio e longo prazo.

Faça um planejamento financeiro

Como montar uma loja de material de construção sem planejamento financeiro? Impossível, assim como em qualquer outro negócio. Esse planejamento vai ajudar você a otimizar seus gastos e evitar desperdícios.

Para começar, considere tudo que envolva dinheiro, como gastos com materiais de trabalho, equipamentos, aluguel do ponto comercial e pagamento dos colaboradores, por exemplo, além do capital de giro necessário para executar as ações do seu plano de negócio.

A partir daí, pense em maneiras de reduzir ou amenizar seus custos. Faça orçamentos com fornecedores, converse com eles a respeito de produtos e preços e só feche parcerias após pesquisar bem. Além disso, coloque no planejamento uma margem de lucro para investir parte do dinheiro que ganhar na formação de uma reserva para a empresa. Tudo isso vai ajudar você a proteger seu negócio financeiramente.

Garanta a regularização da sua loja de material de construção

Outro ponto importante a respeito de como montar uma loja de material de construção é a obrigatoriedade de seguir as exigências legais e fiscais. Aqui, o primeiro passo é entender quais são os procedimentos básicos para garantir a regularização do seu negócio. Normalmente, eles envolvem pontos como:

  • aval da Prefeitura para instalação da loja no local desejado;
  • aval do Corpo de Bombeiros;
  • registro do CNPJ na Secretaria da Fazenda;
  • registro da inscrição estadual na Junta Comercial e na Receita Estadual;
  • registro na Prefeitura;
  • registro na Secretaria da Fazenda Estadual;
  • cadastro na Caixa Econômica Federal para recolhimento do INSS e FGTS;
  • enquadramento nas respectivas entidades sindicais.

O ideal é contar com a ajuda de um profissional nesse momento, para orientar você e garantir que a regularização da sua loja seja feita corretamente.

Analise o melhor local para abrir sua loja

Agora é hora de começar a tirar os planos do papel: é o momento de analisar qual o melhor ponto comercial para a sua loja de material de construção. Para fazer essa análise, considere a circulação de pessoas no local, a visibilidade do estabelecimento, a facilidade de acesso dos clientes, entre outros fatores.

Outro ponto importante em relação à como montar uma loja de material de construção é verificar se existem concorrentes por perto. Afinal, isso pode reduzir suas chances de conquistar a clientela da região.

Invista na estrutura da loja

Depois que você encontrou o melhor ponto comercial para o seu negócio, como montar uma loja de material de construção com mais chances de atrair os clientes? Pensando na sua estrutura e organização.

Em primeiro lugar, considere quais produtos você vai comercializar e o espaço necessário. Analise se são produtos grandes, pequenos ou de tamanhos variados, que tipo de mostruários ou prateleiras você vai precisar e, claro, qual o espaço necessário para o seu estoque. Pensar nessa estrutura e manter os produtos organizados de forma correta no PDV aumenta suas chances de venda.

Escolha bons fornecedores

Como falamos, antes de fechar parcerias, pesquise bem sobre as suas opções de fornecedores. Além do preço dos produtos, avalie a qualidade deles e se possuem certificações de acordo com as normas brasileiras. Além disso, verifique se o fornecedor possui um bom histórico de compromisso com as entregas, afinal, você não pode correr o risco de ficar sem um material em estoque e perder vendas.

De acordo com o Coordenador de Suprimentos da Krona, Paulo Cesar Machado, também é importante considerar:

  • o custo com impostos que envolvem os pedidos;
  • a capacidade técnica e a saúde financeira do fornecedor;
  • se o prazo de entrega atende às suas necessidades;
  • se a condição de pagamento é favorável para a sua empresa;
  • o histórico e a credibilidade do fornecedor no mercado;
  • as avaliações dos clientes.

Invista no marketing da sua loja de material de construção

Por último, mas talvez um dos pontos mais importantes de como montar uma loja de material de construção: invista em estratégias de marketing. Quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Por isso, o primeiro passo é investir em uma boa fachada e materiais atrativos para o PDV.

Depois, considere opções de publicidade, por meio de anúncios e propagandas, e, claro, esteja presente nas redes sociais. No Instagram, no Facebook e no Youtube, por exemplo, você pode mostrar seus produtos, apresentar aos seus clientes suas condições de pagamento e divulgar promoções e novidades. Com isso, sua loja terá mais chances de ser conhecida por mais pessoas.

Agora que você já viu como montar uma loja de material de construção, também precisa saber que o sucesso do seu negócio vai muito além da gestão: a qualidade dos produtos que você vende também é uma exigência para conquistar a confiança dos seus clientes.

A Krona é a melhor opção para garantir que você esteja oferecendo materiais de qualidade na sua loja. Além disso, ao adquirir nossos produtos, você tem acesso a treinamento e capacitações exclusivas da Krona para lojistas. Então, está esperando o que para garantir produtos de qualidade no seu PDV? Clique aqui e seja um revendedor Krona.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.